A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994."— Transcrição da apresentação:

1

2 1 A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.

3 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 2/14 OBJETIVOS 1. TÉCNICO-CIENTÍFICO 2. POLÍTICO 3. FILOSÓFICA

4 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 3/14 domínio dos conhecimentos científicos relacionados com a realidade educacional; domínio qualificado e competente - permite visão objetiva da realidade educacional; Os cursos de preparação dos profissionais da educação: exigência dos procedimentos rigorosos da ciência na construção do conhecimento do objeto educacional superação da ingenuidade - senso comum; FORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICO

5 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 4/14 A EDUCAÇÃO É UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO SOCIAL... MEDIAÇÃO PARA OS FINS VISADOS AS TÉCNICAS FUNDAMENTADAS CIENTÍFICAMENTE FORMAS ESPONTANEÍSTAS OU INTUICIONISTAS DE AGIR EXIGE INSTRUMENTOS ADEQUADOS, METODOLOGIAS ESPECÍFICAS, QUE POSSAM TORNÁ-LA EFICAZ NA CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS

6 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 5/14 APROPRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA SOCIAL E SENSIBILIDADE ÀS CONDIÇÕES ESPECÍFICAMENTE POLÍTICAS DE TODO TECIDO SOCIAL, NO QUAL DESENVOLVERÁ SUA AÇÃO PEDAGÓGICA COMPETÊNCIA DE COMPREENDER E DE AGIR COERENTEMENTE COM ESSA COMPREENSÃO. EDUCAÇÃO SÓ TEM SENTIDO NO ÂMBITO DE UM PROJETO POLÍTICO MAIS AMPLO FORMAÇÃO POLÍTICA

7 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 6/14 A SENSIBILIDADE DA ACÃO EDUCACIONAL DEPENDE DA INSERÇÃO DO EDUCADOR NUM PROJETO ANTROPOLÓGICO. FORMAÇÃO FILOSÓFICA A EDUCAÇÃO SÓ GANHA SENTIDO PLENO A PARTIR DE UMA VISÃO DE TOTALIDADE, QUE ARTICULA O DESTINO DAS PESSOAS AO DE TODA A COMUNIDADE HUMANA.

8 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 7/14 RIGOROSO DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS; DOMÍNIO DE HABILIDADES TÉCNICAS; SOLIDEZ E COMPETÊNCIA; CONSISTENTE PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES SITUACIONAIS DOS HOMENS; ABRANGENTE SENSIBILIDADE ÀS CONDIÇÕES ANTROPOLÓGICAS DE SUA EXISTÊNCIA. FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO (CONSIDERANDO AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO)

9 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 8/14 O EDUCADOR COMO INTELECTUAL TRANSFORMADOR Ao invés de considerar o conhecimento como objetivo, como algo a ser meramente transmitido aos estudantes, os professores podem demonstrar como o mesmo é construído por um processo seletivo de ênfase e exclusões. Tal questionamento pode ser analisado por meio de questões tais como:

10 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 9/14 O QUE É CONSIDERADO CONHECIMENTO ESCOLAR? COMO TAL CONHECIMENTO É SELECIONADO E ORGANIZADO? QUAIS SÃO OS INTERESSES SUBJACENTES QUE ESTRUTURAM A FORMA E O CONTEÚDO DO CONHECIMENTO ESCOLAR? COMO É TRANSMITIDO AQUILO QUE É CONSIDERADO CONHECIMENTO ESCOLAR? COMO É DETERMINADO O ACESSO A ESSE CONHECIMENTO? QUAIS OS VALORES E AS FORMAÇÕES CULTURAIS LEGITIMADAS PELAS FORMAS DOMINANTES DE SABER ESCOLAR? QUAIS FORMAÇÕES CULTURAIS SÃO DESORGANIZADAS E TORNADAS ILEGÍTIMAS PELA FORMAS DOMINANTES DE SABER ESCOLAR?

11 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 10/14 A EDUCAÇÃO MEDIANDO A PRÁTICA DOS HOMENS 1- A EXISTÊNCIA DO HOMEM COMO EXISTÊNCIA MEDIADA COM A NATUREZA COM SEUS SEMELHANTES CONSIGO MESMO SER DE RELAÇÕES

12 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 11/14 AGINDO SOBRE A NATUREZA 2- O HOMEM E SUA TRÍPLICE PRÁTICA ESFERA DA PRÁTICA SIMBOLIZADORA, ÂMBITO DA CULTURA SIMBÓLICA, UNIVERSO DAS RELAÇÕES INTENCINAIS. ESFERA DA PRÁTICA PRODUTIVA, ÂMBITO DO TRABALHO E UNIVERSO DAS RELAÇÕES TÉCNICAS ESFERA DA PRÁTICA SOCIAL, ÂMBITO DA POLÍTICA E UNIVERSO DAS RELAÇÕES DE PODER INTER-RELAÇÃO DAS PRÁTICAS HUMANAS

13 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 12/14 ESFERA DA PRÁTICA PRODUTIVA PELO TRABALHO, O HOMEM SE RELACIONA COM A NATUREZA, RETIRANDO DELA OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PRODUÇÃO DE SUA EXISTÊNCIA MATERIAL

14 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 13/14 ESFERA DA PRÁTICA SOCIAL PELA SOCIABILIDADE, OS HOMENS ESTABELECEM RELAÇÕES ENTRE SI, QUE SÃO TAMBÉM RELAÇÕES HIERARQUIZADAS, MARCADAS PELO PODER.

15 ______________________________________________ EDUCAÇÃO DO EDUCADOR - PROF. OSWMARQUES 14/14 ESFERA DA PRÁTICA SIMBOLIZADORA PELA CULTURA SIMBÓLICA, OS HOMENS PRODUZEM E USAM OS BENS CULTURAIS


Carregar ppt "1 A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google