A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obsolescência planejada e Obsolescência perceptiva Comprar, descartar, comprar: A história secreta da Obsolescência Programada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obsolescência planejada e Obsolescência perceptiva Comprar, descartar, comprar: A história secreta da Obsolescência Programada."— Transcrição da apresentação:

1 Obsolescência planejada e Obsolescência perceptiva Comprar, descartar, comprar: A história secreta da Obsolescência Programada

2 Obsolescência planejada (ou programada) Profissionais de marketing introduzem a obsolescência em sua estratégia de produto, com o objetivo de gerar fazer as pessoas comprar mais, assim reduzindo o tempo entre as compras. Um exemplo poderia ser o de um fogão que é deliberadamente projetada para deixar de funcionar cinco anos após a compra, obrigando os consumidores a comprar outro fogão para os próximos cinco anos. Numa indústria altamente competitiva, esta estratégia costuma ser arriscada porque os consumidores podem comprar fogões dos fabricantes concorrentes. A prática de obsolescência planejada é também considerada por muitos consumidores como um sinal de comportamento antiético, ou seja, obter vantagens para si.marketingestratégia de produto

3 Exemplo: Fogão Fogão à lenha Pode-se perceber que é diferente dos modelos a gás atuais. Um dos primeiro modelo de Fogão a gás Muito famoso na época por suas cores chamativas como (azul e vermelho).

4 Fogão a gás (modelo seminovo) Muito parecido com os modelos mais novos e ainda muito utilizado entre as famílias. Modelo novo de fogão a gás Um dos mais novos modelos lançados, e já bastante popular entre os consumidores.

5 Obsolescência perceptiva (ou percebida) A obsolescência perceptiva é uma forma de reduzir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induzem o consumidor à troca. Um bom exemplo é a indústria tecnológica, que se modifica de forma a estimular a frequente aquisição de novos produtos, e um de muitos deles temos o telefone celular que vem se modificando cada vez mais, e induzindo o consumidor a comprar novos modelos.

6 Exemplo: Celular (telefone móvel) Modelo de celular antigo Celular bastante utilizado na época de lançamento. Modelo de celular seminovo Foi um modelo muito popular, sendo ainda muito utilizado.

7 Um dos modelos mais novos Um dos modelos lançados mais atuais, muito popular entre os jovens, por ser jovial, moderno e prático.

8 Conclusão... Conclusão... Como mostrado, a Indústria investe fortemente no marketing e este muitas vezes na Obsolescência, e principalmente de uma forma que atraia o público jovem, então usam da modernidade, facilidade e aparência.

9 GT 6 – Mahal Nomes: Brener - 04 Lucas Lima - 24 Marcos – 26 Monica – 29 Rafael Cortez – 33


Carregar ppt "Obsolescência planejada e Obsolescência perceptiva Comprar, descartar, comprar: A história secreta da Obsolescência Programada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google