A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 5 - logística empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 5 - logística empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 5 - logística empresarial
Alunos: Adelaide Amorim e Daniel Oliveira Unidade 5 - logística empresarial

2 Unidade 5 O presente momento vivido pela economia atual está gerando uma pressão única as empresas, seja pelos clientes que querem produtos melhores e mais baratos, seja pela a concorrência cada vez mais acirrada. Este ambiente conduziu as empresas a se aperfeiçoarem em todos os seus aspectos. Na logística além dos diversos métodos melhorados ou criados, há um que se destaca: ECR – Resposta Eficiente ao Consumidor

3 Unidade 5 ECR – Resposta Eficiente ao Consumidor:
Iniciativa que muda as relações de negócio entre os integrantes da cadeia de suprimento, desde os fornecedores aos clientes. Foca-se na adição de valor ao consumidor, abarcando o menor preço, maior variedade, mercadorias melhores, maior disponibilidade, menor perda de produtos, eficiência na logística.

4 Unidade 5 As estratégias que integram o ECR são:
Introdução eficiente de novos produtos Sortimento eficiente no estabelecimento Promoção eficiente Reposição eficiente

5 Unidade 5 Além das estratégias há também ferramentas que complementam e dão suporte para a aplicação do ECR: Gestão das categorias dos produtos: busca-se as maximização da eficiência e o lucro. Reposição contínua: Conceito que se alinha ao conhecido Just-in-Time, estoque próximo a zero. Custeio baseado em atividade: associam-se os custos aos processos da empresa, aos produtos, clientes, canais, serviços. Benchmark: Analisa-se as melhores práticas de mercado e tentam implementá-las na organização. Acompanhamento contínuo do produto com o uso de computadores e uma rede.

6 Unidade 5 Uma prática logística de produção da demanda divergentes a ECR conhecida é o Sistema Empurra: Produção Empurra, onde o produtor faz os produtos baseado na demanda prevista pelo seu setor de marketing e não na demanda real, de modo que que as lojas forçam ao consumidor comprar através de propagandas e descontos;

7 Unidade 5 Na distribuição de produtos há dois padrões que tem sido usados ao longo dos anos: A distribuição alicerçada na fonte A distribuição alicerçada no mercado

8 Unidade 5 Distribuição baseada na fonte:
A movimentação dos produtos ocorre da loja direto aos clientes não havendo intermediários; Adequado à: Produtos de alto valor e baixo peso Não há a necessidade de de ciclos curtos de entrega Demandas instáveis com lenta movimentação Não se preocupa com a disponibilidade de estoque

9 Unidade 5 Distribuição baseada no mercado
A movimentação dos produtos na loja de forma indireta aos clientes havendo centros de distribuição; Adequado à: Produtos de baixo valor Altos custos de transportes Entregas parceladas Demanda estável

10 Unidade 5 Englobando o melhor dos padrões há o cross doking:
Operação na distribução em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo, tudo com precisão, de modo a eliminar os altos custos de manuseio dos produtos, elimina longos ciclos de tempo de distribuição. Há um alto grau de planejamento, foca-se nas informações.

11 Unidade 5 Adequado ao ambiente: Com produtos de alto valor
Disponibilidade de estoque Entregas parceladas Apto ao padrão de entrega de itens de lenta e rápida movimentação


Carregar ppt "Unidade 5 - logística empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google