A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Estoques Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B

2 Controle X Gestão de estoques

3

4

5 A gestão de estoque tem como preocupação a busca constante da redução dos valores monetários de seus estoques, atuando para mantê-los o mais baixo possível e dentro dos níveis de segurança financeiro e dos volumes para atender o cliente.

6 Just in time! Princípios: .qualidade .velocidade .confiabilidade
.flexibilidade .compromisso Propósitos: .identifica e ataca os problemas fundamentais .elimina perda e desperdícios .elimina processos complexos .implementa sistemas e procedimentos

7 Curva ABC! A Análise (curva) ABC foi desenvolvida por Vilfredo Pareto, sociólogo e matemático italiano, ( ) para comparar duas curvas homogêneas e as conclusões que disso se obtêm. O nome – Curva ABC – é para lembrar, ressaltar que ABC são as três letras que estão na frente de todo o alfabeto. É uma analogia, para nos lembrar que o mais importante deve ser visto primeiro. Numa definição simples, Curva ABC é um recurso para identificar os itens mais importantes a considerar dentro de uma quantidade geralmente grande de itens.

8 Fluxo contínuo de material; Fluxo descontínuo; Balanceamento da capacidade e; Fluxo sincrônico de material.

9 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1- São três os traços básicos que necessitamos entender em se tratando de estoques. São características comuns a todos os problemas de controle de estoque, sendo eles matérias-primas, material em processo ou produtos acabados. Cite-os. * Custos associados a estoques - excluindo o custo de aquisição da mercadoria, podem ser divididos em três categorias: custo de pedir, custos de manter estoques e custo total; * Objetivos do estoque – divididos em objetivos de custo e objetivos de nível de serviços; * Previsão de incerteza – uma das primeiras questões consideradas no controle de estoques é a previsão de vendas futuras, da demanda, bem como a estimativa do tempo de ressuprimento (lead time), desde a colocação do pedido no fornecedor, sua produção até a chegada do material em nossas instalações. 2- Por gestão de estoques entendemos o planejamento do estoque, seu controle e sua retroalimentação sobre o planejamento. Explique o que é uma retroalimentação. É a comparação dos dados de controle com os dados do planejamento, a fim de constatar seus desvios e determinar suas causas. Quando for o caso, a empresa deve corrigir o plano para torná-lo mais realista, fazendo com que o planejamento e o controle sejam cada vez mais coincidentes.

10 3- Qual é o objetivo do Just in Time e quais são os seus princípios
3- Qual é o objetivo do Just in Time e quais são os seus princípios? JIT visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade e sem desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento da quantidade necessária de componentes, no momento e em locais corretos, utilizando o mínimo de recursos. JIT requer princípios como: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e compromisso. 4- Explique o que é o Ponto de Reposição. Também é conhecido como método do estoque mínimo, objetiva otimizar os investimentos em estoque. Cuida de balancear a relação entre estoque elevado, que tem um maior custo de manutenção, e estoque baixo, que por sua vez tem um maior risco de perda de vendas e/ou paradas na produção. A finalidade do ponto de reposição é dar início ao processo de ressuprimento com tempo suficiente para não ocorrer falta de material. 5- Cada produto deve ser classificado de acordo com seus requisitos antes de estabelecermos uma política adequada de estoque. Explique por que o método da curva ABC atende a esse propósito Isso acontece porque a curva ABC baseia-se no raciocínio do diagrama de Pareto, em que nem todos os itens tem a mesma importância e a atenção deve ser dada para os mais significativos. 6- A teoria das restrições TOC classifica a capacidade de um recurso em três categorias: capacidade produtiva, capacidade protetora e capacidade ociosa. Porém, o tamanho da capacidade protetora depende de alguns fatores. Cite-os. Depende da qualidade do processo - quanto pior a qualidade, maior terá de ser essa capacidade- e da quantidade de estoque em processo – quanto maior este estoque, menor pode ser essa capacidade; o aumento deste estoque, porém, nunca poderá eliminar a capacidade protetora, pois necessitaria de um estoque infinito.


Carregar ppt "Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google