A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bioquímica: Composição dos Seres Vivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bioquímica: Composição dos Seres Vivos"— Transcrição da apresentação:

1 Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Substâncias Inorgânicas: moléculas pequenas. Água Sais Minerais Substâncias Orgânicas: moléculas complexas, formadas por cadeias carbônicas. Glícídios (carboidratos) Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos Nucleicos

2 Água Está presente em todos os seres vivos. Solvente universal.
Muitas reações químicas corporais dependem dela. Possui função termorreguladora. Quantidade de água no corpo varia com a idade, o metabolismo e a espécie. Queda na quantidade de água, no corpo dos seres vivos, pode provocar desidratação. @BIO318

3 Sais Minerais Estão presentes em pequenas quantidades nas células.
São essenciais para o metabolismo. A carência de sais minerais pode provocar o mal funcionamento do organismo. São exemplos de sais minerais: magnésio, sódio, ferro, potássio, fosfato, iodo, cálcio, cloro, flúor, enxofre, zinco, selênio etc. @BIO321

4 Carboidratos Também chamados de açúcares ou glicídios.
Maioria dos carboidratos possuem função energética, mas podem atuar na constituição estrutural e genética. São formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Podem ser classificados em: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

5 Carboidratos: Monossacarídeos
Menores moléculas de carboidratos. Fórmula geral: Cn(H2O)n – onde n= nº de C. Exemplos: trioses, tetraoses, pentoses e hexoses.

6 Carboidratos: Monossacarídeos

7 Carboidratos: Oligossacarídeos
Formados por até 10 monossacarídeos. A união de 2 ou mais monossacarídeos ocorre através da reação de desidratação (perda de uma molécula de água). Os dissacarídeos são os oligossacarídeos mais importantes.

8 Carboidratos: Oligossacarídeos
Exemplos de dissacarídeos:

9 Lipídios Possuem função energética e estrutural.
Apresentam maior quantidade de energia que os carboidratos. São a 2ª fonte de energia do organismo. São formados por uma molécula de glicerol ligada a três cadeias de ácidos graxos. São insolúveis em água.

10 Lipídios Colesterol, quando em excesso o LDL pode se depositar nas artérias causando a aterosclerose ou infarto do miocárdio. @BIO777

11 Proteínas Substâncias orgânicas mais abundantes nos seres vivos.
Possuem função estrutural, enzimática, hormonal, imunológica etc. São formadas por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, às vezes, enxofre. Os aminoácidos são as unidades proteicas.

12 Proteínas Cada aminoácido é composto por um carbono alfa, um grupamento amina e um grupamento carboxila. Junto ao carbono alfa temos o radical, o qual muda de aminoácido para aminoácido. Os aminoácidos são unidos entre si pelas ligações peptídicas. Podem ser classificados em dipeptídeo, tripeptídeo, oligopeptídeo e polipeptídeo.

13 Proteínas Os aminoácidos são unidos entre si pelas ligações peptídicas. @BIO545

14 Proteínas Classificação dos aminoácidos:
Os aminoácidos NATURAIS são os que um ser vivo pode produzir. Os aminoácidos ESSENCIAIS são os que um ser vivo não pode produzir, portanto devem ser obtidos via alimentação. A lista de aminoácidos naturais e essenciais muda de espécie para espécie.

15 Proteínas Estrutura das proteínas:

16 Proteínas: enzimas Aceleram as reações químicas.
Possuem alta especificidade enzima-substrato (modelo da chave-fechadura)

17 Proteínas: enzimas

18 Proteínas: atuam na imunização
Anticorpos defendem o nosso corpo. Podemos classificar o processo de imunização em: Imunização ativa: organismo aprende a “fabricar” anticorpos, ou pegando a doença ou através de vacinas. Imunização passiva: quando o organismo recebe pronto os anticorpos (amamentação, placenta, soro).

19 Vitaminas Necessárias em pequenas quantidades.
Indispensáveis para o funcionamento do corpo. Atuam como reguladoras das reações químicas. Podem ser classificadas em: Lipossolúveis: se dissolvem em lipídios. Ex.: vitaminas A, D, E e K. Hidrossolúveis: se dissolvem em água. Ex.: vitamina C e vitaminas do complexo B.

20 V I T A M N S

21 Ácidos Nucleicos Comandam as atividades celulares.
São a base dos caracteres hereditários. São conhecidos por DNA ou ADN (ácido desoxirribonucleico) e o RNA ou ARN (ácido ribonucleico). São formados por unidades denominadas nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.

22 Ácidos Nucleicos

23 Ácidos Nucleicos Diferenças entre DNA e RNA:

24 Diferenças entre DNA e RNA

25 IV. Tipos de imunização:
1. Ativa: Duradoura e lenta. . Produção de anticorpos – células de memória. . Natural: doença. . Artificial: vacina – antígenos atenuados. 2. Passiva: Rápida e passageira. . Inoculação dos anticorpos prontos. . Natural: pela placenta e amamentação. . Artificial: soro – anticorpos.

26 . Jenner (1798) observou que havia 2 tipos de varíola:
Vacina: . Jenner (1798) observou que havia 2 tipos de varíola: - varíola bovina: tipo brando (poucas pústulas). - varíola humana: tipo maligno (muitas pústulas). material de pústulas de material de pústulas de vaca com varíola bovina pessoas com varíola malígna injetou injetou Pessoas Não adquiriram a varíola maligna Vacinação (vaccinia = de vaca)


Carregar ppt "Bioquímica: Composição dos Seres Vivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google