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Processos em Manufatura e Serviços Universidade Camilo Castelo Branco Pós Graduação em Gestão Empresarial Gestão de Operações.

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Apresentação em tema: "Processos em Manufatura e Serviços Universidade Camilo Castelo Branco Pós Graduação em Gestão Empresarial Gestão de Operações."— Transcrição da apresentação:

1 Processos em Manufatura e Serviços Universidade Camilo Castelo Branco Pós Graduação em Gestão Empresarial Gestão de Operações

2 Modelo Geral da Administração de Produção

3 Projeto Objetivo: –O Objetivo da atividade de um projeto é satisfazer às necessidades dos consumidores Aplicabilidade: –A atividade de projeto aplica-se tanto a produtos / serviços quanto a sistemas (denominados processos)

4 Projeto Motivação: –A atividade de projeto é, em si mesma, um processo de transformação Desenvolvimento –O projeto começa com um conceito e termina com a tradução desse conceito em uma especificação de algo que pode ser produzido

5 Escolha de um Projeto Redução progressiva do número de alternativas até que o projeto final seja obtido Filtros de Avaliação e Escolha Grande número de opções de Projetos Um Projeto Conceito Especificação do Projeto Incertezas em relação ao projeto final Certezas em relação ao projeto final Tempo

6 Avaliação de Opções em Projeto Significa avaliar a importância de cada opção do projeto, de maneira que uma possa ser escolhida. Categorias Principais: –Viabilidade: Quão difícil é? Podemos Fazê-la? Quais investimentos financeiros e gerenciais são necessários? –Aceitabilidade Quanto vale a pena? Queremos Fazê-la? Qual retorno em melhoria de desempenho e financeira dará? –Vulnerabilidade Que pode dar errado? Queremos correr risco? Quais riscos corremos se as coisas saírem erradas?

7 Tipos de Projetos de Processos Definição –Entende-se por projetos de processos, as maneiras de se gerenciar o processo de transformação. Fatores Críticos –O volume e a variedade dos outputs influenciam fortemente na escolha do processo de transformação Projetos de Processos são encontrados tanto em manufatura quanto em serviços Manufatura Processos de Projetos Processos de Jobbing Processos em lotes ou bateladas Processos de produção em massa Processos contínuos Serviços Serviços profissionais Lojas de serviços Serviços de massa

8 Tipos de Processos em Manufatura Projetos Volume Variedade BaixoAlto Baixo Alto Jobbing Lotes ou bateladas Em massa Contínuos

9 Processos de Projetos Lidam com produtos discretos e de alta customização Tempo de produção é bastante longo Baixo volume e alta variedade Os recursos são consumidos durante o projeto Exemplos: –Construção de navios –Construção de um complexo viário –Produção de filmes –Instalação de um sistema de computadores

10 Processo de Jobbing (Job Shop) Baixo Volume e alta variedade Os recursos de produção processam uma série de produtos Exige mão de obra especializada: Ferramenteiro, Restauradores, alfaiates, etc Exemplos: –Roupas sob medida –Produção de convite para um determinado evento –Restauração de móveis ou obras de arte –Produção de camisetas promocionais

11 Processo em Lotes ou Bateladas Menor variedade que o processo de Jobbing, porém maior volume de produção Pouca necessidade de Mão de obra especializada Processos relativamente repetitivos Exemplos: –Produção de Máquinas Ferramentas –Fabricação de peças para indústria automotiva –Fabricação de roupas industrializadas –Produção de alimentos congelados especiais

12 Processos de Produção em Massa Produção em Alto volume e baixa variedade Exige equipamentos especiais As atividades são amplamente previsíveis Exemplos: –Fabricante de automóveis –Fabricante de televisores –Engarrafamento de refrigerantes –Produção de CDs

13 Processos Contínuos Volumes maiores que a produção em massa e variedade ainda mais baixa Caracterizam-se por longos períodos de operação Em geral, trata-se de produção em fluxo contínuo (produtos não discretos) Elevado investimento em equipamentos Exemplos: –Refinarias de petróleo –Instalações de eletricidade –Siderúrgicas –Indústria de Papel e Celulose

14 Tipos de Processos em Serviços Serviços Profissionais Volume Variedade BaixoAlto Baixo Alto Lojas de Serviços Serviços de Massa

15 Serviços Profissionais Organizações de alto contato, em que os clientes despendem tempo considerável no processo do serviço Baseiam-se em pessoas em vez de equipamentos Ênfase no processo (como o serviço é prestado) em vez de no produto (o que é fornecido Exemplo: –Consultores de gestão –Advogados –Arquitetos –Serviços na área de informática

16 Serviços de Massa Envolvem muitas transações de clientes, com tempo limitado e baixa customização Utilização de procedimentos previamente definidos Agregação de valor realizado no escritório de retaguarda Exemplos: –Atendimento em serviço público –Serviços de transportes (metroviário, transporte urbano coletivo) –Serviços de Telecomunicações

17 Lojas de Serviços Customização, volume de clientes e liberdade de decisão do pessoal encontram-se em níveis intermediários em relação aos serviços profissionais e de massa O serviço é proporcionado tanto pelo pessoal de retaguarda quanto pela linha de frente Exemplos: –Bancos –Lojas de ruas comerciais e Shopping Centers –Empresas de aluguel de veículos –Restaurantes


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