A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Geral da Administração I Profa. Camila Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Centro de Economia e Administração - CEA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Geral da Administração I Profa. Camila Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Centro de Economia e Administração - CEA."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral da Administração I Profa. Camila Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Centro de Economia e Administração - CEA

2 Proposta Pedagógica dos Cursos de ADMINISTRAÇÃO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA- ABP ou Problem-based learning - PBL

3 O que é PBL ? Método de ensino-aprendizagem centrado no estudante, que usa problema (situações reais) como elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento. Estudantes são encorajados a definir seus próprios objetivos de estudo e a assumir a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado. Professores atuam como facilitadores, ajudando os estudantes a formularem problemas e questões, a explorarem alternativas e a decidirem. O conhecimento construído e as habilidades e atitudes desenvolvidas na busca da solução dos problemas são mais relevantes que a solução do problema em si. A aprendizagem ocorre num ambiente de apoio e colaboração. Fonte: Ribeiro e Mizukami (2004)

4 Os Passos do PBLA na ADM-PUC 0. Entrega do problema. 1. Leitura e compreensão do problema. 2. Idenficação de possíveis causas, identificação de fatos/pontos-chave e formulação do problema. 3. Definição das questões e estratégias de pesquisa. 4. Pesquisa (auto-estudo). 5.Rediscussão do problema frente aos novos conhecimentos adquiridos. 6.Apresentação e debate dos resultados. 7. Síntese e avaliação do líder.

5 1. Leitura e compreensão do caso É a leitura e análise do texto visando o esclarecimento dos significados dos termos que são fundamentais para o entendimento pleno da situação- problema Leitura individual para compreensão geral do assunto Esclarecimento dos termos desconhecidos Discussão das idéias centrais da situação-problema.

6 2. Identificação de possíveis causas, associação de fatos e formulação do problema É a formulação das diretrizes de estudo Possíveis causas: discussão e identificação, sem censura ou crítica, das prováveis causas geradoras da situação-problema, baseadas na opinião dos estudantes acerca do assunto Fatos ou pontos-chave: identificação e relato de informações importantes descritas no texto que estejam relacionados às hipóteses formuladas pelo grupo Problema: declaração (sentença) de situação, dúvida ou dificuldade que esteja impossibilitando a realização de determinado objetivo, e exige ação para solucionar o impedimento.

7 Relatório Parcial PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS-PUC CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO-CEA Faculdade de Administração Relat ó rio Parcial – Problema no. Grupo: 1. Defina o problema: Com rela ç ão ao problemaCom rela ç ão ao trabalho do grupo 2. Poss í veis Causas 3. Pontos-chave (fatos)4.Questões de pesquisa 5.Estrat é gias de pesquisa Identifique poss í veis causas do problema, com base nas informa ç ões de que os indiv í duos do grupo dispõem, sem censura. Informa ç ões importantes sobre o problema, conforme expostas no caso ou que não estão no texto mas se referem ao caso Conceitos e assuntos relevantes para solu ç ão do problema, que devem ser pesquisados. Planeje como o grupo ir á buscar informa ç ões, relevantes para resolver o problema: o quê? Quem? Quando? Onde? 1) L í der: 2) Redator:3) Porta-voz:4) Membro:5) Membro:6) Membro: RA:

8 3. Identificação das questões e estratégias de pesquisa Planejamento dos assuntos a serem pesquisados e como as informações serão coletadas Definição e registro no Relatório Parcial das questões a serem pesquisadas Definição e seleção das fontes onde serão obtidos os conceitos, idéias, teorias: livros, teses, dissertações, periódicos, etc Estratégias de pesquisa: anotar no Relatório Parcial quem serão os responsáveis pelas informações; quando e onde serão obtidas Entrega do Relatório Parcial.

9 4. Pesquisa (auto-estudo) É o estudo dos assuntos definidos nas questões de pesquisa Preparação para pesquisa: retomada dos objetivos de estudo Seleção e análise da bibliografia necessária Início dos estudos: leitura, reflexão e compreensão dos assuntos, focando o entendimento em conceitos-chave Resumo dos conceitos-chave que serão utilizados na solução do problema Anotação de todas as referências bibliográficas utilizadas, obedecendo os padrões de citações e referências exigidos pelas normas da ABNT ( ABNT/NBR 6023/2002 e ABNT/NBR 10520/2002).

10 5. Rediscussão do problema frente aos novos conhecimentos O grupo retoma a discussão do problema aplicando os novos conhecimentos e obtidos com a pesquisa Discussão dos conceitos importantes uns com outros e identificação de novos conceitos, idéias e teorias que possam ser aplicados na solução do problema Solução do problema, considerando as hipóteses, fatos e os novos conhecimentos Se necessário, pesquise novos conceitos que surgiram e não ficaram bem esclarecidos durante a discussão Preparação do Relatório Final, conforme modelo.

11 6. Apresentação, discussão dos resultados Compreende as etapas conclusivas de cada problema estudado Preparação do Relatório Final e da Apresentação oral Entrega do Relatório Final Apresentação oral dos trabalhos pelos grupos previamente escolhidos Debate dos trabalhos.

12 7. Síntese e Avaliações 7.1. Aula síntese do professor sobre o(s) tema(s) em estudo Concluído cada problema, o líder avalia o grupo e a si mesmo em formulário apropriado. Formulário de Avaliação do líder: Será preenchido em sala de aula na aula nos primeiros 15 minutos da aula síntese

13 Laboratório: preparar apresentação e Relatório final Programação das Sessões Semana Pesquisa - Biblioteca Síntese do Problema Laboratório: preparar apresentação e Relatório final Apresentação e Debate dos resultados Leitura e discussão do novo problema Elaboração Relatório Parcial Prof. Seizo 5as.feiras Pesquisa biblioteca Profa. Camila 5as.feiras 6as.feiras4as.feiras

14 Programação das Sessões - DATAS DataDia da semanaAtividade 24/02Quarta-feiraAula INICIAL – formação de grupos / solicitação de pesquisa 25/02Quinta-feiraPesquisa – Biblioteca e laboratório 26/02Sexta-feiraApresentação resultados da pesquisa – das 19h20 às 21h00 Das 21h00 às 22h35 – Início PBL 01 – Relatório Parcial 03/03Quarta-feiraPesquisa (Biblioteca) 04/03Quinta-feiraLAG: - Relatório Final: entrega às 21h00 - Apresentação: Início às 21h00, em seguida debate 05/03Sexta-feiraSíntese PBL 01 Relatório Parcial PBL 02 10/03Quarta-feiraPesquisa (Biblioteca) 11/03Quinta-feiraLAG: - Relatório Final: entrega às 21h00 - Apresentação: Início às 21h00, em seguida debate 12/03Sexta-feiraSíntese PBL 02 Relatório Parcial PBL 03

15 Programação das Sessões - DATAS DataDia da semanaAtividade 17/03Quarta-feiraPesquisa (Biblioteca) 18/03Quinta-feiraLAG: - Relatório Final: entrega às 21h00 - Apresentação: Início às 21h00, em seguida debate 19/03Sexta-feiraSíntese PBL 03 Relatório Parcial PBL 04 24/03Quarta-feiraAULA Magna – Auditório D. Gilberto (OS ALUNOS DEVEM ME PROCURAR NO AUDITÓRIO PARA RETIRAR O RELATÓRIO PARCIAL 25/03Sexta-feiraPesquisa (biblioteca) 26/03Terça-feiraEntrega dos relatório Final às 20h00 Apresentação na sala 106 (TODA A CLASSE) às 20h00 Síntese PBL 04 31/03Quarta-feiraPROVA * TGA I, II e III são módulos independentes. Notas e freqüências São controladas por módulo.

16 PAPÉIS DOS PARTICIPANTES Líder : coordena os trabalhos do grupo: realiza os passos do PBL; representa o grupo perante o professor e demais grupos; planeja o trabalho e mobiliza o grupo para realização; evita discussões paralelas; cobra a participação de todos e controla tempo; eventualmente, substitui ou indica substituo para os papéis de Porta-voz e Redator; faz avaliação de desempenho do grupo e de si próprio ao final do problema.

17 PAPÉIS DOS PARTICIPANTES Porta voz : faz apresentação oral dos trabalhos do grupo. Realiza os 7 passos do PBL. Prepara e faz a apresentação oral do trabalho. Redator : anota as informações das reuniões e redigi os relatórios parciais e finais. Realiza os 7 passos do PBL. Redigi os relatórios parciais e finais.

18 PAPÉIS DOS PARTICIPANTES Membros: demais integrantes do grupo. Realiza os 7 passos do PBL. Colabora com o Líder, Porta-voz e Redator. Substitui, eventualmente, o Líder, Porta-voz e Redator.

19 Os alunos estão livres para escolherem o grupo com 6 integrantes. Os papéis deverão ser alterados a cada novo problema. SENTIDO HORÁRIO DEFINIÇÃO DOS GRUPOS

20 NOTAS Pegar no FTP camila.campos o arquivo sobre os critérios de avaliação Se qualquer membro do grupo faltar no dia do relatório parcial, o membro fica com zero. Se o porta-voz (de qualquer grupo) faltar no dia da apresentação/debate, fica com zero. E, o líder define se ele próprio ou outro membro realiza a apresentação/debate. Recuperação para os grupos que não atingirem nota 5,0 no trabalho.

21 A distribuição das notas acontece da seguinte maneira: - Relatório Parcial: 10% - Relatório Final: 20% - Apresentação: 10% - Debate: 10% Os problemas valem 50% da nota final e a prova vale 50% O Professor pode atribuir notas diferentes aos membros do grupo de acordo com sua observação do andamento do trabalho e avaliação do líder. A nota do relatório Parcial será fornecida na biblioteca, assim como feedback A nota do relatório final e apresentação/debate será fornecida durante o atendimento para realização do relatório parcial do problema seguinte. NOTAS

22 O atendimento aos grupos será feito na seguinte ordem: PBL 1: de 01 a.... PBL 2: de...a 01 PBL 3: os grupos pares primeiro PBL 4: os grupos impares primeiro Essa ordem é para o primeiro atendimento! Atendimento aos Grupos

23 Informações gerais Ver no FTP camila.campos - Essa apresentação - Critérios de avaliação - Manual de citações - Modelo de Relatório final

24 Informações gerais Deve-se estudar para a prova! Cada síntese apresentada pelo professor indicará uma bibliografia a ser estudada! Não deixe para estudar só na véspera da prova!

25 Desejo a todos um ótimo curso!!


Carregar ppt "Teoria Geral da Administração I Profa. Camila Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Centro de Economia e Administração - CEA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google