A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia NEVES, Lúcia Maria Wanderley & SANTANNA,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia NEVES, Lúcia Maria Wanderley & SANTANNA,"— Transcrição da apresentação:

1 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia NEVES, Lúcia Maria Wanderley & SANTANNA, Ronaldo. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, p (Coletivo de estudos sobre política educacional).

2 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia Sob a perspectiva gramsciana, o texto examina as mudanças estruturais e superestruturais que se vêm processando no mundo e no Brasil de hoje. Estrutura – relações sociais de produção na sociedade civil Superestrutura – relações sociais exercidas pela sociedade política (Estado). Ambas são indissociáveis.

3 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia Algumas mudanças: -Alargamento da participação política, embora limitada, da sociedade civil. -Contradições entre: socialização do trabalho e apropriação privada do trabalho social; socialização da política e apropriação individual/grupal do poder.

4 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia Algumas mudanças: -Nova materialidade do Estado: -complexificação da burguesia civil e militar; -expansão dos aparelhos privados de hegemonia da sociedade civil; -hegemonia civil (direção cultural e política das classes dominadas), por meio do consenso sobre o projeto de sociabilidade da classe dominante.

5 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia Algumas mudanças: -Redefinição das diretrizes e práticas do Estado capitalista – reajuste das práticas educativas às necessidades de adaptação aos novos rumos do capitalismo tardio. -Desenvolvimento da pedagogia da hegemonia pelo Estado, por meio de ações na aparelhagem estatal e na sociedade civil. -Movimento contraditório: pedagogia da contra- hegemonia, por associações e partidos políticos.

6 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia Escola – importante instrumento de difusão da pedagogia da hegemonia. Intelectual urbano – aumento da capacitação técnica para reproduzir as relações capitalistas de produção e da capacitação dirigente, para humanizar as relações de exploração e dominação burguesas. Estados capitalistas centrais e periféricos – reprodução do modo capitalista de convivência social.

7 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia Em linhas gerais, a pedagogia da hegemonia nos anos de fordismo e de americanismo consistiu em um alargamento da cidadania político-social, de modo a impedir que o nível de consciência e de organização das classes dominadas ultrapassasse o segundo momento econômico-corporativo das relações de força política. (ibid., p. 31) Decorrências: de partidos revolucionários para sociais-democratas,de sindicalismo classista para sindicalismo de resultados e ONGs.

8 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia O fim da Guerra Fria, a crise estrutural de acumulação capitalista e o nível de racionalização alcançado pelo modo de produção social capitalista nas décadas finais do século XX, consubstanciado na mundialização da produção, na difusão do paradigma da acumulação flexível de organização política, assim como na introdução e na difusão aceleradas da microeletrônica e da informática na organização do trabalho e no cotidiano dos cidadãos, determinaram a elaboração de um novo tipo humano, de um novo homem coletivo, conforme aos novos requerimentos da reprodução das relações sociais vigentes. SEGUE

9 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia Por outro lado, o desemprego estrutural, a precarização das relações de trabalho e das condições de vida de um contingente cada vez maior de trabalhadores levam o capital a redefinir suas estratégias de busca do consenso da maioria das populações no limiar do século XXI (ibid., p. 32)

10 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia Do Estado de bem-estar social para o Estado neoliberal: -De produtor de bens e serviços a coordenador das iniciativas privadas da sociedade civil. -De promotor da reprodução da força de trabalho a: -a) para os excluídos, provedor de serviços sociais (para não desestruturar o consenso burguês); -b) para as demais classes sociais, estimulador de iniciativas privadas de prestação de serviços sociais.

11 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia Pedagogia da hegemonia nos anos de neoliberalismo e a redefinição do padrão de politização fordista. -Agrupamentos sociais conforme função e posição na produção, sem consciência do seu papel econômico e político-social (incentivo a movimentos caracterizados por soluções individuais. (Ex: protagonismo) e investimento em um novo modelo de cidadania).

12 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia –Desmantelamento dos aparelhos privados de hegemonia da classe trabalhadora: precarização das relações de trabalho, desregulamentação dos direitos trabalhistas, desmobilização dos sujeitos políticos coletivos comprometidos com a contra-hegemonia, restrição do nível de consciência política coletiva dos organismos da classe trabalhadora (do nível ético-político para o nível econômico-corporativo).

13 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia –Estímulo estatal à expansão de grupos de interesses não diretamente ligados às relações de trabalho: questões de gênero, raça, sexualidade, valorização da paz e da ecologia...

14 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia –Ação orgânica dos organismos internacionais (FMI, BM...) – privatização e fragmentação das políticas sociais. –Redefinição das funções dos sujeitos políticos coletivos (empresas, escolas, igreja, mídia...) – atuação em programas de responsabilidade social, para obter consenso passivo da população ao projeto de sociabilidade burguesa.

15 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia –Estímulo às ações da Terceira Via (setores de esquerda aderidos ao projeto neoliberal de sociabilidade). –Liberal-socialismo – retração da participação popular aos limites de um pacto social no qual capital e trabalho procuram humanizar as relações sociais vigentes. –Estratégia do liberal-socialismo: sociedade civil enquanto espaço de ajuda mútua organicamente independente do Estado.

16 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia –Redefinição do Estado brasileiro, enquanto Estado educador – novas estratégias da pedagogia da hegemonia: consolidar e aprofundar o projeto neoliberal de sociabilidade, mediante nova relação entre o Estado e sociedade civil.

17 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia A nova pedagogia da hegemonia Embora a americanização do processo de ocidentalização se constitua em estratégia mundial do capital, ela se vem materializando mais explicitamente na periferia do capitalismo, onde as condições de trabalho e de vida de uma sempre crescente faixa da população impõem níveis subumanos de sobrevivência e graus bastante baixos de consciência política. Devido, prioritariamente, a essa dupla e concomitante determinação, a América Latina está-se constituindo em região que, exemplarmente, vem implementando os preceitos dessa nova pedagogia da hegemonia (ibid., p. 38)

18 OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia Questões para discussão 1)Em que consiste a pedagogia da hegemonia? 2)O que mudou no movimento do Estado de bem-estar social para o Estado neoliberal? 3)Qual a importância deste texto para a sua formação, como profissional da EaD?


Carregar ppt "OPEC IV - LUCILA PESCE - Nova pedagogia da hegemonia Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia NEVES, Lúcia Maria Wanderley & SANTANNA,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google