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PROJETO DE PRÁTICAS DE FORMAÇÃO – APROVADO EM 2005

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Apresentação em tema: "PROJETO DE PRÁTICAS DE FORMAÇÃO – APROVADO EM 2005"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PRÁTICAS DE FORMAÇÃO – APROVADO EM 2005
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E APLICADAS – CCHSA PROJETO DE PRÁTICAS DE FORMAÇÃO – APROVADO EM 2005 (REELABORADO PARA REOFERECIMENTOS EM 2009) Título - Religião: da capela à favela

2 1.1. Tipo de Atividade: Aulas Expositivas, seminários, oficinas e visitas às comunidades carentes.

3 4.Objetivos específicos:
Desenvolver uma reflexão crítica e sistemática, colaborando com o universitário na formação da sua consciência com relação ao sentido global da existência na sociedade e no mundo, em suas várias dimensões, inclusive com respeito à transcendência. Contribuir com uma reflexão de base científica no que se refere a história da religião e ao fenômeno religioso como forma de interpretação da realidade atual. Fomentar reflexões a cerca da fenomenologia religiosa enquanto experiência intrínseca e profunda da existência humana, em suas perspectivas histórico-pessoal e histórico-social. Estabelecer aproximações entre as religiões cristãs em seus contextos históricos, sociais, filosóficos e pastorais, no Brasil e na América Latina.

4 2. Ementas: Estuda as formas da cultura humana e analisa o fenômeno religioso na modernidade através das interfaces da história, da filosofia e da teologia com as Ciências da Religião. Interpreta as realidades e busca a reflexão dos significados das religiões e da inserção social, levando os universitários a compreensão do papel das religiões nas relações comunitárias e sociais.

5 3. Descrição da Prática de Formação:
Serão elaborados grupos, plenários e seminários em sala de aula a partir de recursos audio-visuais (data-show, filmes e transparências). Serão realizadas duas visitas a comunidades na RM de Campinas. Os locais serão estratégicos, ou seja, uma comunidade caracterizada pela ocupação de terra (“favela ou invasão”). Será conhecida uma realidade, suas atividades sociais e religiosas que exercem um trabalho comunitário significativo. Propõe-se fazer a articulação entre a teoria e prática, entre o papel que a doutrina social da Igreja estabelece e os estereótipos criados pela sociedade atual, ou seja, entre o conhecimento e a vivência da fé no mundo contemporâneo

6 5.Contribuição para a formação:
A PF propicia, através das ciências humanas, um conhecimento integral e uma capacitação aos universitários como pessoas em diálogo com a sociedade, levando-os a perceberem a importância das religiões, suas culturas e doutrinas sociais, principalmente dando ênfase ao papel da fé na secularização.

7 6. Metodologia : Parte das práticas constará de conteúdos expositivos, e demais momentos serão utilizados recursos audio-visuais, tais como análises de filmes, documentários e obras. Serão elaborados seminários e plenários, o que resultarão em planos e projetos trabalhos sociais após as cisitas aos locais e realidades estudados. O método é o VER – JULGAR – AGIR.

8 7. Conteúdo Programático:
Apresentação. Introdução temática 1. História da Igreja Geral e do Brasil As origens e expansão do Cristianismo no mundo antigo; A Igreja Medieval; A Igreja e a Modernidade; A Igreja como “Societas Perfecta”; O Concílio Vaticano II e as mudanças na Igreja. A Igreja e a sociedade contemporânea brasileira

9 2. A filosofia e a Educação. A construção do conhecimento.
A filosofia e a religião. Métodos. A educação e as metodologias. A metodologia científica. Planos, planejamentos e a elaboração de projetos sociais.

10 3.Introdução às abordagens sócio-antropológico-pastorais.
A Religião, a antropologia teológica, as ciências da religião e a transcendência. A Doutrina Social da Igreja. As relações humanas e a busca do sagrado. Da fenomenologia da religião às ciências humanas. Do patriarcalismo às análises das relações de gênero. As desigualdades sociais e o papel das instituições religiosas.

11 4. As religiões nas lógicas do espaço e da cidade hoje
4. As religiões nas lógicas do espaço e da cidade hoje. Os impactos da fé na cidade. A fé, as doutrinas sociais e a realização humana na conjuntura social e religiosa em Campinas. Conclusão. Entrega dos trabalhos, propostas e planos.

12 8. Bibliografias: HISTÓRIA Básica
KÜNG, Hans. A Igreja Católica. Rio de Janeiro, Objetiva MARTINA, Giacomo. História da Igreja de Lutero aos nossos dias: a era contemporânea. São Paulo. Loyola.1997. AZZI, Riolando. História da Igreja no Brasil: Ensaio de interpretação a partir do povo. Tomo II/3.2. Terceira época: Petrópolis.Vozes.2008 Complementar BEOZZO, José Oscar. A Igreja do Brasil no Concílio Vaticano II: São Paulo. Paulinas.2005 LIBÂNIO. J.B. Qual o futuro do cristianismo? S.paulo.Paulus.2006. ZAGHENI, Guido. A Idade Contemporânea: Curso de História da Igreja. São Paulo. Paulus.1999.

13 ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Básica ALVES, R. O enigma da religião. Campinas. Papirus ________. O suspiro dos oprimidos. São Paulo. Paulinas ________;Poesia, profecia, magia. Rio de Janeiro. CEDI – Centro Ecumênico de Documentação e Informação LIBÃNIO, J.B. As lógicas da cidade. O impacto sobre e sob o impacto da fé. Loyola. S.P ________. Olhando para o futuro. Prospectivas Teológicas e pastorais do Cristianismo na América Latina. Loyola. SP VV.AA. O humano, lugar do sagrado. São Paulo; Olho D água; 2001.

14 Complementar BOWKER, John. Para entender as religiões. São Paulo: Ed. Ática, 1997. BOFF, Leonardo. O despertar da águia. O dia-bólico e o sim-bólico na construção da realidade. Petrópolis: Vozes, 1998. COMPÊNDIO DE DOUTRINA SOCIAL. Paulus. S.Paulo CHAUI, Marilena. A experiência do Sagrado. In Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995 CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Ed. Palas Athena, s/d. GOTO, Tommy Akira. O Fenômeno Religioso. A fenomenologia em Paul Tillich. São Paulo. Paulus HELLERN, Victor, NOTAKER, Henry e GAARDER, Jostein. O livro das religiões. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. MARTELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna. São Paulo: Paulinas, 1995. MAY, Rollo; O homem à procura de si mesmo; Petrópolis. Vozes METTE,Norbert. Pedagogia da Religião. Petrópolis. Vozes SOARES, M. L. Soares. Interfaces da Revelação. Pressupostos para uma teologia do sincretismo religioso no Brasil. São Paulo. Paulinas

15 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO Básica
LIBÂNIO, João Batista Introdução à Vida Intelectual. São Paulo. Loyola. 2001 SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 21 ed. rev.e ampl. SP. Cortez Complementar ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos – ALVES, Leonir Pessate. Processos de Ensinagem na Universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Santa Catarina. Univille. DEMO, Pedro. Pesquisa, Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Cortez 1990. GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação. Um Estudo Introdutório. São Paulo:Cortez: autores associados, 1983. HERGUETTE, Teresa Maria Frota (org.) Dialética Hoje. Petrópolis. R.J. Vozes, 1990. Pinto, Álvaro Vieira. Ciência e Resistência. R.S. Paz e Terra JACOBINI, Maria Letícia de Paiva. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Campinas. Alínea. 2003 LIBÂNIO, A arte de formar-se. Coleção CES. Loyola. São Paulo. 2001

16 Previsão de Avaliação (75% de freqüência e aproveitamento 0 ou 10 – Satisfatório ou Insatisfatório). O critério será o da elaboração de um mini-projeto em grupos, envolvendo os conteúdos teóricos e os da participação nas viagens e nos seminários. Disponibilidade, participação e aproveitamento do trabalho em equipe. Serão avaliados também: a reflexão em sala, a capacidade de conclusão e relação das teorias com a vida concreta.

17 Docentes do CCHSA envolvidos no projeto
Profa. IveniseTeresinha Gonzaga Santinon. Prof. Rui Machado Rodrigues Prof. Jamil Cury Sawaya


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