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A DMINISTRAÇÃO DE R ECURSOS M ATERIAIS - 100 JC – A - Professor: Guillermo Jose Asper Y Valdes Grupo: 07/ Bárbara Neves; 07/31650 Débora Freitas; 07/46193.

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1 A DMINISTRAÇÃO DE R ECURSOS M ATERIAIS JC – A - Professor: Guillermo Jose Asper Y Valdes Grupo: 07/ Bárbara Neves; 07/31650 Débora Freitas; 07/46193 Ellen Sarmento; 07/34179 Juliana Torelly; 07/ Marcela Correia

2 CHING, H. Y. G ESTÃO DE E STOQUES NA C ADEIA DE L OGÍSTICA I NTEGRADA. 3 E D., E DITORA A TLAS, 2006, P

3 P REFÁCIO - J USTIFICATIVA Escassez do tema Logística Integrada Decisão de escrever um livro de referência no assunto para alunos e profissionais da área

4 P REFÁCIO - O BJETIVO Apresentar o SCM (Supply Chain Management) como uma ferramenta de gestão de negócios, em que a empresa certamente conquistará vantagens competitivas perenes e significativas sobre seus concorrentes.

5 C APÍTULO 1 - L OGÍSTICA Insuficiente difusão da logística nas empresas levou a realização de atividades relativas a movimentação de materiais e ao fluxo de informações de forma segmentada Consequencias nocivas como ciclos logísticos de maior duração, custos logísticos elevados e nível de serviços aquém do desejado

6 C APÍTULO 1 - L OGÍSTICA Supply Chain Management ou Logística Integrada : Integração das diversas áreas envolvidas na produção, dimensionamento e layout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes (roteirização, dimensionamento de frota de veículos), distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos. Origem da logística: Década de 40, durante a Segunda Guerra Mndial.

7 C APÍTULO 1 - L OGÍSTICA A logística assume um papel fundamental em ambientes competitivos que exigem maior agilidade, melhores performances e a constante procura por redução de custos. O sucesso da empresa depende de seu relacionamento com o macroambiente, que nem sempre permanece fixo em determinado estado. As mudanças do ambiente podem ser de caráter laminar ou de caráter turbulento.

8 C APÍTULO 1 - L OGÍSTICA Laminar Trajetórias se mantêm estáveis Previsões confiáveis Foco no volume Demanda sustentada Turbulento Trajetórias não se mantêm estáveis Previsões pouco confiáveis Foco em resultado Demanda variável

9 C APÍTULO 1 - L OGÍSTICA Logística como diferencial competitivo costuma ocorrer em ambiente turbulento onde a empresa precisa oferecer resultados: Quantidade Variedade Qualidade Prazo Preço

10 C APÍTULO 1 – L OGÍSTICA P RINCIPAIS MISSÕES DA L OGÍSTICAS Fornecer quantidade desejadas de serviços aos clientes, objetivando alcançar níveis de custos aceitáveis e competitivos; Proporcionar subsídios e condições para que se movimentem da maneira mais rápida e eficaz possível; Contribuir para gestão comercial da companhia por meio de confiabilidade e eficácia da movimentação dos materiais, bem como nos prazos e metas de atendimento aos pedidos efetuados pelos clientes.

11 C APÍTULO 1 – L OGÍSTICA L OGÍSTICA M ODERNA Foco no atendimento de diferentes necessidades dos clientes, através de níveis de serviço diferenciados; Integração total entre áreas e entidades externas; Soluções eficazes, menores custos no trabalho logístico; Uso de Tecnologia da informação; Área independente, em sincronia com as outras áreas de uma empresa.

12 C APÍTULO 1 – L OGÍSTICA I NTEGRAÇÃO L OGÍSTICA Perfil de senioridade: responsabilidade e autonomia; Comunicação transparente e otimizada: sem incoerências e morosidade; Serviço ao cliente: a satisfação do cliente em primeiro lugar; Trabalho em equipe: visa minimizar conflitos e permitir a perfeita integração dos departamentos.

13 EVOLUCÃO DA LOGÍSTICA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS A logística vem se tornando uma ferramenta importante para os administradores atuais A redução de custos e a disponibilidade de produtos aos clientes, no local certo e nas condições adequadas constituem aspectos da prática moderna da logística A análise das tendências atuais está permitindo a procura de um tratamento logístico integrado, denominado logística interempresarial

14 ANTES DE 1950 Nesse período, as atividades-chave da logística eram divididas em várias áreas Tal situação causava conflitos de objetivos e responsabilidades para as atividades logísticas Surgem então os pioneiros para o estudo da natureza da distribuição física Os conceitos logísticos atuais são provenientes da logística militar da Segunda Guerra Mundial

15 ENTRE 1950 E 1970 A logística tornou-se disciplina depois de um estudo realizado sobre o papel do transporte aéreo na distribuição física A observação da compensação de um custo [no caso, o do transporte aéreo] por outro [menor custo total, englobando as taxas aéreas e a velocidade da entrega] foi detectada no referido estudo Surge, então, o conceito do custo total

16 ALTERAÇÕES NOS PADRÕES E ATITUDES DA DEMANDA DOS CONSUMIDORES As alterações na população produziram impacto na formação da logística empresarial A área metropolitana de entrega ficou maior Houve uma manutenção maior de estoques totais, o que incrementou o custo da distribuição Esta função passou a ser do fornecedor ou centrais de distribuição especializadas

17 AVANÇOS NA TECNOLOGIA DE COMPUTADORES Com o passar do tempo, a proliferação de produtos e maior quantidade de depósitos no sistema de distribuição contribuíram para a complicação dos sistemas logísticos Novas tecnologias se faziam necessárias para esse novo cenário, tal como para o auxílio na identificação de economias significativas

18 EXPERIÊNCIA MILITAR A área militar americana desempenhava atividades logísticas bem antes das empresas em geral Diversas atividades típicas da logística integram ainda a logística militar

19 ENTRE 1970 E 1990 A flexibilidade dos sistemas de produção foram começando, o que proporcionou o atendimento da necessidade emergente de maior diversidade de produtos O desenvolvimento da informática proporcionou uma revolução na logística em diversos fatores Os princípios desenvolvidos na área da logística empresarial permitiram a mesma a entrar em um estado de maturidade

20 PAPEL DA LOGÍSTICA NA EMPRESA Atividades primárias: transportes, gestão de estoques, processamento de pedidos Atividades secundárias: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, programação de produtos, manutenção de informação A gestão adequada dessas atividades proporciona tanto o atingir dos objetivos empresariais quanto a satisfação do cliente em relação aos produtos

21 A otimização do nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores Buscar as formas de como a administração pode obter cada vez mais eficácia e eficiência em seus serviços de distribuição Agrupar as diversas atividades da empresa, o que permite a mesma melhor controle e maior integração dos diferentes departamentos

22 Responsável: Juliana Torelly Integrantes: Bárbara Neves Débora Freitas Ellen Sarmento Marcela Azevedo /03/2009

23 Palestra G 20

24 Dell

25 HP

26 Perguntas 1)A Dell possui seus processos integrados de forma vertical. (F) 2)Um dos problemas enfrentados pela HP era a falta de precisão de vendas. Segundo o livro Gestão de Estoques, algumas formas de solucionar esse problema são análises de vendas passadas e pesquisa de intenção com os clientes. (V) 3)A estratégia utilizada pela Dell incluía aumentar a rotatividade do estoque. Segundo a teoria, esta estratégia economiza no custo de manutenção do inventário apesar de não liberar o ativo. (F) 4)Entre os quatro principais tipos de estoques, o CD da HP se caracteriza como estoque de produtos acabados, enquanto a o estoque da Dell pode ser classificado como produtos em processo. (V) 5)Relacionando o case da HP com a teoria pode-se inferir que as incertezas da demanda contribuem fortemente para as incertezas da cadeia de suprimento. (V)

27 Perguntas 6) Vender a DeskJet na Europa não foi um grande desafio para a HP, pois os países locais não exigiam personificações. Agregar necessidades diferentes com relação ao tipo de demanda é um dos procedimentos do plano financeira. (F) 7) Por meio da gestão adequada das atividades logísticas a Dell foi capaz de atingir os objetivos empresariais e a satisfação de seus clientes em relação aos seus produtos. (V) 8) O monopólio de compra imune o país comprador, no caso apresentado os Estados Unidos, de qualquer situação de crise, já que a ele pertence boa parte da demanda mundial. (F) 9) A logística contribui para oferecer serviços com valor agregado para diferentes clientes, como fez a Dell. (V) 10) Constitui situação favorável aos países fornecedores, a nível global, a quebra do monopólio de compra para uma maior gama de países clientes. (V) 11) Um dos principais custos relacionados ao processo de distribuição da HP era o frete. Relacionando a teoria, pode-se inferir que quanto maior a quantidade solicitada, maiores serão os custos incorridos. (F)

28 Perguntas 12) Convém a empresa manter parcerias com fornecedores e clientes com a finalidade de reduzir os custos de estoque, tendo como exemplo o modelo de gestão de estoque da Dell. (V)


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