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Aula 1 - Apresentação da disciplina
MATEMÁTICA I Aula 1 - Apresentação da disciplina
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Desenvolver a precisão necessária ao estudo da Matemática.
Objetivo Geral: Desenvolver a precisão necessária ao estudo da Matemática. Objetivos específicos: Desenvolver raciocínio lógico; Interpretar questões práticas; Estudar assuntos fundamentais para todo o curso de Administração;
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Conteúdo Programático:
Números Reais Conjuntos Numéricos; Reta Real; Teoria dos Conjuntos Conceitos Fundamentais; Conjuntos Especiais; Subconjuntos; Operações com Conjuntos; Teoria dos Intervalos Tipos de Intervalos; Operações com Intervalos;
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Relações e Funções Par Ordenado; Produto Cartesiano; Definição de Relação; Diferença entre Relação e Função; Domínio e Imagem de uma Função; Função Composta; Função Inversa; Função do 1º Grau; Gráfico; Raiz; Estudo do sinal; Inequações do 1º Grau; Função do 2º Grau Raízes; Vértice; Estudo do Sinal; Inequações do 2º grau;
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Estudo das Inequações Inequação Produto; Inequação Quociente; Matrizes Definição de Matriz; Termo Geral; Tipos de Matrizes; Igualdade de Matrizes; Matriz Oposta; Matriz Transposta; Adição de Matrizes; Subtração de Matrizes; Multiplicação de um número real por uma Matriz; Multiplicação de Matrizes; Equações Matriciais;
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Determinantes Determinante de ordem 2; Determinantes de ordem 3; Sistemas Lineares Regra de Cramer; Escalonamento Matriz Inversa;
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Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aulas expositivas; Exercícios aplicativos a vida prática e profissional; Avaliação de Aprendizagem: Avaliação Quantitativa através de provas discursivas; Resolução de listas de exercícios; Participação em classe das atividades extras propostas.
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“Os números governam o mundo. “
Platão - Filósofo Grego (427 a.C.-347 a.C.) “Sem a Matemática, não poderia haver Astronomia; sem os recursos maravilhosos da Astronomia, seria completamente impossível a navegação. E a navegação foi o fator máximo do progresso da humanidade.” Manuel Amoroso Costa Matemático Brasileiro (Rio de Janeiro, )
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“Na maior parte das ciências, uma geração põe abaixo o que a outra construiu, e o que a outra estabeleceu a outra desfaz. Somente na Matemática é que cada geração constrói um novo andar sobre a antiga estrutura.“ Hermann Hankel – Matemático Alemão ( ) “Existe um paralelismo fiel entre o progresso social e a atividade matemática, os países socialmente atrasados são aqueles em que a atividade matemática é nula ou quase nula.” Jacques Chapellon - Matemático Francês ( )
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