A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994."— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.

2 OBJETIVOS 1. TÉCNICO-CIENTÍFICO 2. POLÍTICO 3. FILOSÓFICA
______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES

3 FORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICO
domínio dos conhecimentos científicos relacionados com a realidade educacional; domínio qualificado e competente - permite visão objetiva da realidade educacional; superação da ingenuidade - senso comum; Os cursos de preparação dos profissionais da educação: exigência dos procedimentos rigorosos da ciência na construção do conhecimento do objeto educacional ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES

4 A EDUCAÇÃO É UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO SOCIAL ...
EXIGE INSTRUMENTOS ADEQUADOS, METODOLOGIAS ESPECÍFICAS, QUE POSSAM TORNÁ-LA EFICAZ NA CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS MEDIAÇÃO PARA OS FINS VISADOS AS TÉCNICAS FUNDAMENTADAS CIENTÍFICAMENTE FORMAS ESPONTANEÍSTAS OU INTUICIONISTAS DE AGIR ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES

5 FORMAÇÃO POLÍTICA APROPRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA SOCIAL E SENSIBILIDADE ÀS CONDIÇÕES ESPECÍFICAMENTE POLÍTICAS DE TODO TECIDO SOCIAL, NO QUAL DESENVOLVERÁ SUA AÇÃO PEDAGÓGICA COMPETÊNCIA DE COMPREENDER E DE AGIR COERENTEMENTE COM ESSA COMPREENSÃO. EDUCAÇÃO SÓ TEM SENTIDO NO ÂMBITO DE UM PROJETO POLÍTICO MAIS AMPLO ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES

6 O DESTINO DAS PESSOAS AO DE TODA A COMUNIDADE HUMANA.
FORMAÇÃO FILOSÓFICA A SENSIBILIDADE DA ACÃO EDUCACIONAL DEPENDE DA INSERÇÃO DO EDUCADOR NUM PROJETO ANTROPOLÓGICO. A EDUCAÇÃO SÓ GANHA SENTIDO PLENO A PARTIR DE UMA VISÃO DE TOTALIDADE, QUE ARTICULA O DESTINO DAS PESSOAS AO DE TODA A COMUNIDADE HUMANA. ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES

7 (CONSIDERANDO AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO)
FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO (CONSIDERANDO AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO) SOLIDEZ E COMPETÊNCIA; RIGOROSO DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS; DOMÍNIO DE HABILIDADES TÉCNICAS; CONSISTENTE PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES SITUACIONAIS DOS HOMENS; ABRANGENTE SENSIBILIDADE ÀS CONDIÇÕES ANTROPOLÓGICAS DE SUA EXISTÊNCIA. ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES

8 O EDUCADOR COMO INTELECTUAL TRANSFORMADOR
Ao invés de considerar o conhecimento como objetivo, como algo a ser meramente transmitido aos estudantes, os professores podem demonstrar como o mesmo é construído por um processo seletivo de ênfase e exclusões. Tal questionamento pode ser analisado por meio de questões tais como: ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES

9 COMO É TRANSMITIDO AQUILO QUE É CONSIDERADO CONHECIMENTO ESCOLAR?
COMO TAL CONHECIMENTO É SELECIONADO E ORGANIZADO? QUAIS SÃO OS INTERESSES SUBJACENTES QUE ESTRUTURAM A FORMA E O CONTEÚDO DO CONHECIMENTO ESCOLAR? COMO É TRANSMITIDO AQUILO QUE É CONSIDERADO CONHECIMENTO ESCOLAR? COMO É DETERMINADO O ACESSO A ESSE CONHECIMENTO? QUAIS OS VALORES E AS FORMAÇÕES CULTURAIS LEGITIMADAS PELAS FORMAS DOMINANTES DE SABER ESCOLAR? QUAIS FORMAÇÕES CULTURAIS SÃO DESORGANIZADAS E TORNADAS ILEGÍTIMAS PELA FORMAS DOMINANTES DE SABER ESCOLAR? ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES

10 A EDUCAÇÃO MEDIANDO A PRÁTICA DOS HOMENS
1- A EXISTÊNCIA DO HOMEM COMO EXISTÊNCIA MEDIADA CONSIGO MESMO SER DE RELAÇÕES COM SEUS SEMELHANTES COM A NATUREZA ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES

11 AGINDO SOBRE A NATUREZA
2- O HOMEM E SUA TRÍPLICE PRÁTICA INTER-RELAÇÃO ESFERA DA PRÁTICA PRODUTIVA, ÂMBITO DO TRABALHO E UNIVERSO DAS RELAÇÕES TÉCNICAS ESFERA DA PRÁTICA SIMBOLIZADORA, ÂMBITO DA CULTURA SIMBÓLICA, UNIVERSO DAS RELAÇÕES INTENCINAIS. DAS PRÁTICAS HUMANAS ESFERA DA PRÁTICA SOCIAL, ÂMBITO DA POLÍTICA E UNIVERSO DAS RELAÇÕES DE PODER ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES

12 ESFERA DA PRÁTICA PRODUTIVA
PELO TRABALHO, O HOMEM SE RELACIONA COM A NATUREZA, RETIRANDO DELA OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PRODUÇÃO DE SUA EXISTÊNCIA MATERIAL ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES

13 ESFERA DA PRÁTICA SOCIAL
PELA SOCIABILIDADE, OS HOMENS ESTABELECEM RELAÇÕES ENTRE SI, QUE SÃO TAMBÉM RELAÇÕES HIERARQUIZADAS, MARCADAS PELO PODER. ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES

14 ESFERA DA PRÁTICA SIMBOLIZADORA
PELA CULTURA SIMBÓLICA, OS HOMENS PRODUZEM E USAM OS BENS CULTURAIS ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES


Carregar ppt "A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google