A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito

2 OBJETIVOS: discutir a relação homem-sociedade-cultura- educação; caracterizar a educação como processo histórico-social; analisar as contribuições de alguns teóricos da sociologia no entendimento do processo educacional;

3 compreender a importância do conhecimento das diversidades culturais na prática pedagógica; utilizar-se dos contributos teóricos e metodológicos para a compreensão da realidade sócio-cultural e dos fenômenos educacionais, em particular; analisar a interação sociedade-educação no contexto brasileiro contemporâneo; caracterizar e compreender a complexidade cultural brasileira, regional e local e suas implicações na educação de forma a enraizar o ensino na comunidade envolvente

4 EMENTA: Análise da relação homem - sociedade -cultura - educação. Reflexão sobre a identidade do Ser Humano, como um Ser Social, historicamente constituído, que vive num contínuo processo de construção/reconstrução, através da educação..As diferentes culturas e modos de pensar, atuar e sentir. A atividade pedagógica diante da cultura do ambiente histórico, político e sociologicamente determinado.

5 AVALIAÇÃO: A avaliação do desempenho do aluno, atividade integrante do processo ensino-aprendizagem, é feita por disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nas atividades realizadas, harmonizados os aspectos qualitativos e quantitativos. O processo de avaliação da aprendizagem ocorre em 3 (três ) etapas: Avaliação da Aprendizagem 1 - A1 Avaliação da Aprendizagem 2 - A2 Avaliação da Aprendizagem 3 - A3

6 Para efeito de aprovação na disciplina o aluno deverá alcançar, no mínimo, 6(seis) pontos, obtidos a partir da média aritmética simples entre as verificações de aprendizagem A1 e A2. O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para todos os graduandos como requisito para conclusão do curso no qual esse trabalho está previsto e consiste em pesquisa orientada, relatada sob a forma de monografia.

7 AUTOAVALIAÇÃO: Durante todo o curso o aluno é estimulado à auto- avaliação, considerando-se que ele é o principal sujeito construtor do seu conhecimento e, portanto, necessita verificar se está indo, no processo de aprendizagem, em direção aos propósitos que almeja.

8 AUTOAVALIAÇÃO: Durante todo o curso o aluno é estimulado à autoavaliação, considerando-se que ele é o principal sujeito construtor do seu conhecimento e, portanto, necessita verificar se está indo, no processo de aprendizagem, em direção aos propósitos que almeja.

9

10 Não posso ser professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de minha disciplina, não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao puro ensino daqueles conteúdos. Esse é um momento apenas de minha atividade pedagógica. Tão importante quanto ele, o ensino dos conteúdos, é o meu testemunho ético ao ensiná-los. Paulo Freire (1996)


Carregar ppt "Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google