A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula GPI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula GPI."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula GPI

2 Prof a Alessandra de Paula 2 CURRÍCULO RESUMIDO Formada em Administração de Empresas Formada em Administração de Empresas Pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR Pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR Mestranda em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR Mestranda em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR

3 Prof a Alessandra de Paula 3 CURRÍCULO RESUMIDO Realiza treinamento empresarial na área de lançamento de novos produtos e prospecção-mercado Realiza treinamento empresarial na área de lançamento de novos produtos e prospecção-mercado Atuando na área desde 1998 no desenvolvimento e lançamento de novos produtos para o mercado Atuando na área desde 1998 no desenvolvimento e lançamento de novos produtos para o mercado

4 Prof a Alessandra de Paula 4 METODOLOGIA AS AULAS SERÃO MINISTRADAS AS AULAS SERÃO MINISTRADAS –Na Forma expositiva AVALIAÇÕES AVALIAÇÕES –Avaliação parcial individual dos conteúdos, 10 questões - Peso 3 –Atividade supervisionada através de trabalho em equipe - Peso 2

5 Prof a Alessandra de Paula 5 CONTEÚDO - AULA 1 CONCEITOS PARA O DESENVOLVI- MENTO DE PRODUTOS E MARCAS 1.1 – Processo Produtivo 1.2 – Produtos 1.3 – Bens e Serviços 1.4 – Marca 1.5 – Design do Produto 1.6 – Ciclo de vida do Produto 1.7 – Tipologia para Bens e Serviços

6 Prof a Alessandra de Paula 6 INTRODUÇÃO Planejamento Concepção Desenvolvimento Mercado Manutenção Serviço s Bens

7 Prof a Alessandra de Paula 7 CONCEITOS Gestão : maneira pelo qual o gestor, através do planejamento, utiliza os recursos para criar produtos e atingir os objetivos da organização. Gestão : maneira pelo qual o gestor, através do planejamento, utiliza os recursos para criar produtos e atingir os objetivos da organização. Concepção : maneira de formular uma idéia original. Concepção : maneira de formular uma idéia original. Desenvolvimento : ato, efeito, modo ou a arte de dar estrutura, fabricar. Desenvolvimento : ato, efeito, modo ou a arte de dar estrutura, fabricar.

8 Prof a Alessandra de Paula 8 CONCEITOS Planejamento : trabalho de preparação para qualquer empreendimento. Planejamento : trabalho de preparação para qualquer empreendimento. Mercado : lugar destinado a comercialização de produtos e mercadorias. Mercado : lugar destinado a comercialização de produtos e mercadorias. Manutenção : as medidas necessárias para a conservação ou a permanência do produto no mercado. Manutenção : as medidas necessárias para a conservação ou a permanência do produto no mercado.

9 Prof a Alessandra de Paula 9 PROCESSO PRODUTIVO São todas as etapas que levam a produção, fabricação, manufatura de um determinado produto. São todas as etapas que levam a produção, fabricação, manufatura de um determinado produto. Processo de planejamento e concepção do produto INSUMOS Mão-de-obra Informações Consumidores Instalações Energia BENS E/OU SERVIÇOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Fabricação e/ou prestação de serviço FeedBack do mercado para os produtos FeedBack do Processo de transformação FeedBack dos Insumos

10 Prof a Alessandra de Paula 10 PRODUTO Resultado ou rendimento do trabalho físico ou intelectual, Algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo... Algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo... Podem ser através de Bens físicos, serviços, idéias experiências KOTLER,2000 KOTLER,2000

11 Prof a Alessandra de Paula 11 BENS Todo objeto que sofreu um processo de transformação, resultando no atendimento de uma necessidade de nosso cliente pelo seu uso Todo objeto que sofreu um processo de transformação, resultando no atendimento de uma necessidade de nosso cliente pelo seu usoKOTLER,2000

12 Prof a Alessandra de Paula 12 SERVIÇOS Qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada KOTLER,2000

13 Prof a Alessandra de Paula 13 BENS X SERVIÇOS Tangível X Intangível Tangível X Intangível. Estocável X Não Estocável Transportável X Não Transportável Baixo Contato X Alto Contato Baixo Contato X Alto Contato. Qualidade Qualidade. Objetiva X Subjetiva Objetiva X Subjetiva.

14 Prof a Alessandra de Paula 14 CICLO DE VIDA DO PRODUTO Do desenvolvimento ao declínio Do desenvolvimento ao declínio Introdução Crescimento Maturidade Declínio Vendas e Lucro Tempo Desenvolvimento Vendas Lucro

15 Prof a Alessandra de Paula 15 FORMAS DE C iclo V ida P roduto Categoria de produto Categoria de produto Forma do produto Forma do produto Produtos e Marcas Produtos e Marcas

16 Prof a Alessandra de Paula 16 TIPOLOGIA PARA BENS Matriz de avaliação de bens Fluxo é Intermitente Baixa Alta AltoBaixo Volume Variedade Fluxo regular mais importante Fluxo regular mais factível Fluxo é contínuo Arranjo físico posicional Arranjo físico por processo Arranjo físico celular Arranjo físico por produto

17 Prof a Alessandra de Paula 17 A RRANJO F ÍSICO POSICIONAL Todos os esforços de produção se dirigem ao produto Todos os esforços de produção se dirigem ao produto Volume de produção é mais baixo Volume de produção é mais baixo Não há constância no fornecimento Não há constância no fornecimento Modelos únicos Modelos únicos Casas, navios, hidroelétricas Casas, navios, hidroelétricas

18 Prof a Alessandra de Paula 18 A RRANJO F ÍSICO POR PROCESSO Realizados em lotes pequenos, baixo volume de produção Realizados em lotes pequenos, baixo volume de produção Reduzida variedade de produtos Reduzida variedade de produtos Equipamentos agrupados por tipo de processos Equipamentos agrupados por tipo de processos Blocos de notas, peças específicas Blocos de notas, peças específicas

19 Prof a Alessandra de Paula 19 A RRANJO F ÍSICO CELULAR Produção de uma determinada família de produtos muito similares em sua fabricação Produção de uma determinada família de produtos muito similares em sua fabricação Permite um alto volume de produção Permite um alto volume de produção Variedade menor de produtos Variedade menor de produtos Batedeira, liquidificador,etc.. Batedeira, liquidificador,etc..

20 Prof a Alessandra de Paula 20 A RRANJO F ÍSICO POR PRODUTO A RRANJO F ÍSICO POR PRODUTO Produção em massa Produção em massa Elevada taxa de produção Elevada taxa de produção Redução na variedade de produto Redução na variedade de produto Normalmente nesse tipo de produção o produto é único Normalmente nesse tipo de produção o produto é único Carros, tratores, montadoras Carros, tratores, montadoras

21 Prof a Alessandra de Paula 21 TIPOLOGIA PARA SERVIÇOS Matriz de avaliação para serviços

22 Prof a Alessandra de Paula 22 SERVIÇOS PROFISSIONAIS Prestados específica e diretamente para o consumidor (front office) Prestados específica e diretamente para o consumidor (front office) Volume de produção é reduzido Volume de produção é reduzido Cirurgias plásticas, consultorias especializadas, salões de beleza. Cirurgias plásticas, consultorias especializadas, salões de beleza.

23 Prof a Alessandra de Paula 23 S ERVIÇOS P ROFISSIONAIS DE MASSA Fornecidos para um grupo específico de pessoas com determinadas características Fornecidos para um grupo específico de pessoas com determinadas características Clínicas especializadas para o tratamento de uma patologia em especial Clínicas especializadas para o tratamento de uma patologia em especial – doenças de pele -

24 Prof a Alessandra de Paula 24 LOJA DE SERVIÇOS Agrega uma variedade significativa de serviços, em relação aos serviços profissionais Agrega uma variedade significativa de serviços, em relação aos serviços profissionais Lojas de varejo e restaurantes de prato pronto, o contato é feito de forma parcial Lojas de varejo e restaurantes de prato pronto, o contato é feito de forma parcial

25 Prof a Alessandra de Paula 25 SERVIÇOS DE MASSA Um grande número de clientes são atendidos por dia, de forma padronizada Um grande número de clientes são atendidos por dia, de forma padronizada Os custos são reduzidos e os ganhos se dão em grande escala Os custos são reduzidos e os ganhos se dão em grande escala Ênfase é dada mais a tecnologia do que ao cliente Ênfase é dada mais a tecnologia do que ao cliente Transportes coletivos (metrô) Transportes coletivos (metrô)

26 Prof a Alessandra de Paula 26 S ERVIÇO D E M ASSA CUSTOMIZADO Fornecido a milhares de clientes Fornecido a milhares de clientes Cria uma ilusão de customização Cria uma ilusão de customização Padronização - tecnologia da informação Padronização - tecnologia da informação Sites que vendem produtos, amazon.com - google.com Sites que vendem produtos, amazon.com - google.com Caixas automáticos de bancos Caixas automáticos de bancos

27 Prof a Alessandra de Paula 27 DESIGN DO PRODUTO Desenho industrial que realiza a produção de objetos e produtos para uso humano Desenho industrial que realiza a produção de objetos e produtos para uso humano Contorno, delineamento do produto Contorno, delineamento do produto Metropolitan, 2003, Jeffrey Bernett Cadeira Luis XV século XVIII

28 Prof a Alessandra de Paula 28


Carregar ppt "Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula GPI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google