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Administração Industrial Professor: Francisco de Assis Silva.

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Apresentação em tema: "Administração Industrial Professor: Francisco de Assis Silva."— Transcrição da apresentação:

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2 Administração Industrial Professor: Francisco de Assis Silva

3 Conceituação de Organização Industrial - (A Empresa) 16/03/2010.

4 Conceituação de Organização Industrial (A Empresa) Administração e Organização Industrial

5 Vídeo

6 OBJETIVO: Os Alunos deverão conhecer o conceito de Organização;

7 Grupo de indivíduos associados com um objetivo comum. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológica e pessoas. ORGANIZAÇÃO (empresa)

8 OBJETIVO: Deverão reconhecer os diversos tipos de Organizações Empresariais;

9 Empresa Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. pública economia mista bensserviços O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. lucro As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social.Poder Públicorentabilidade social As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem.individuaiscoletivassócios

10 As empresas ainda podem ser classificadas quanto à: Objetivos (comerciais, industriais, de prestação de serviços). Objetivos Tamanho (grande, média, pequena, micro). Estrutura: (individuais, coletivas, públicas, mistas). Volume de Trabalho Interno (simples, complexas).

11 Pelo setor econômico Setor primário, correspondendo à agricultura; Setor primário agricultura Setor secundário, correspondendo à indústria; Setor secundárioindústria Setor terciário, correspondendo ao setor de serviços. Setor terciário setor de serviços

12 Pelo número de proprietários Empresa em nome individual Sociedade por quotas Empresa de Responsabilidade Limitada, (Ltda ou Lda - terminação no nome da empresa) Empresa de Responsabilidade Limitada Sociedade Anônima, (SA - terminação no nome da empresa) Sociedade Anônima Cooperativas, (CRL - terminação no nome da empresa) Cooperativas

13 Pelo tamanho Microempresa Pequena empresa Empresa de médio porte Empresa de grande porte

14 Pelo fim fim lucrativo fim não lucrativo

15 Especialização O grau de especialização das empresas tem sido crescente. é uma tendência quando o mercado se torna mais exigente e mais maduro.especializaçãomercado Por especialização compreende- se a prestação de um serviço ou bem onde antes era um componente (parte do serviço/Produto) prestado por outras empresas.

16 OBJETIVO: O Aluno deverão conhecer as fases da Evolução das Empresas;

17 Quadro de síntese da Evolução das Empresas Fase artesanal: Antiguidade até à revolução industrial 1780 Fase da industrialização: Primeira revolução industrial Fase do desenvolvimento industrial: Segunda e terceira revolução industrial Fase do gigantismo industrial: Entre as duas grandes guerras mundiais Fase moderna: Do pós–guerra até à atualidade Fase de incerteza: Atualidade após 1980

18 Fase artesanal Desde a antiguidade, até 1780, o regime de produção esteve limitado a artesãos e a mão-de-obra intensiva e não qualificada, principalmente mais direcionada para a agricultura.antiguidadeagricultura O sistema de comércio era de troca por troca (trocas locais).sistemacomércio

19 Fase da industrialização Com a revolução industrial, as empresas sofreram um processo de industrialização ligado as máquinas.revolução industrial O uso do carvão, nova fonte de energia, veio a permitir um enorme desenvolvimento nos países. A empresa assume um papel relevante no desenvolvimento da sociedades, introduzindo novas máquinas consoante o material que se queria produzir, como a máquina de fiar, tear, máquina a vapor, locomotivas, etc.carvãoenergiatear locomotivas

20 Fase de desenvolvimento industrial O ferro é substituído pelo aço, como fonte básica da indústria, e o vapor é transferido pela eletricidade e derivados de petróleo.ferrovaporpetróleo O desenvolvimento do motor de explosão e do motor elétrico, estabelecem uma relação entre a ciência e o avanço tecnológico das empresas. Isto fez com que se desse o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, o que permitiu encurtar as distancias entre diferentes áreas, o que permite o desenvolvimento rápido do intercambio comercial.

21 Fase do Gigantismo Industrial Nesta fase as empresas atingem enormes proporções, passando a atuar em operações de âmbito internacional e multinacional.multinacional Surgem os navios cada vez mais sofisticados e de grande porte, grandes redes ferroviárias e auto-estradas cada vez mais acessíveis. O automóvel e o avião tornam-se veículos cada vez mais usuais / correntes, e com o aparecimento da televisão as distâncias encurtam-se

22 Fase moderna Corresponde à fase em que o desenvolvimento científico e tecnológico das empresas se afirma de forma surpreendente e a utilização de meios tecnológicos cada vez é mais preciso. científico Cada vez é mais notório o contraste entre os países do norte e do sul, começando a ser classificados por países desenvolvidos (os da zona norte, mais avançados a nível tecnológico e empresarial), e países "em vias de desenvolvimento" (países da zona do sul, menos industrializados, e mais rurais).países desenvolvidos Nos países desenvolvidos começam a circular novos materiais básicos ( p.ex plástico alumínio,fibras sintéticas, etc.). Ao petróleo e eletricidade são aumentadas novas formas de energia, como a nuclear e a solar.petróleo

23 O surgimento de novas energias, como o circuito integrado e a informática, permitem a sofisticação da qualidade de vida cotidiana. O uso de TV a cores, computador, comunicação por satélite e os carros, permite dinamizar as empresas. Existe uma relação direta entre empresa, consumo, publicidade.energiasinformáticasatélitecarros Os consumidores cada vez passam a ser mais existentes em termos de tecnologia. Surge então a competição entre as empresas no intuito de satisfazer os clientes, o que leva de forma direta e indireta ao avanço tecnológico.consumidores Por trás deste avanço estão estudos científicos. A ciência cada vez fica mais ligada à empresa.

24 Fase de incerteza Pós – Moderna Hoje em dia, as empresas encontram-se num clima de turbulência. O ambiente externo das empresas caracteriza-se por uma complexidade e mobilidade que os empresários não conseguem gerir de forma adequada. Nesta fase, as empresas lutam com escassez de recursos e cada vez é mais difícil colocar os produtos no mercado.recursos As empresas tendem a estagnar, o que não é recomendável, pois a empresa deve assumir-se como um sistema de aberto a mudanças e inovações a todos os níveis, nomeadamente a nível de produtos internos e gestão.

25 OBJETIVO: Os Alunos deverão conhecer os Elementos de estruturação das organizações e da indústria;

26 Elementos de estruturação das organizações e da indústria A compreensão do funcionamento de uma organização e de seus elementos é de fundamental importância para o exame das condições em que elas atuam. Elementos como o mercado, sistema técnico de produção, estrutura, processos de trabalho, linha hierárquica de autoridade, poder, cultura, sistema de decisão etc., são fatores decisivos para entender os principais aspectos que levam a um processo de mudanças.

27 Para Mintzberg (1995), as organizações contém cinco componentes básicos que podem ser examinados sob os diversos mecanismos de coordenação:

28 vértice estratégico: representa as pessoas encarregadas de promoverem a adaptação da organização em seu ambiente, responsabilizando-se pelas políticas e diretrizes globais. Têm como missão assegurar que ela cumpra eficazmente sua missão, servindo às necessidades de todas as pessoas que controlam ou que exerçam poder sobre ela. centro operacional: representa o conjunto de pessoas que executam o trabalho básico da organização e cujas tarefas essenciais são: 1) procuram o que é necessário para a produção; 2) transformam os "inputs (entradas) em "outputs (saídas); 3) distribuem os "outputs"; e 4) oferecem apoio direto às funções de "inputs", de transformação e de "outputs".

29 Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional

30 linha hierárquica: representa a linha de comando e autoridade entre o vértice estratégico e o centro operacional, havendo entre eles, um grupo de supervisores que exercem autoridade e personificam o mecanismo de coordenação, sendo mais presente nas organizações maiores e de atividades complexas. tecnoestrutura: representa o conjunto de pessoas que definem e padronizam o conjunto de atividades que serão executadas. Organizam, preparam as regras, os procedimentos e as orientações para que os produtos sejam realizados no menor custo possível, mas não têm a responsabilidade de executarem o trabalho propriamente dito.

31 NIVEL ESTRATÉGICO NIVEL TÁTICOS NIVEL OPERACIONAL DIRETOR GERENTES SUPERVISORES ENCARREGADOS COLABORADORES

32 OBJETIVOS: Deverão conhecer a estrutura departamental de uma indústria; Deverão conhecer as atividades desenvolvidas por cada um dos setores de uma indústria;

33 Departamentos de uma empresa

34 DIRETORIA DEP CRIAÇÃO E DESENVOL VIMENTO DEP COMERCIAL SETOR DE VENDAS SETOR DE PÓS VENDAS DEP PRODUÇÃO SETOR DE TRANSFORMAÇÃO SETOR DE ACABAMENTO / EXPEDIÇÃO DEP ADMINIS TRATIVO / FINANCEIRO SETOR ADMINISTRATIVO SETOR DE COMPRAS / MATE DEP RH DEP CONTROLE DE QUALIDADE Organograma

35 EXERCÍCIO

36 Diretoria

37 Departamento de Recursos Humanos (Gestão de Talentos)

38 Departamento Administrativo e Financeiro

39 Setor de Compras e Materiais

40 Departamento Comercial

41 Departamento de Produção

42 Departamento de Controle de Qualidade

43 OBJETIVO: Deverão saber interpretar uma descrição de cargos a eles entregue, fixando seus conhecimentos e conhecendo o fluxo de produção de uma empresa.

44 CONCLUSÃO


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