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Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL - FBV 2.

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Apresentação em tema: "Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL - FBV 2."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL - FBV 2

2 e das estratégias militares, do uso dos recursos disponíveis
CONCEITO DE LOGÍSTICA É uma evolução do planejamento e das estratégias militares, do uso dos recursos disponíveis para alocar tropas nas frentes de batalha e supri-las de armazenamentos, munições e alimentos. MARCILIO CUNHA

3 LOGÍSTICA Do francês LOGER Significa: suprir, abastecer. LOGÍSTIQUE
derivou a palavra LOGÍSTICA

4 LOGISTIQUE SIGNIFICA O CONJUNTO DE AÇÕES E OPERAÇÕES NECESSÁRIAS AO ABASTECIMENTO DE TROPAS. PARTE INTEGRANTE DA ARTE MILITAR , JUNTO COM A “TÁTICA” E A “ESTRATÉGIA”. MARCILIO CUNHA

5 LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
ACERTO NO USO : CRISTÓVÃO COLOMBO e CABRAL precisaram dimensionar a quantidade exata de víveres e o tamanho das tripulações para viagens que durariam meses , sem possibilidade de reabastecimento , ao longo desse tempo. MARCILIO CUNHA

6 LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
GRAVE ERRO LOGÍSTICO : NAPOLEÃO , ao contar com o reabastecimento das tropas pelo espólios conseguidos durante a invasão à RUSSIA, ele acabou vendo seus exércitos derrotados pela fome e pelo frio. As provisões foram queimadas pelos russos , que abandonavam os campos invadidos antes que os soldados invasores chegassem. MARCILIO CUNHA

7 LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
ACERTO DE USO : O fato de NOÉ ter tido que terminar de construir a ARCA antes do dilúvio começar e , ao mesmo tempo , conseguir reunir animais de diferentes lugares. MARCILIO CUNHA

8 Qual a logística aplicada para a construção da arca?
TRABALHO EM SALA DE AULA Responda as questões: Qual a logística aplicada para a construção da arca? Deus estabeleceu critérios para construção da arca? Noé construiu sozinho a arca? Qual a logística de suprimentos de materiais empregados na construção da arca? Para a construção da arca, como os materiais devem ter sido transportados até o local de construção da arca? Qual deve ter sido a logística para reunir e colocar os animais no interior da arca? Como será que as pessoas e animais sobreviveram os150 dias do dilúvio? Comentem mais algum detalhe que vocês possam ter observado em relação a logística na construção da arca.

9 LOGÍSTICA Em inglês : LOGISTICS
Teve um desenvolvimento extraordinário através das forças aliadas durante a segunda guerra mundial. . Mobilizaram cientistas e pesquisadores das Universidades. . Desenvolvimento de modelos matemáticos complexos otimizando o sistema de produção e abastecimento de armazenamento. MARCILIO CUNHA

10 o produto adequado, na hora certa,
LOGÍSTICA - DEFINIÇÃO AMPLIADA É o método para colocar o produto adequado, na hora certa, na quantidade exata, no lugar correto, ao menor custo possível. MARCILIO CUNHA

11 LOGÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS
Todos esses eventos tem em comum: A gestão de recursos finitos. Limites escassos de tempo. Estrutura complexas. Soluções simples. MARCILIO CUNHA

12 Estratégias. Planejamento. Operação. LOGÍSTICA APLICADA
Maximizar Posicionamento Competitivo : Estratégias. Planejamento. Operação. MARCILIO CUNHA

13 a empresa decide como estruturar a
LOGÍSTICA APLICADA Maximizar Posicionamento Competitivo : Estratégias: a empresa decide como estruturar a Cadeia de Suprimento (Supply Chain). determina a configuração e os processos de cada estágio a desempenhar na Cadeia de Suprimento.

14 Estratégias: local. capacidade de produção. locais de armazenagem.
LOGÍSTICA APLICADA Maximizar Posicionamento Competitivo : Estratégias: local. capacidade de produção. locais de armazenagem. produtos fabricados. meios de transporte. expedição de produtos. sistema de informação.

15 definir um conjunto de políticas operacionais a
LOGÍSTICA APLICADA Maximizar Posicionamento Competitivo : Planejamento: definir um conjunto de políticas operacionais a curto prazo. estabelecer uma previsão de demanda para o ano seguinte em diferentes mercados. decidir sobre os mercados a serem supridos. locais e construção dos estoques, terceirização da fabricação, políticas de reabastecimento e estocagem a serem seguidas.

16 Operação: administrar a carteira de pedidos individuais
LOGÍSTICA APLICADA Maximizar Posicionamento Competitivo : Operação: administrar a carteira de pedidos individuais de clientes em período semanal ou diário. implementar as políticas operacionais da melhor maneira possível. distribuir os pedidos individuais para estoque ou produção. determinar a data em que o pedido deverá ser atendido. explorar a redução da incerteza e otimizar o desempenho dentro das restrições.

17 a inexistência da hipótese de uma segunda tentativa.
LOGÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS Fatores determinantes: a impossibilidade de erro. a inexistência da hipótese de uma segunda tentativa. MARCILIO CUNHA

18 LOGÍSTICA O termo LOGÍSTICA começou a ser utilizado
por empresas de países tecnologicamente avançados em meados do século XX . MARCILIO CUNHA

19 LOGÍSTICA AO FINAL DA GUERRA
DÉCADA DE 50 NOS EUA : Expansão empresarial com a explosão mercadológica. Necessidade de novas técnicas de marketing e distribuição. Consolidação do varejo com muitas redes como J. C. PENNEY , SEARS , K-MART , sendo modelos para outros países. MARCILIO CUNHA

20 ORIENTADA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS PELO SETOR DE MARKETING.
LOGÍSTICA NA DÉCADA DE 60 ORIENTADA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS PELO SETOR DE MARKETING. UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E FERROVIÁRIO. MARCILIO CUNHA

21 Crise do petróleo com elevação dos custos de transportes.
LOGÍSTICA NA DÉCADA DE 70 Fenômenos mundiais que mudaram a direção desse sistema : Crise do petróleo com elevação dos custos de transportes. Início da era cibernética, com uso cada vez mais popular dos computadores. Invasão comercial japonesa acompanhada de inovações técnicas (JUST-IN-TIME , KANBAN, KAIZEN ,QUALIDADE TOTAL ) MARCILIO CUNHA

22 O mundo começou suas grandes transformações do século.
LOGÍSTICA NA DECADA DE 80 Explosão da micro – informática. O mundo começou suas grandes transformações do século. A partir daí a vida nunca mais seria como antes. MARCILIO CUNHA MARCILIO CUNHA

23 SAI DE UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA UMA
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 SAI DE UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA UMA EMPRESA PARA UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA RELAÇÕES ENTRE MUITAS EMPRESAS . MARCILIO CUNHA

24 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE LOGÍSTICA
DÉCADAS DE 90 / 00 SERVIÇO AO CLIENTE DÉCADA DE 80 SISTEMA INTEGRADO DÉCADA DE 70 TRANSPORTE, ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO MARCILIO CUNHA

25 CICLO EVOLUTIVO DA LOGÍSTICA
ATÉ OS ANOS DÉCADA DE DÉCADA DE DÉCADA DE /2000 BUSCA POR EFICIÊNCIA INTEGRAÇÃO EXTERNA ( SUPPLY CHAIN ) ERA DE ESPECIALIZAÇÃO SERVIÇO AO CLIENTE INTEGRAÇÃO INTERNA SISTEMAS DESINTEGRADOS VANTAGEM COMPETITIVA BUSCA POR EFICÁCIA MARCILIO CUNHA

26 PRINCIPAIS MACROPROCESSOS LOGÍSTICOS
SUPRIMENTOS FORNECEDOR OPERAÇÕES DISTRIBUIÇÃO FÍSICA TRANSPORTADOR FÁBRICA DISTRIBUIDOR VAREJO LOGÍSTICA REVERSA MARCILIO CUNHA CONSUMIDOR

27 Fases na mudança de natureza da relação entre produtores e varejistas
Fase I Fase II Fase III Integração relação associativa Racionalização caracterizado pela Relação negocial procura conjunta de caracterizado soluções. poder de barganha das empresas. Pioneiro Relação de compra e pela persuassão pessoal dos compradores e vendedores. MARCILIO CUNHA

28 Atividades logísticas primárias
transportes. manutenção de estoques. processamento de pedidos. MARCILIO CUNHA

29 Atividades logísticas secundárias ( de apoio )
obtenção de insumos. programação de produção. manuseio de materiais. embalagem. armazenagem. manutenção de informação. MARCILIO CUNHA

30 CICLO CRÍTICO CLIENTES MANUTENÇÃO DE ESTOQUE TRANSPORTES
RELAÇÃO ENTRE AS TRÊS ATIVIDADES PRIMÁRIAS PARA ATENDER CLIENTES: CLIENTES PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS DOS CLIENTES MANUTENÇÃO DE ESTOQUE TRANSPORTES MARCILIO CUNHA

31 Elementos do Sistema Logístico
Localização das fontes de suprimentos. Aquisição e controle de insumos. Meios de transportes. Armazenagem de matérias-primas e materiais auxiliares. Capacidade de máquinas e equipamentos de produção. Armazenagem de produtos acabados. Movimentação interna de insumos e produtos acabados. Comunicações e controles. MARCILIO CUNHA

32 Fatores na Distribuição de Produtos
número, tamanho a localização das unidades fábris. número e localização de depósitos e armazens. a localização geográfica dos mercados. quantidade e tipos de produtos em linha de comercialização. disponibilidade do produto. a frequência de compra dos clientes. MARCILIO CUNHA

33 Abastecimento do Varejo
SISTEMA COMUM INDÚSTRIA DEPÓSITO REGIONAL DISTRIBUIDOR VAREJO DO FABRICANTE ATACADISTA SISTEMA IDEAL INDÚSTRIA VAREJO MARCILIO CUNHA

34 Parceria Fornecedor / Varejo ( aspecto comercial )
De : Comercialização Preço Condição Promoção Para : 1. Comercialização 2. Marketing e Promoção 3. Tecnologia 4. Logística 5. Nível de Atendimento 6. Recursos Humanos MARCILIO CUNHA

35 EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA COMERCIAL
PRODUTOR VAREJO EFICIÊNCIA DO FABRICANTE COMERCIANTE SISTEMA CONCEPÇÃO DO PRODUTO LOGÍSTICA DA EMPRESA PREÇO DE VENDA PREÇO DE COMPRA LOGÍSTICA DA EMPRESA PREÇO COMPETITIVO AO CONSUMIDOR CONCEPÇÃO DO PRODUTO LOGÍSTICA DO PRODUTOR + LOGÍSTICA DO COMÉRCIO PREÇO COMPETITIVO E LUCRATIVO NO MERCADO MARCILIO CUNHA

36 Abastecimento do Varejo
Sistema de ressuprimento contínuo: adequar o ritmo de abastecimento com a demanda. 2. Sistema de distribuição fluída: eliminar custo, tempo, espaço e manuseio. 3. Organização logística integrada: operações e funções coordenadas do fornecedor ao ponto de venda. 4. Indicadores de performance logística: medir para melhorar. MARCILIO CUNHA

37 EDI-ELETRONIC DATA INTERCHANGE ( INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS)
Troca eletrônica de documentos, como ordem de compra, autorização, faturas e notas fiscais em formatos padronizados, de computador entre empresas. MARCILIO CUNHA

38 EDI- ELECTRONIC DATA INTERCHANGE ( INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS )
Existe um padrão ou linguagem internacional, que permite troca eletrônica de dados entre fornecedores, varejistas e transportadores. MARCILIO CUNHA

39 Códigos de Barras Simbolo representado por uma série de barras que contém informações codificadas que podem ser reconhecidas por leitores eletrônicos usados para facilitar a introdução de dados nos computadores. MARCILIO CUNHA

40 Existem dois padrões de codificação reconhecidos oficialmente.
Códigos de Barras Tem de ser padrão de início ao fim da cadeia logística para propiciar uma linguagem comum entre os parceiros comerciais. Existem dois padrões de codificação reconhecidos oficialmente. MARCILIO CUNHA

41 Códigos de Barras Sistema UPC ( Universal Product Code) adotados nos EUA e CANADÁ e administrado pela UCC-Uniform Code Concil. Sistema EAN ( International Article Numbering Assotiation) utilizado pelo resto do mundo e administrado pela EAN. MARCILIO CUNHA

42 Códigos de Barras Afim de que a existência de dois sistemas internacionais não atrapalhasse o comércio entre os países, nos meados da década de 80 houve um acordo entre a UCC e a EAN. Surgiu um código padrão UCC/EAN, compatibilizando as estruturas dos dois códigos. MARCILIO CUNHA

43 Códigos de Barras APLICAÇÃO DO SISTEMA:
Torna possível o acompanhamento de toda a movimentação de cargas. Acompanha desde a saída da linha de produção até a chegada ao consumidor final. Permite a individualização de pedidos,controle de estocagem e separação de mercadorias. Torna ágil as operações logísticas. Permite o rastreamento das mercadorias. Contabilização das movimentações. MARCILIO CUNHA

44 Unitização de Cargas Significa organizar cargas e uni-las de forma a facilitar seu transporte e manuseio. A principal ferramenta é o palete. MARCILIO CUNHA

45 Uso do Palete Aumento da capacidade de estocagem.
Redução de largura dos corredores. Economia de mão de obra. Redução de custos. MARCILIO CUNHA

46 Equipamentos de Movimentação
MARCILIO CUNHA

47 Armazenagem MARCILIO CUNHA

48 Recepção e Expedição Minimizar as operações logísticas:
Entrega paletizada reduzindo custos e tempo. Otimização pelo uso do palete na movimentação e armazenamento de mercadorias. Utilização de código de barras e a tecnologia de radiofrequência. Melhoria do fluxo da qualidade do fluxo de informações. MARCILIO CUNHA

49 dos custos operacionais de armazenagem.
Separação de Pedidos Retirada de qualquer item do estoque para atender aos pedidos dos clientes internos e/ou externos. Uma das atividades mais importantes do ciclo logístico, por consumir cerca de 60% dos custos operacionais de armazenagem. MARCILIO CUNHA

50 Manuseio Há excessos de manuseio das mercadorias.
Vulneráveis a danos e perdas. Na cadeia de distribuição física, até chegar ao ponto de venda, um produto pode passar por cerca de 15 manuseios. Os excessos de manuseio das mercadorias,são decorrentes da falta de equipamentos de movimentação. Média escala de distribuição paletizada no Brasil. MARCILIO CUNHA

51 Interface entre a expedição e os transportes
Carga ou Descarga DOCAS: Interface entre a expedição e os transportes com a finalidade de facilitar o carregamento e descarregamento de mercadorias. MARCILIO CUNHA

52 Carga ou Descarga As operações junto aos veículos, feitas manualmente são lentas. Pelo sistema manual, uma carreta pode demandar um tempo de até 2 horas para cada operação. Normalmente mobiliza de 3 a 4 pessoas. Numa situação de operação paletizada, pode ser reduzido até 15 minutos. MARCILIO CUNHA

53 Filas de Caminhões Em momentos de pico, um veículo pode aguardar até 6 horas para iniciar uma operação de carga ou descarga. MARCILIO CUNHA

54 ou mais caminhões sem permanecer em estoque.
Cross - Docking Frete que é descarregado de um caminhão, passa pela plataforma de carregamento e é carregado em um ou mais caminhões sem permanecer em estoque. MARCILIO CUNHA

55 Pode ser segmentada em duas grandes áreas :
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Pode ser segmentada em duas grandes áreas : ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS DISTRIBUIÇÃO FÍSICA MARCILIO CUNHA

56 LOGÍSTICA EMPRESARIAL
CONCEITO : Estuda como administrar de maneira rentável, os serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através do planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de manuseio , movimentação interna, armazenagem e transportes que visam facilitar o fluxo de insumos e produtos MARCILIO CUNHA

57 Cadeia de Suprimentos – Supply Chain
MARCILIO CUNHA

58 CADEIA DE SUPRIMENTOS Trata de todas as atividades de movimentação
e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição de insumos até o ponto de cosumo final , acompanhados dos fluxos de informações , com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável. MARCILIO CUNHA

59 A CADEIA DE SUPRIMENTO As empresas estão obtendo vantagens
competitivas por meio : do aumento dos níveis de serviços ao cliente. da redução de estoques em todas as etapas da cadeia. da redução dos custos de movimentação e armazenagem de mercadorias. MARCILIO CUNHA

60 MERCADORIAS O VAREJO ATUAL
É constituído na combinação de dois fatores chave desse setor : LOCALIZAÇÃO MERCADORIAS MARCILIO CUNHA

61 Qualidade da mercadoria. Atenção dos funcionários. Ambiente da loja.
VALOR PARA O CLIENTE Equivale a todos os benefícios que ele recebe em troca do esforço representado pelo ato de compra. Benefícios : Qualidade da mercadoria. Atenção dos funcionários. Ambiente da loja. Comodidade na compra. MARCILIO CUNHA

62 PRODUÇÃO X LOGÍSTICA X MARKETING
Atividades típicas Controle de qualidade Planejamento detalhado Manuseio interno Manutenção de máquinas e equipamentos Fabricação de produtos e serviços Atividades de interfaces Programação da produção Localização industrial Compras de matérias-primas Transportes de fornecedores Estocagem de materiais Manutenção de estoque Processamento de pedidos Preparação de pedidos Armazenagem Manuseio de materiais Roteirização de entregas Padrões de níveis de serviço Localização de depósitos Formação de preço Embalagem Distribuição física de produtos Promoção, propaganda e merchandising Pesquisa de mercado Mix de vendas Administração da força de vendas MARCILIO CUNHA

63 Planejamento, Organização e Controle
LOGÍSTICA APLICADA Planejamento, Organização e Controle do conjunto de atividades de movimento e armazenamento que facilitam o fluxo de materiais e produtos desde dos fornecedores ao cliente ou ao consumidor, para satisfazer a demanda ao menor custo incluídos os fluxos de informação e controle. MARCILIO CUNHA

64 LOGÍSTICA NAS EMPRESAS
Porque as empresas necessitam da Logística ? # Devido a maior competitividade global. # Escassez da matéria-prima. # Falta mão de obra qualificada. # Ineficiência na distribuição. # Necessidade de uma maior ocupação do mercado. ? MARCILIO CUNHA

65 SAI DE UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA UMA
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 SAI DE UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA UMA EMPRESA PARA UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA RELAÇÕES ENTRE MUITAS EMPRESAS . MARCILIO CUNHA

66 POSSIBILITA DE FORMA SISTEMÁTICA :
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 POSSIBILITA DE FORMA SISTEMÁTICA : Eliminação de desperdícios. Redução de custos. Otimização dos processos de compra. Produção e distribuição de mercadorias. Influencia cada uma das etapas ao longo da cadeia produtiva. MARCILIO CUNHA

67 Através da logística se define :
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 Através da logística se define : O local mais adequado para instalar uma Fábrica ou um Centro de Distribuição. Aspectos de suprimento das linhas de produção. Escoamento das mercadorias até os consumidores. MARCILIO CUNHA MARCILIO CUNHA

68 Condições de dimensionar melhor seus estoques.
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 AO EMPREGAR ALGUNS CONCEITOS A EMPRESA TEM : Condições de dimensionar melhor seus estoques. Domínio total dos seus negócios. Como desenvolver clientes. Como oferecer melhores serviços. MARCILIO CUNHA

69 # O reabastecimento do mercado consumidor
LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 # O reabastecimento do mercado consumidor está baseado nas compras efetivas do consumidor, sendo mais rápido e flexível em função de uma combinação de práticas operacionais na logística. MARCILIO CUNHA

70 www.marciliocunha.com.br marciliocunha@marciliocunha.com.br
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