A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 1."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 1

2 e das estratégias militares, do uso dos recursos disponíveis
CONCEITO DE LOGÍSTICA É uma evolução do planejamento e das estratégias militares, do uso dos recursos disponíveis para alocar tropas nas frentes de batalha e supri-las de armazenamentos, munições e alimentos. MARCILIO CUNHA

3 o produto adequado, na hora certa,
LOGÍSTICA - DEFINIÇÃO AMPLIADA É o método para colocar o produto adequado, na hora certa, na quantidade exata, no lugar correto, ao menor custo possível. MARCILIO CUNHA

4 LOGÍSTICA O termo LOGÍSTICA começou a ser utilizado
por empresas de países tecnologicamente avançados em meados do século XX . MARCILIO CUNHA

5 LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
ACERTO DE USO : O fato de NOÉ ter tido que terminar de construir a ARCA antes do dilúvio começar e , ao mesmo tempo , conseguir reunir animais de diferentes lugares. MARCILIO CUNHA

6 LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
ACERTO NO USO : CRISTÓVÃO COLOMBO e CABRAL precisaram dimensionar a quantidade exata de víveres e o tamanho das tripulações para viagens que durariam meses , sem possibilidade de reabastecimento , ao longo desse tempo. MARCILIO CUNHA

7 LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
GRAVE ERRO LOGÍSTICO : NAPOLEÃO , ao contar com o reabastecimento das tropas pelo espólios conseguidos durante a invasão à RUSSIA, ele acabou vendo seus exércitos derrotados pela fome e pelo frio. As provisões foram queimadas pelos russos , que abandonavam os campos invadidos antes que os soldados invasores chegassem. MARCILIO CUNHA

8 LOGÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS
Todos esses eventos tem em comum: A gestão de recursos finitos. Limites escassos de tempo. Estrutura complexas. Soluções simples. MARCILIO CUNHA

9 a inexistência da hipótese de uma segunda tentativa.
LOGÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS Fatores determinantes: a impossibilidade de erro. a inexistência da hipótese de uma segunda tentativa. MARCILIO CUNHA

10 LOGÍSTICA PALAVRA DE ORIGEM FRANCESA , TEM O SIGNIFICADO DO AMPLO DE
“SUPRIR , ABASTECER” E SUA DERIVAÇÃO GEROU A PALAVRA “LOGISTIQUE” , FRANCES. MARCILIO CUNHA

11 LOGISTIQUE SIGNIFICAVA O CONJUNTO DE AÇÕES E OPERAÇÕES NECESSÁRIAS AO ABASTECIMENTO DE TROPAS. PARTE INTEGRANTE DA ARTE MILITAR , JUNTO COM A “TÁTICA” E A “ESTRATÉGIA”. MARCILIO CUNHA

12 LOGÍSTICA Em inglês : LOGISTICS
Teve um desenvolvimento extraordinário através das forças aliadas. . Mobilizaram cientistas e pesquisadores das Universidades. . Desenvolvimento de modelos matemáticos complexos otimizando o sistema de produção e abastecimento de armazenamento. MARCILIO CUNHA

13 LOGÍSTICA AO FINAL DA GUERRA
DÉCADA DE 50 NOS EUA : Expansão empresarial com a explosão mercadológica. Necessidade de novas técnicas de marketing e distribuição. Consolidação do varejo com muitas redes como J. C. PENNEY , SEARS , K-MART , sendo modelos para outros países. MARCILIO CUNHA

14 ORIENTADA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS PELO SETOR DE MARKETING.
LOGÍSTICA NA DÉCADA DE 60 ORIENTADA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS PELO SETOR DE MARKETING. UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E FERROVIÁRIO. MARCILIO CUNHA

15 Crise do petróleo com elevação dos custos de transportes.
LOGÍSTICA NA DÉCADA DE 70 Fenômenos mundiais que mudaram a direção desse sistema : Crise do petróleo com elevação dos custos de transportes. Início da era cibernética, com uso cada vez mais popular dos computadores. Invasão comercial japonesa acompanhada de inovações técnicas (JUST-IN-TIME , KANBAN, KAIZEN ,QUALIDADE TOTAL ) MARCILIO CUNHA

16 O mundo começou suas grandes transformações do século.
LOGÍSTICA NA DECADA DE 80 Explosão da micro – informática. O mundo começou suas grandes transformações do século. A partir daí a vida nunca mais seria como antes. MARCILIO CUNHA

17 Foi constituída pela grande batalha comercial denominada
LOGíSTICA NA DECADA DE 90 Foi constituída pela grande batalha comercial denominada MERCADO GLOBAL ou GLOBAL SOURCING. Constitui-se a palavra COMPETITIVIDADE. As grandes armas : TECNOLOGIA MARKETING LOGÍSTICA MARCILIO CUNHA

18 TRANSPORTE SISTEMA INTEGRADO SERVIÇO AO CLIENTE
EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE LOGÍSTICA DECADA 70 : TRANSPORTE ARMAZENAGEM e DISTRIBUIÇÃO DECADA 80 : SISTEMA INTEGRADO DECADA 90 / 00 : SERVIÇO AO CLIENTE MARCILIO CUNHA

19 Nos países mais desenvolvidos a superação do
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 Nos países mais desenvolvidos a superação do “SUPPLY CHAIN” sobre a “LOGÍSTICA INTEGRADA”. É mais abrangente com GESTÃO em três focos : ESTRATÉGIA PLANEJAMENTO OPERAÇÃO MARCILIO CUNHA

20 “É a parcela do processo da cadeia de suprimento que
LOGÍSTICA “É a parcela do processo da cadeia de suprimento que PLANEJA, IMPLANTA e CONTROLA o fluxo consciente e eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relacionadas, desde seu ponto de origem até o ponto de consumo , com o propósito de atender aos requisitos dos clientes”. Fonte :Concil of Logistics Management- 2001 MARCILIO CUNHA

21 Pode ser segmentada em duas grandes áreas :
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Pode ser segmentada em duas grandes áreas : ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS DISTRIBUIÇÃO FÍSICA MARCILIO CUNHA

22 ATIVIDADES LOGÍSTICAS
PRIMÁRIAS : TRANSPORTES. MANUTENÇÃO DE ESTOQUES. PROCESSAMENTOS DE PEDIDOS. MARCILIO CUNHA

23 ATIVIDADES LOGÍSTICAS
SECUNDÁRIAS : # ARMAZENAGEM . # MANUSEIO DE MATERIAIS . # EMBALAGEM DE PROTEÇÃO . # OBTENÇÃO DE MATERIAIS . # PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO. # MANUTENÇÃO DE INFORMAÇÃO. MARCILIO CUNHA

24 LOGÍSTICA Envolve estratégias e todas as operações relacionadas a :
# Gestão de materiais e mercadorias. # Planejamento e Controle de Produção. # Movimentação de Materiais. # Embalagem. # Armazenagem e Expedição. # Distribuição Física. # Transporte # Sistemas de Informação. MARCILIO CUNHA

25 LOGÍSTICA APLICADA Uso intenso da Tecnologia : Gestão / Operação
Merchandising. Controle / Segurança. Informática / Internet / Softwares Marketing ( Promoção,Programas de Lealde ). Comunicação (Multimidia) MARCILIO CUNHA

26 Definir Foco. Selecionar o Alvo. Concentrar Forças. LOGÍSTICA APLICADA
Maximizar Posicionamento Competitivo : Definir Foco. Selecionar o Alvo. Concentrar Forças. MARCILIO CUNHA

27 Planejamento, Organização e Controle
LOGÍSTICA APLICADA Planejamento, Organização e Controle do conjunto de atividades de movimento e armazenamento que facilitam o fluxo de materiais e produtos desde dos fornecedores ao cliente ou ao consumidor, para satisfazer a demanda ao menor custo incluídos os fluxos de informação e controle. MARCILIO CUNHA

28 LOGÍSTICA NAS EMPRESAS
Porque as empresas necessitam da Logística ? # Devido a maior competitividade global. # Escassez da matéria-prima. # Falta mão de obra qualificada. # Ineficiência na distribuição. # Necessidade de uma maior ocupação do mercado. ? MARCILIO CUNHA

29 INCREMENTO DOS CUSTOS ASSOCIADOS À SUAS
PRINCIPAL PROBLEMA DA LOGÍSTICA INCREMENTO DOS CUSTOS ASSOCIADOS À SUAS ATIVIDADES , QUE PODERÁ SER SOLUCIONADO ATRAVÉS DO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DAS ORGANIZAÇÕES CLIENTES. MARCILIO CUNHA

30 “As empresas operam dentro de um ambiente que muda
COMENTÁRIO SOBRE LOGÍSTICA “As empresas operam dentro de um ambiente que muda constantemente, devido aos avanços tecnológicos, às alterações na economia e na legislação, e a disponibilidade de recursos. Portanto, a filosofia da Administração se altera com o tempo , de forma a se adaptar as novas exigências de desempenho para as empresas. A logística, assim representa uma nova visão empresarial. Uma nova ordem das coisas”. Ronald H. Ballou

31 OPÇÕES DO SISTEMA LOGÍSTICO
Fatores na distribuição: Número e localização de depósitos e armazéns. A localização geográfica dos mercados. Quantidade e tipos de produtos em linha comercialização. Número, tamanho e localização das unidades fabris. Disposição do produto em estoque. A frequência de compra pelos clientes. MARCILIO CUNHA

32 SAI DE UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA UMA
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 SAI DE UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA UMA EMPRESA PARA UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA RELAÇÕES ENTRE MUITAS EMPRESAS . MARCILIO CUNHA

33 Incremento no desempenho baseado no tempo.
LOGÍSTICA NOS ANOS Incremento no desempenho baseado no tempo. O crescimento da demanda será substituído pela aceleração no fluxo dentro das atuais estruturas da cadeia de abastecimento . MARCILIO CUNHA

34 POSSIBILITA DE FORMA SISTEMÁTICA :
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 POSSIBILITA DE FORMA SISTEMÁTICA : Eliminação de desperdícios. Redução de custos. Otimização dos processos de compra. Produção e distribuição de mercadorias. Influencia cada uma das etapas ao longo da cadeia produtiva. MARCILIO CUNHA

35 Através da logística se define :
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 Através da logística se define : O local mais adequado para instalar uma Fábrica ou um Centro de Distribuição. Aspectos de suprimento das linhas de produção. Escoamento das mercadorias até os consumidores. MARCILIO CUNHA

36 Métodos para melhoria do gerenciamento de estoques e frota.
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 Métodos para melhoria do gerenciamento de estoques e frota. Planejamento Programação e Controle da Produção. Metodologias de separação e expedição de produtos.

37 Condições de dimensionar melhor seus estoques.
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 AO EMPREGAR ALGUNS CONCEITOS A EMPRESA TEM : Condições de dimensionar melhor seus estoques. Domínio total dos seus negócios. Como desenvolver clientes. Como oferecer melhores serviços. MARCILIO CUNHA

38 # O reabastecimento do mercado consumidor
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 # O reabastecimento do mercado consumidor está baseado nas compras efetivas do consumidor, sendo mais rápido e flexível flexível em função de uma combinação de práticas operacionais na logística. MARCILIO CUNHA

39 Orientada para o aumento do valor agregado
LOGíSTICA NOS ANOS 2000 IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA : Orientada para o aumento do valor agregado em logística, que indica como as ferramentas logísticas são capazes de agregar valor ao negócio.

40 Incremento tanto nas entregas de cargas fracionadas, como
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 CUSTOMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO: Incremento tanto nas entregas de cargas fracionadas, como nas cargas paletizadas. As empresas irão solicitar pedidos mais frequentemente, em quantidades menores e um maior número de ítens. MARCILIO CUNHA

41 LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 ARMAZÉNS # Transição da função de
estocacagem tradicional para um papel de transferência. # Isso será facilitado pelo investimento em tecnologias, como empilhadeiras com terminais de dados via rádio e o codigo de barras, conexões via EDI,cross-doking e parceiros da cadeia de abastecimento. MARCILIO CUNHA

42 A necessidade de sincronizar o abastecimento de produtos
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 ABASTECIMENTO A necessidade de sincronizar o abastecimento de produtos o mais próximo da demanda real do cliente será um dos fatores críticos. MARCILIO CUNHA

43 ( como paletes, embalagens, sistemas de armazenagem, transporte ).
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 PADRONIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO # Intensificar o de : recursos físicos ( como paletes, embalagens, sistemas de armazenagem, transporte ). lógicos (softwares,comunicação) humanos (competências). MARCILIO CUNHA

44 combina múltiplos indicadores do processo logístico, entre os
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 PADRONIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO # A entrega do pedido perfeito, combina múltiplos indicadores do processo logístico, entre os quais produto certo, tempo certo, sem danos, separação correta e documentação correta, será a meta das organizações.

45 # Baseada em custo e serviço. # Qualidade tanto do produto , como no
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 VANTAGEM COMPETITIVA SUTENTÁVEL # Baseada em custo e serviço. # Qualidade tanto do produto , como no atendimento ao cliente, continuará a sendo pré – requisito. # Gerenciamento orientado para o fluxo de materiais e informações globais , e não para os indicadores operacionais locais. MARCILIO CUNHA

46 Maior envolvimento, cuja principal fonte
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 TERCEIROS Maior envolvimento, cuja principal fonte de competência seja funções logísticas, como armazenagem e transporte. Atender às necessidades das empresas cuja principal competência é marketing , vendas e/ou manufatura. MARCILIO CUNHA

47 # Crescimento do uso de Operadores Logísticos
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 ARMAZENAGEM # Crescimento do uso de Operadores Logísticos como integrantes de um processo de racionalização do canal de distribuição. # Maior utilização de armazéns gerais para estocagem em períodos sazonais. # Localizações dos armazéns em áreas periféricas às cidades, com acessos a entroncamentos rodoviários. MARCILIO CUNHA

48 # A centralização levará a novas oportunidades
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 ARMAZENAGEM # A centralização levará a novas oportunidades para aumento da mecanização e automação. # Serão responsáveis por serviços agregados : embalagens especiais aos clientes, exigências de identificação e fixação de etiquetas com preços, entre outros. # Informações em tempo real reduzirá de forma expressiva os níveis em estoques e previsões. MARCILIO CUNHA

49 Irá continuar o processo de automação e
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 AUTOMAÇÃO Irá continuar o processo de automação e mecanização das diversas operações mas, permanecerá dependente das pessoas. Sistemas aplicados na movimentação e armazenagem de materiais serão usados na melhoria da competitividade da cadeia logística. MARCILIO CUNHA

50 Criação dos centros de cargas hubs
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO Criação dos centros de cargas hubs que possibilitarão o cross – docking de grandes veículos (multimodais) para veículos de menor porte. MARCILIO CUNHA

51


Carregar ppt "Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google