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MATEMÁTICA I Aula 1 - Apresenta ç ão da disciplina.

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1 MATEMÁTICA I Aula 1 - Apresenta ç ão da disciplina

2 Objetivo Geral: Desenvolver a precisão necess á ria ao estudo da Matem á tica. Objetivos específicos: Desenvolver raciocínio lógico; Interpretar questões práticas; Estudar assuntos fundamentais para todo o curso de Administração;

3 Conte ú do Program á tico: 1.N ú meros Reais Conjuntos Num é ricos; Reta Real; 2.Teoria dos Conjuntos Conceitos Fundamentais; Conjuntos Especiais; Subconjuntos; Opera ç ões com Conjuntos; 3.Teoria dos Intervalos Tipos de Intervalos; Opera ç ões com Intervalos;

4 4.Rela ç ões e Fun ç ões Par Ordenado; Produto Cartesiano; Defini ç ão de Rela ç ão; Diferen ç a entre Rela ç ão e Fun ç ão; Dom í nio e Imagem de uma Fun ç ão; Fun ç ão Composta; Fun ç ão Inversa; Fun ç ão do 1 º Grau; Gr á fico; Raiz; Estudo do sinal; Inequa ç ões do 1 º Grau; Fun ç ão do 2 º Grau Gr á fico; Ra í zes; V é rtice; Estudo do Sinal; Inequa ç ões do 2 º grau;

5 5.Estudo das Inequa ç ões Inequação Produto; Inequação Quociente; 6.Matrizes Defini ç ão de Matriz; Termo Geral; Tipos de Matrizes; Igualdade de Matrizes; Matriz Oposta; Matriz Transposta; Adi ç ão de Matrizes; Subtra ç ão de Matrizes; Multiplica ç ão de um n ú mero real por uma Matriz; Multiplica ç ão de Matrizes; Equa ç ões Matriciais;

6 7.Determinantes Determinante de ordem 2; Determinantes de ordem 3; 8.Sistemas Lineares Regra de Cramer; Escalonamento Matriz Inversa;

7 Estrat é gias de Ensino e Aprendizagem: Aulas expositivas; Exerc í cios aplicativos a vida pr á tica e profissional; Avalia ç ão de Aprendizagem: Avalia ç ão Quantitativa atrav é s de provas discursivas; Resolu ç ão de listas de exerc í cios; Participa ç ão em classe das atividades extras propostas.

8 Os números governam o mundo. Platão - Filósofo Grego (427 a.C.-347 a.C.) Sem a Matemática, não poderia haver Astronomia; sem os recursos maravilhosos da Astronomia, seria completamente impossível a navegação. E a navegação foi o fator máximo do progresso da humanidade. Manuel Amoroso Costa Matemático Brasileiro (Rio de Janeiro, )

9 Na maior parte das ciências, uma geração põe abaixo o que a outra construiu, e o que a outra estabeleceu a outra desfaz. Somente na Matemática é que cada geração constrói um novo andar sobre a antiga estrutura. Hermann Hankel – Matemático Alemão ( ) Existe um paralelismo fiel entre o progresso social e a atividade matemática, os países socialmente atrasados são aqueles em que a atividade matemática é nula ou quase nula. Jacques Chapellon - Matemático Francês ( )


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