A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alfabetização escolar: aqui, agora e sem parar Professor Douglas Cardelli

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alfabetização escolar: aqui, agora e sem parar Professor Douglas Cardelli"— Transcrição da apresentação:

1 Alfabetização escolar: aqui, agora e sem parar Professor Douglas Cardelli

2 A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática. Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira, DOU 16/04/2012

3

4 UM DIA, NUMA AULA, A NOSSA PROFESSORA ENSINOU-NOS QUE O VENTO É SIMPLES MASSA DE AR. E EU ACREDITEI. SE A PROFESSORA O DIZ... MAS NÃO COMPREENDI. E PUS-ME A COGITAR... DE VOLTA PARA A ALDEIA, ONDE NINGUÉM ESTUDOU, RESOLVI PERGUNTAR. Autor Desconhecido

5 E DISSE O ZÉ MOLEIRO – O VENTO É PÓ DE TRIGO, SÃO VELAS A RODAR. O VENTO É UM AMIGO. O LUÍS PESCADOR GRITOU, SEM SE CONTER: - O VENTO FAZ AS ONDAS E FEZ MEU PAI MORRER! O VENTO É ASSASSINO, O VENTO FAZ DOER. - NEM SEMPRE, LEMBREI EU. LEVANTA OS PAPAGAIOS E FÁ-LOS SER ESTRELAS NUM CÉU AZUL DE SOL.

6 E GEMEU A VELHINHA, NUM CANTO DO PORTAL: - O VENTO É DOR NOS OSSOS... - É ROUPA NO VARAL SEQUINHA NUM INSTANTE! AFIRMOU MINHA MÃE CORRENDO ATAREFADA, ENTRE CASA E QUINTAL.

7 MAS EXPLICOU UM VELHO JARDINEIRO: - O VENTO, MEUS AMIGOS, DESTRUIU-ME AS ROSEIRAS E FEZ CAIR AS FLORES DAS MINHAS TREPADEIRAS. O VENTO É MUITO MAU. UM POETA SORRIU... - O VENTO É A BELEZA, AS SEARAS SÃO MAR SE O VENTO AS FAZ MOVER, NO CAMPO A ONDULAR.

8 ENTÃO SENTEI-ME À MESA E ESTUDEI A LIÇÃO. JÁ SEI O QUE É O VENTO: É DOR, É MEDO, É PÃO. É BELEZA E CANÇÃO. É A MORTE NO MAR. E POR TRÁS DISSO TUDO É UMA MASSA DE AR...

9 E EU DISSE CÁ PARA MIM QUE A MINHA PROFESSORA COM TUDO QUE ESTUDOU NÃO SOUBE ENSINAR / AVALIAR PORQUE NUNCA ESCUTOU.

10 A alfabetização é o eixo central da atividade docente na faixa dos primeiros anos de escolarização. O conceito de alfabetização que permeia esta proposta não é o de técnicas de alfabetizar, mas entende-se que a criança está se alfabetizando na medida em que for capaz de ler o mundo: o mundo é natureza, natureza transformada e relações sociais. A criança lerá o mundo na medida em que adquirir as pistas de leitura desse mundo através da Matemática, da Língua (escrita e falada), das Ciências Naturais, da História e da Geografia. As técnicas de representação do mundo (alfabetização) são integrados aos conteúdos que estão no mundo.

11 Conhecer os fundamentos epistemológicos da alfabetização e como se traduzem em métodos ajudará o professor a alfabetizar, compreendendo que a alfabetização se dá pelo acesso às áreas do conhecimento.

12 A função da escola, na área da linguagem, é introduzir a criança no mundo da escrita, tornando-a um cidadão funcionalmente letrado, capaz de fazer uso da linguagem escrita para sua necessidade individual de crescer cognitivamente e para atender às várias demandas de uma sociedade que prestigia esse tipo de linguagem como um dos instrumentos de comunicação.

13 Embora a aprendizagem seja um processo global indivisível em sua descrição e compreensão, vários aspectos podem ser isolados metodologicamente para um exame teórico mais aprofundado.

14 NOME DATA DE NASCIMENTO LEITURA distingue/reconhece ESCRITA escreve/utiliza letras de diversos sons letras do alfabeto letra inicial / final Sílabas iguais/diferentes Lê palavras (*) Lê frases (*) Lê pequenos textos (*) OBSERVAÇÕES SOBRE LEITURA letras e símbolos distintamente diferentes tipos de letra sílabas palavras textos OBSERVAÇÕES SOBRE LEITURA LEGENDA S = SIM N = NÃO (*) com compreensão

15 ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO Pressupõe um processo ativo de leitura e compreensão no qual a criança não só decifra o código escrito, mas também o compreende, estabelece relações e interpreta. ALFABETIZAÇÃO e FUNÇÃO SOCIAL= ACESSO AO CONHECIMENTO DA CULTURA DOMINANTE

16 CONSTRUINDO A ALFABETIZAÇÃO Manifestações da Cognição motor e sensorial: ações simbólica: imitações, dramatizações, desenhos, reconhecimento de símbolos codificação: leitura e escrita

17 AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO

18 OBJETIVO Discutir sobre os aspectos do processo vivido pelas crianças que são relevantes para serem acompanhados e registrados pelo professor e que trarão tanto à criança quanto ao próprio professor, subsídios para seguir em frente e avançar no processo educativo.

19 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Sua função é acompanhar, orientar, regular e redirecionar o processo educativo como um todo.

20 AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO A ênfase da Alfabetização é o processo e não o produto final: isto é, devemos descrever os processos pelos quais as crianças passam, vivenciam, experimentam, conversam, ao invés de darmos maior importância a um produto final.

21 O Acompanhamento da aprendizagem É preciso que o professor direcione o seu olhar, para contribuir na organização de objetivos e critérios que auxiliem a sua observação (olhar atento), na coleta de dados (como registrar) e na construção de um documento mais significativo (o que registrar) que represente este processo educativo. Espera-se que neste registro apareçam vivências sobre as aprendizagens e o desenvolvimento da criança. Na Alfabetização, a avaliação precisa ser entendida como:

22 AVALIAÇÃO FORMATIVA A avaliação formativa implica por parte do professor, flexibilidade e vontade de adaptação, de ajuste. Este é sem dúvida um dos únicos indicativos capazes de fazer com que se reconheça de fora uma avaliação formativa: o aumento da variabilidade didática. Uma avaliação que não é seguida por uma modificação das práticas do professor tem poucas chances de ser formativa! Por outro lado, compreende-se por que, que se diz frequentemente que avaliação formativa é, antes, contínua. HADJI, Conceituada por HADJI, 2001 como:

23 Para que uma avaliação aconteça de forma coerente, que atenda às necessidades tanto das crianças quanto do professor, é preciso uma disponibilidade e aproximação dos envolvidos. A avaliação deve ser entendida como elemento indissociável do processo educativo, possibilitando, ao professor, definir critérios para planejar e replanejar as suas atividades. A avaliação precisa ser realizada de forma sistemática e contínua, visando à melhoria da ação diária educativa. POR QUE ACOMPANHAMENTO?

24 Ao acompanhar, observar e registrar a ação da criança, o professor reúne dados significativos do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e (re)significa a sua prática docente.

25 AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO É... Priorizar o acompanhamento estreito do professor às ações das crianças. Nesse caminho a ser seguido, o professor pode certificar, interagir e prospectar como aponta HADJI (2001) a cada momento desse processo, interagindo e intervindo quando necessário. ACOMPANHAMENTOACOMPANHAMENTO OBSERVAÇÃOOBSERVAÇÃO REGISTROREGISTRO

26 O QUE É UM DESCRITOR? O descritor é o detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o aluno deve dominar na etapa de ensino em análise. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser observados.

27 Matriz de Referência de Avaliação em Alfabetização e Letramento Descritores de Habilidades / Apropriação do sistema da escrita D1. Diferenciar letras de outros sinais gráficos. D2. Identificar letras do alfabeto. D3. Reconhecer palavras como unidade gráfica. D4. Distinguir diferentes tipos de letras. D5. Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas. D6. Identificar relações fonema/grafema (som/letra). D7. Ler palavras. D8. Localizar informação em textos. D9. Inferir informação. D10. Identificar assunto de um texto lido ou ouvido. D11. Antecipar assunto do texto com base em título, subtítulo, imagens. D12. Identificar finalidades e funções da leitura. D13. Reconhecer a ordem alfabética. D14. Estabelecer relações de continuidade temática. D15. Escrever palavras. D16. Escrever frases. D17. Escrever textos.

28 Avaliar é estar perto, disponível, acessível. Avaliar é estar perto, disponível, acessível. DEMO,2006


Carregar ppt "Alfabetização escolar: aqui, agora e sem parar Professor Douglas Cardelli"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google