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Fundamentos Socioantropológicos da Educação

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Apresentação em tema: "Fundamentos Socioantropológicos da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Socioantropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Perspectivas da Educação e a função social da escola na sociedade contemporânea
Conteúdo: - Educação Neoliberal: Teorias do capital humano e "sociedade do conhecimento" Cidadania Planetária: Ética, Ecologia e Educação

4 Referência Bibliográfica:
BUCKMAN, Peter. Educação sem escolas. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Ltda, p TRINDADE, Azoilda L. da. Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 3ed. Rio de Janeiro: DP&A, p PENA-VEGA, Alfredo (orgs.). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, p

5 Educação Neoliberal: Teorias do capital humano e
"sociedade do conhecimento" Cidadania Planetária: Ética, Ecologia e Educação

6 - Atrelar a educação escolar à preparação para o trabalho;
A retórica neoliberal atribui um papel estratégico à educação e determina-lhe basicamente três objetivos: - Atrelar a educação escolar à preparação para o trabalho; - Tornar a escola um meio de transmissão; - Fazer da escola um mercado para os produtos da indústria cultural e da informática

7 Entre as novas teorias surgidas nesses últimos anos, despertaram interesse dos educadores os chamados paradigmas holonômicos, ainda pouco consistentes. Complexidade e holismo são palavras cada vez mais ouvidas nos debates educacionais. Edgar Morin, que critica a razão produtivista e a racionalização modernas, propõe uma lógica do vivente (Teoria da Complexidade).

8 “Ao aceitar como fundamento da educação uma antropologia que concebe o homem como um ser essencialmente contraditorial, os paradigmas holonômicos pretendem manter, sem pretender superar, todos os elementos da complexidade da vida” (Moacir Gadotti). “O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental.” (Gadotti) EDUCAÇÃO POPULAR = solidariedade e reciprocidade; Universalização da Educação Básica X Novas Matrizes Teóricas;

9 Novas Tecnologias presentes à Educação;
PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DO FUTURO (Gadotti): - Aprender a conhecer - Aprender a fazer - Aprender a viver juntos - Aprender a ser - Cidadania - Planetaridade - Sustentabilidade - Virtualidade - Globalização - Transdisciplinaridade - Dialogicidade, dialeticidade


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