A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relação do que foi planejado com o dia a dia da organização - Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Prof. Luiz da Guia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relação do que foi planejado com o dia a dia da organização - Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Prof. Luiz da Guia."— Transcrição da apresentação:

1

2 Relação do que foi planejado com o dia a dia da organização - Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Prof. Luiz da Guia

3 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Só há uma forma de não termos problemas como os relatados anteriormente. A aquisição e o uso de Tecnologia da informação desnecessária, sem utilidade, cara etc. pode ser evitada. Precisamos...

4 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Precisamos estabelecer a ligação entre o que foi planejado e o que será executado. O velho e bom: PLANEJADO x EXECUTADO

5 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação É preciso que o plano estratégico possa ser desmembrado em ações concretas (as metas), que, por sua vez, se bem executadas, levarão a empresa a atingir os objetivos planejados. Assim...

6 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação A TI, se alinhada com esses dois planos, terá uma vida útil mais longa e, definitivamente, terá sido comprada visando alcançar os objetivos e metas da empresa.

7 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Em empresas de grande e médio porte...

8 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Essa ligação pode dar se a partir do planejamento estratégico, porque essas empresas, geralmente, têm esse tipo de plano, que ligado ao plano operacional, mostra claramente o que, como e com o que se vai construir cada etapa que levará à consecução dos objetivos da organização.

9 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Em empresas de pequeno porte, ou em todas aquelas que não tiverem um planejamento estratégico formal, é possível estabelecer um plano para Tecnologia da Informação ligado a metas de médio prazo. Esboço, esboço, esboço... Arremedo, arremedo, arremedo... O que isto tem de bom?

10 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Qualquer empresa que nos dias atuais não tiver pelo menos um esboço, um arremedo de plano estratégico, sequer vai saber o que fazer com qualquer Tecnologia da Informação.

11 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Geralmente, duas informações estão disponíveis, mesmo para as menores empresas: a primeira é onde ela está; a segunda é aonde ela quer chegar. Sem esse mínimo nenhuma empresa vai saber o que fazer da própria vida! Isto me lembra uma figura...

12 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação a primeira é onde ela está; a segunda é aonde ela quer chegar.

13 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Caso contrário... Vamos apagar incêndios o tempo todo.

14 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Seus gestores estarão tão ocupados em apagar incêndios que dificilmente poderão se salvar ou à empresa. Mas existem os suicidas.

15 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Hoje não dá mais para agir como avestruz, enfiando a cabeça num buraco e fingindo que a economia global diz respeito somente aos outros, e que a concorrência jamais nos alcançará. Atitudes desse tipo são, antes de tudo, suicidas.

16 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Para não correr esse risco, é necessário usar Tecnologia da Informação (QUAL????) como instrumento de suporte ao desenvolvimento da organização, ou seja, a tecnologia usada deve estar alinhada (PLANEJADO X EXECUTADO) com o plano estratégico e diretamente ligada ao dia a dia da organização, como forma de garantir que cada atividade seja executada da melhor forma possível no menor tempo possível e com qualidade.

17 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Precisamos de algo... Precisamos de uma metodologia? Como agir? Planejar...TI? Revisar!...

18 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Para poder ajudar na tarefa de escolher a melhor Tecnologia da Informação, aquela que melhor se ajuste às necessidades da empresa (e não a que melhor queime como combustível na "fogueira das vaidades"), é necessário aprender uma metodologia que possibilite planejar e executar um plano de Tecnologia da Informação e agir nas correções necessárias.

19 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Uma metodologia é a que vamos aprender mais adiante. Mas como ela ?

20 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação De forma resumida: Organizar. Planejar. Executar. Revisar. Agir. Realimentar.

21 OPERA Uma perguntinha... O que é isto?

22 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação OPERA

23 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação - OPERA Organizar as necessidades para que cada uma delas possa ser considerada dentro de um contexto de importância e prioridade. Planejar cada uma das soluções com base na análise das necessidades. Executar o plano sem atropelos. Revisar periodicamente a execução do plano para que as correções de rumo sejam tomadas imediatamente às necessidades. Agir sobre toda e qualquer ocorrência. Jamais esperar que as soluções aconteçam por geração espontânea. Realimentar o plano original, atualizando c, com as correções que se fizerem necessárias.

24 Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação - OPERA OPERAR é o nome de uma metodologia da qual falarei mas adiante e com a qual será possível desenvolver um plano para fazer de qualquer Tecnologia da Informação uma alavanca para aumentar a produtividade e a competitividade de qualquer tipo de empresa. Antes, porém, vamos falar sobre o princípio da motivação estratégica.

25 Princípio da motivação estratégica Princípio da Motivação Estratégica para Tecnologia da Informação.

26 O Princípio da Motivação Estratégica é o motivo pelo qual a Tecnologia da Informação adquirida foi escolhida ou desenvolvida. Esse motivo é o alinhamento da tecnologia com os objetivos da empresa. Uma Tecnologia da Informação escolhida sob o ponto de vista da Motivação Estratégica tem dois dos principais predicados, que qualquer tecnologia utilitária deveria ter: da oportunidade o da funcionalidade

27 Princípio da Motivação Estratégica para Tecnologia da Informação. Por estar alinhada aos objetivos da organização é que qualquer tecnologia adquirida ou desenvolvida por qualquer empresa precisa ser dessa forma.

28 Princípio da Motivação Estratégica para Tecnologia da Informação. A tecnologia oportuna[i], como o próprio termo define, está dentro das possibilidades de uso por ser apropriada à atividade para a qual se destina, ou em outras palavras, por estar ligada aos objetivos que a empresa espera alcançar por meio dela.[i] [i] Oportuno. Adj. 1. Que vem a tempo, a propósito, ou quando convém; apropriado. 2. Cômodo, favorável (Dicionário Aurélio). [i]

29 Princípio da Motivação Estratégica para Tecnologia da Informação. Oportunidade tem duas conotações...

30 Princípio da Motivação Estratégica para Tecnologia da Informação. A primeira É preciso saber se a tecnologia que vai ser adquirida pode ser utilizada pela atividade para a qual está sendo comprada; se as pessoas estão preparadas para usá la corretamente e, se não estão, qual o esforço e investimento necessários para prepará la.

31 Princípio da Motivação Estratégica para Tecnologia da Informação. A segunda conotação diz respeito ao ato de convencer a pessoa ou as pessoas que têm o poder de mando da necessidade de adquirir se tal tecnologia. É preciso saber a hora e a forma de vender uma nova idéia dentro da empresa; mesmo que esta idéia venha a salvá la. É preciso saber ser oportuno!

32 Princípio da Motivação Estratégica para Tecnologia da Informação. A tecnologia funcional[i] é a que, tendo sido adquirida como oportuna funciona![i] Pura e simplesmente funciona! E esse princípio serve tanto para o hardware quanto para o software. A simplicidade deve ser a primeira preocupação de um bom analista. Somente as idéias simples funcionam corretamente, sem sobressaltos, sem incidentes, fazendo exatamente aquilo para o que tenham sido projetadas para fazer. [i] Funcional. Adj. 4. Em cuja concepção e execução se teve em vista atender à função, ao fim prático; prático (Dicionário Aurélio).[i]

33 Só um perguntinha... "Como garantir que uma tecnologia seja adquirida sob estes dois princípios, o da oportunidade e o da funcionalidade?"

34 Desenvolvendo um plano que alinhe a Tecnologia da Informação aos objetivos da organização. A Tecnologia da Informação, que se pretende comprar, deve, explicitamente, assumir o papel de solução de cada obstáculo que possa impedir que cada uma das metas seja alcançada.

35 Finalizando...

36 Tecnologia da Informação. O foco no cliente aumenta a produtividade da empresa, enquanto a perda de foco faz surgirem os desequilíbrios de cada um dos elementos. Pessoas Processos TI

37 Para ler e saber... Robertson, Roland. Globalização, Petrópolis : Vozes, 1996.


Carregar ppt "Relação do que foi planejado com o dia a dia da organização - Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Prof. Luiz da Guia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google