A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obsolescência Planejada X Obsolescência Perceptiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obsolescência Planejada X Obsolescência Perceptiva"— Transcrição da apresentação:

1 Obsolescência Planejada X Obsolescência Perceptiva

2 Obsolescência Planejada:
Indústria estimula troca de produtos tecnológicos cada vez mais rápidos. Outra forma de dizer “criado para ir para o lixo”. São produtos feitos com material de fácil desgaste que logo se tornam inúteis para a utilização, para que voltemos a comprar. Isso é evidente em produtos descartáveis.

3 Obsolescência Planejada:
Exemplo do cotidiano: sacolas e copos de plásticos. Mas hoje está presente em vários aparelhos tecnológicos como DVDS, máquinas fotográficas e até computadores.

4 Exemplo de Obsolescência Planejada:
Carros Modernos: Aparelhos Eletrônicos:

5 Obsolescência Perceptiva:
Convence-nos a jogar fora coisas que ainda são úteis e que estão funcionando perfeitamente, apenas porque surgiu um novo modelo ou porque mudou a aparência. Como fazem isso? Mudam a aparência das coisas. Por isso, se comprou suas coisas há alguns anos, todos percebem que vocês não têm contribuído para esta seta. E como nosso valor depende da nossa contribuição para esta seta, isso acaba meio que causando um prejuízo para os produtores desses produtos inovadores que mudam a cada ano.

6 Obsolescência Perceptiva:
Um bom exemplo do cotidiano é a moda, como os saltos das mulheres que de um ano passam de finos para grossos e no outro ano passam de grossos para finos. Exemplo tecnológico: Se os monitores de 5 anos atrás forem comparados com os monitores atuais irão parecer uma maquina de lavar roupa, já os atuais combinam com o celular e até com as canetas só que com as mesmas funções ou sejam eles somente inovam no design.

7 Exemplo de Obsolescência Perceptiva:
Artigos de Moda: Aparelhos tecnológicos (iPhone):

8 Consumo em geral: Com tudo isso o Consumo só tende a crescer, pois as pessoas são conduzidas a um consumo exagerado, jogando fora artigos ainda úteis, ou comprando artigos que têm um tempo de vida muito curto.

9 Evolução do iPhone: IPhone 5 Set/2012 - Lançamento IPhone 4S Out/2011
IPhone 4 Jun/ 2010 IPhone 3GS Jun/2009 IPhone 3G Jul/2008 IPhone 2G Jun/2007

10 Isso Mostra a “Evolução do iPhone” , que foi feito pra jogar fora, pois a tecnologia irá evoluir, conduzindo a sociedade a sempre comprar mais.

11 GT 8 Caio Renó Faria n°8 Gustavo Lima n°17 Lucas Cândido n°23 Thiago n°39 Wesley Renan n°40 Coliseu


Carregar ppt "Obsolescência Planejada X Obsolescência Perceptiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google