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Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito.

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Apresentação em tema: "Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Perspectivas da Educação e a função social da escola na sociedade contemporânea Conteúdo: - Educação Neoliberal: Teorias do capital humano e "sociedade do conhecimento" Cidadania Planetária: Ética, Ecologia e Educação

4 Referência Bibliográfica: BUCKMAN, Peter. Educação sem escolas. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Ltda, p TRINDADE, Azoilda L. da. Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 3ed. Rio de Janeiro: DP&A, p PENA-VEGA, Alfredo (orgs.). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, p

5 Educação Neoliberal : Teorias do capital humano e "sociedade do conhecimento" Cidadania Planetária: Ética, Ecologia e Educação

6 A retórica neoliberal atribui um papel estratégico à educação e determina-lhe basicamente três objetivos: - Atrelar a educação escolar à preparação para o trabalho; - Tornar a escola um meio de transmissão; - Fazer da escola um mercado para os produtos da indústria cultural e da informática

7 Entre as novas teorias surgidas nesses últimos anos, despertaram interesse dos educadores os chamados paradigmas holonômicos, ainda pouco consistentes. Complexidade e holismo são palavras cada vez mais ouvidas nos debates educacionais. Edgar Morin, que critica a razão produtivista e a racionalização modernas, propõe uma lógica do vivente (Teoria da Complexidade).

8 Ao aceitar como fundamento da educação uma antropologia que concebe o homem como um ser essencialmente contraditorial, os paradigmas holonômicos pretendem manter, sem pretender superar, todos os elementos da complexidade da vida (Moacir Gadotti). O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. (Gadotti) EDUCAÇÃO POPULAR = solidariedade e reciprocidade; Universalização da Educação Básica X Novas Matrizes Teóricas;

9 Novas Tecnologias presentes à Educação; PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DO FUTURO (Gadotti): - Aprender a conhecer - Aprender a fazer - Aprender a viver juntos - Aprender a ser - Cidadania - Planetaridade - Sustentabilidade - Virtualidade - Globalização - Transdisciplinaridade - Dialogicidade, dialeticidade


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