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Administração Industrial

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Apresentação em tema: "Administração Industrial"— Transcrição da apresentação:

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2 Administração Industrial
Professor: Francisco de Assis Silva

3 Conceituação de Organização Industrial - (A Empresa) 16/03/2010.

4 Administração e Organização Industrial
Conceituação de Organização Industrial (A Empresa)

5 Vídeo

6 OBJETIVO: Os Alunos deverão conhecer o conceito de Organização;

7 ORGANIZAÇÃO (empresa)
Grupo de indivíduos associados com um objetivo comum. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológica e pessoas.

8 OBJETIVO: Deverão reconhecer os diversos tipos de Organizações Empresariais;

9 Empresa Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem.

10 As empresas ainda podem ser classificadas quanto à:
Objetivos (comerciais, industriais, de prestação de serviços). Tamanho (grande, média, pequena, micro). Estrutura: (individuais, coletivas, públicas, mistas). Volume de Trabalho Interno (simples, complexas).

11 Pelo setor econômico Setor primário, correspondendo à agricultura;
Setor secundário, correspondendo à indústria; Setor terciário, correspondendo ao setor de serviços.

12 Pelo número de proprietários
Empresa em nome individual Sociedade por quotas Empresa de Responsabilidade Limitada, (Ltda ou Lda - terminação no nome da empresa) Sociedade Anônima, (SA - terminação no nome da empresa) Cooperativas, (CRL - terminação no nome da empresa)

13 Pelo tamanho Microempresa Pequena empresa Empresa de médio porte
Empresa de grande porte

14 Pelo fim fim lucrativo fim não lucrativo

15 Especialização O grau de especialização das empresas tem sido crescente. é uma tendência quando o mercado se torna mais exigente e mais maduro. Por especialização compreende-se a prestação de um serviço ou bem onde antes era um componente (parte do serviço/Produto) prestado por outras empresas.

16 OBJETIVO: O Aluno deverão conhecer as fases da Evolução das Empresas;

17 Quadro de síntese da Evolução das Empresas
Fase artesanal: Antiguidade até à revolução industrial 1780 Fase da industrialização: Primeira revolução industrial Fase do desenvolvimento industrial: Segunda e terceira revolução industrial Fase do gigantismo industrial: Entre as duas grandes guerras mundiais Fase moderna: Do pós–guerra até à atualidade Fase de incerteza: Atualidade após 1980

18 Fase artesanal Desde a antiguidade, até 1780, o regime de produção esteve limitado a artesãos e a mão-de-obra intensiva e não qualificada, principalmente mais direcionada para a agricultura. O sistema de comércio era de troca por troca (trocas locais).

19 Fase da industrialização
Com a revolução industrial, as empresas sofreram um processo de industrialização ligado as máquinas. O uso do carvão, nova fonte de energia, veio a permitir um enorme desenvolvimento nos países. A empresa assume um papel relevante no desenvolvimento da sociedades, introduzindo novas máquinas consoante o material que se queria produzir, como a máquina de fiar, tear, máquina a vapor, locomotivas, etc.

20 Fase de desenvolvimento industrial
O ferro é substituído pelo aço, como fonte básica da indústria, e o vapor é transferido pela eletricidade e derivados de petróleo. O desenvolvimento do motor de explosão e do motor elétrico, estabelecem uma relação entre a ciência e o avanço tecnológico das empresas. Isto fez com que se desse o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, o que permitiu encurtar as distancias entre diferentes áreas, o que permite o desenvolvimento rápido do intercambio comercial.

21 Fase do Gigantismo Industrial
Nesta fase as empresas atingem enormes proporções, passando a atuar em operações de âmbito internacional e multinacional. Surgem os navios cada vez mais sofisticados e de grande porte, grandes redes ferroviárias e auto-estradas cada vez mais acessíveis. O automóvel e o avião tornam-se veículos cada vez mais usuais / correntes, e com o aparecimento da televisão as distâncias encurtam-se

22 Fase moderna Corresponde à fase em que o desenvolvimento científico e tecnológico das empresas se afirma de forma surpreendente e a utilização de meios tecnológicos cada vez é mais preciso. Cada vez é mais notório o contraste entre os países do norte e do sul, começando a ser classificados por países desenvolvidos (os da zona norte, mais avançados a nível tecnológico e empresarial), e países "em vias de desenvolvimento" (países da zona do sul, menos industrializados, e mais rurais). Nos países desenvolvidos começam a “circular” novos materiais básicos ( p.ex plástico alumínio ,fibras sintéticas, etc.). Ao petróleo e eletricidade são aumentadas novas formas de energia, como a nuclear e a solar.

23 O surgimento de novas energias, como o circuito integrado e a informática, permitem a sofisticação da qualidade de vida cotidiana. O uso de TV a cores, computador, comunicação por satélite e os carros, permite dinamizar as empresas. Existe uma relação direta entre empresa, consumo, publicidade. Os consumidores cada vez passam a ser mais existentes em termos de tecnologia. Surge então a competição entre as empresas no intuito de satisfazer os clientes, o que leva de forma direta e indireta ao avanço tecnológico. Por trás deste avanço estão estudos científicos. A ciência cada vez fica mais ligada à empresa.

24 Fase de incerteza Pós – Moderna
Hoje em dia, as empresas encontram-se num clima de turbulência. O ambiente externo das empresas caracteriza-se por uma complexidade e mobilidade que os empresários não conseguem “gerir” de forma adequada. Nesta fase, as empresas lutam com escassez de recursos e cada vez é mais difícil colocar os produtos no mercado. As empresas tendem a estagnar, o que não é recomendável, pois a empresa deve assumir-se como um sistema de aberto a mudanças e inovações a todos os níveis, nomeadamente a nível de produtos internos e gestão.

25 OBJETIVO: Os Alunos deverão conhecer os Elementos de estruturação das organizações e da indústria;

26 Elementos de estruturação das organizações e da indústria
A compreensão do funcionamento de uma organização e de seus elementos é de fundamental importância para o exame das condições em que elas atuam. Elementos como o mercado, sistema técnico de produção, estrutura, processos de trabalho, linha hierárquica de autoridade, poder, cultura, sistema de decisão etc., são fatores decisivos para entender os principais aspectos que levam a um processo de mudanças.

27 Para Mintzberg (1995), as organizações contém cinco componentes básicos que podem ser examinados sob os diversos mecanismos de coordenação:

28 vértice estratégico: representa as pessoas encarregadas de promoverem a adaptação da organização em seu ambiente, responsabilizando-se pelas políticas e diretrizes globais. Têm como missão assegurar que ela cumpra eficazmente sua missão, servindo às necessidades de todas as pessoas que controlam ou que exerçam poder sobre ela. centro operacional: representa o conjunto de pessoas que executam o trabalho básico da organização e cujas tarefas essenciais são: 1) procuram o que é necessário para a produção; 2) transformam os "inputs“ (entradas) em "outputs“ (saídas); 3) distribuem os "outputs"; e 4) oferecem apoio direto às funções de "inputs", de transformação e de "outputs".

29 Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional

30 linha hierárquica: representa a linha de comando e autoridade entre o vértice estratégico e o centro operacional, havendo entre eles, um grupo de supervisores que exercem autoridade e personificam o mecanismo de coordenação, sendo mais presente nas organizações maiores e de atividades complexas. tecnoestrutura: representa o conjunto de pessoas que definem e padronizam o conjunto de atividades que serão executadas. Organizam, preparam as regras, os procedimentos e as orientações para que os produtos sejam realizados no menor custo possível, mas não têm a responsabilidade de executarem o trabalho propriamente dito.

31 NIVEL ESTRATÉGICO NIVEL TÁTICOS NIVEL OPERACIONAL
DIRETOR GERENTES SUPERVISORES ENCARREGADOS COLABORADORES

32 OBJETIVOS: Deverão conhecer a estrutura departamental de uma indústria; Deverão conhecer as atividades desenvolvidas por cada um dos setores de uma indústria;

33 Departamentos de uma empresa

34 Organograma

35 EXERCÍCIO

36 Diretoria

37 Departamento de Recursos Humanos (Gestão de Talentos)

38 Departamento Administrativo e Financeiro

39 Setor de Compras e Materiais

40 Departamento Comercial

41 Departamento de Produção

42 Departamento de Controle de Qualidade

43 OBJETIVO: Deverão saber interpretar uma descrição de cargos a eles entregue, fixando seus conhecimentos e conhecendo o fluxo de produção de uma empresa.

44 CONCLUSÃO


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