A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ATO DE ESTUDAR Aprender a aprender na Universidade Curso médio Requer uma mudança de hábitos Curso superior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ATO DE ESTUDAR Aprender a aprender na Universidade Curso médio Requer uma mudança de hábitos Curso superior."— Transcrição da apresentação:

1 O ATO DE ESTUDAR Aprender a aprender na Universidade Curso médio Requer uma mudança de hábitos Curso superior

2 O ATO DE ESTUDAR Aprender a aprender O que é aprender a aprender? aprender a aprender implica aprender a pensar Implica em que o aluno deixa de ser mero repetidor e cumpridor de tarefas determinadas pelo professor. Significa vencer a dependência do professor para ser um protagonista de sua própria aprendizagem. (RIVIÉRE, 1987, adaptado)

3 O ATO DE ESTUDAR aprender é a maior prova da maleabilidade do ser humano, porque, mais que adaptar-se à realidade, passa a nela intervir. (DEMO, Saber pensar. 2001) Ao aprender, o indivíduo apropria-se de conhecimento e despreza-se a mera memorização e reprodução de idéias alheias e constroem-se referenciais próprios. (DEMO, 2001, adaptado) Aprender é um processo interno. Envolve processo de reflexão, ou seja, formar uma idéia.

4 O ATO DE ESTUDAR O que é fazer um curso superior? não é ouvir aulas para conseguir adivinhar testes; é instrumentar-se para o trabalho científico; é melhor instrumentar-se do que o conhecimento de uma série de problemas ou informações acumuladas de forma assistemática; não é adquirir capacidade de repetir o que aprendeu, mas sim condições para empreender uma pesquisa série e profunda diante de novos problemas. (RUIZ, 1996, p. 20 adaptado)

5 O ATO DE ESTUDAR Motivação Motivação (interesses internos ao indivíduo) existe Influências positivas só favorecem Influências negativas Influências negativas não conseguirá demover da busca do seu objetivo

6 O ATO DE ESTUDAR Organização do estudo (reorganizar a vida) tempo é questão de preferência Abrir espaço para o estudo Planejar o melhor aproveitamento de seu tempo

7 O ATO DE ESTUDAR Preparação e revisão de aulas formar a rotina diária de aproveitamento Recomendável de pequenos espaços de tempo para o estudo Leitura prévia facilitará o estudo do assuntopossibilitará levantar dúvidas poderá aprofundar o assunto sob orientação Aprendizado revisão imediata adequado revisão globalizadora Revisão

8 O ATO DE ESTUDAR Estudos em grupo Estudos em grupo É muito proveitoso sob vários aspectos quando todos os seus componentes assumem sua parcela de responsabilidade e se dispõem a trabalhar, contribuir e participar ativamente. Para um bom aproveitamento de estudos em grupo: nº componentes não exceder 5 elementos; coordenação do grupo ficar a cargo de uma pessoa para dirigir os trabalhos, marcar as reuniões e cobrar resultados; responsabilidade individual respeitar horários; todos trabalham visando o bem comum.

9 O ATO DE ESTUDAR Aspecto fundamental para um futuro profissional contábil Saber organizar-se de forma adequada para estudar; Ler e refletir sobre o assunto; armazenar e recuperar, quando necessário, o conteúdo estudado; Saber pensar, refletir e chegar a conclusões próprias; Saber comunicar ou apresentar as suas conclusões de maneira adequada, respeitando-se a forma de comunicação do ambiente em que se atua.


Carregar ppt "O ATO DE ESTUDAR Aprender a aprender na Universidade Curso médio Requer uma mudança de hábitos Curso superior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google