A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartografia II G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartografia II G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Cartografia II G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza

2 ...pensar o mundo não é mais um privilégio europeu e a reelaboração do mapa do planeta é uma forma de libertação do colonialismo... (geógrafo brasileiro Milton Santos )Milton Santos

3 Limitações para o uso do globo Impossibilita a visão da Terra como um todo; Curvatura dificulta medidas de distância.

4 Como desenhar uma esfera numa folha? Do tridimensional para o Bidimensional Onde estão as deformações?

5 Como projetar? 1. Colocado uma fonte de luz dentro do globo; 2. A sombra das linhas das coordenadas são projetadas num plano.

6 Existem, basicamente, 3 tipos de projeções: Qual seria a projeção mais fiel aos contornos? Quanto ao tamanho das áreas? Onde estão as distorções?

7 Cilíndricas: No equador não tem distorção; Quanto se afasta, maior é a distorção (aumenta o tamanho).

8 Projeção Cônica: Cone imaginário; Mostra a forma de áreas (limitadas) com grande precisão- médias latitudes; Distorção: equador, polos e outro hemisfério.

9 Projeções Planas ou Azimutais: Escolhe-se um ponto central; Ideal para representar rotas aéreas e telas de radares; Adequada para projetar os polos. Distorções ao se afastas do azimute; As coordenadas ficam como retas?

10 Quanto a função da Projeção Utilizou 24 linhas verticais (meridianos) e 12 horizontais (paralelos) que iam se afastando... Para os polos; Objetivo: traçar rota através de curvas-traçado; Mantém o contorno/ forma dos continentes; Aumenta (deforma) a área ao afastar do equador. Qual é a maior área: América do Sul, ou a Groelândia? Visão eurocêntrica, ou não??? Projeção Conformes

11 Preserva o tamanho real da superfície; Mas não mantém as formas, direções e ângulos. Valoriza os países subdesenvolvidos (terceiro mundo); Projeta em linguagem cartográfica a ideia de igualdade entre as nações. Projeção Equivalente...mapa para um mundo solidário.

12 Caiu na PUCRS! I.Tipo de projeção II.Visão de mundo eurocêntrica, mas... III.Peters (projeção cilíndrica equivalente.) ou Mercator (mantém os contornos ) IV.visão geopolítica dos países subdesenvolvidos ou dos desenvolvidos? V.Esta errado: o Norte está embaixo e o Sul em cima.

13 Escolhe um ponto como "azimute- referência; As deformidades se ampliam conforme se distanciam do ponto. É uma projeção geopolítica; Qual é o azimute do símbolo da ONU? Por quê? Projeção Azimutal ortográfica- Equidistantes Símbolo da ONU.

14 PUCRS-2011

15 Muito Obrigado pela atenção!!!


Carregar ppt "Cartografia II G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google