A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Ciências Econômicas Teoria Geral da Administração Jessé Alves Amâncio Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Ciências Econômicas Teoria Geral da Administração Jessé Alves Amâncio Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Ciências Econômicas Teoria Geral da Administração Jessé Alves Amâncio Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas abertas de 2000 a 2003: –49,2% fecharam até o segundo ano de existência –56,4% fecharam até o segundo ano de existência –59,9% fecharam até o segundo ano de existência Como fazer parte do grupos dos vitoriosos? –Elaborando um mapa (plano de negócio) para se afastar das ameaças e se aproximar das oportunidade Obs: Um plano deve demonstrar a viabilidade do negócio. Assim, é necessário que o mesmo se fundamente em dados objetivos (não dependa excessivamente de intuições pessoais) de previsão de vendas, custos, capital e retorno.

2 Faculdade de Ciências Econômicas Teoria Geral da Administração Jessé Alves Amâncio Fatores de Sucesso Um plano de negócio deve evidenciar as seguintes habilidades: –Gerencial: Bons conhecimentos do mercado e estratégias de vendas –Empreendedora: Criatividade e atenção às oportunidades bem como perseverança e capacidade de liderança –Operacional: Boa organização, capital de giro suficiente, re- investimento dos lucros, uso de tecnologias modernas, terceirização das atividades que não sejam próprias ao negócio

3 Faculdade de Ciências Econômicas Teoria Geral da Administração Jessé Alves Amâncio Fatores de Insucesso Um plano de negócio deve evidenciar que não vai haver: –Falta de capital de giro –Falta de clientes –Endividamento de origem operacional –Maus pagadores –Ponto ou local inadequado –Falta de conhecimento gerencial –Problemas com fiscalização –Falta de mão-de-obra qualificada –Instalações inadequadas –Desconhecimento da carga tributária

4 Faculdade de Ciências Econômicas Teoria Geral da Administração Jessé Alves Amâncio Formalização de um plano de negócio Descrição livre do negócio (tipo um resumo) apontando: –Objetivos, –Aspectos gerais do mercado, –Aspectos singulares do negócio, –Considerações sobre as atividades iniciais –Outras aspectos que considerar relevante Descrição estruturada do negócio apontando: –Aspectos da produção (quais produtos, preço de venda, custos, demanda e capacidade de produção, etc) –Estimativa dos retornos financeiros –Contingências (alternativas caso as previsões não se concretizem)

5 Faculdade de Ciências Econômicas Teoria Geral da Administração Jessé Alves Amâncio Descrição estrutura de um plano de negócio Descrição das operações de produção da empresa: –Produtos e serviços: Preços de venda e demanda do mercado –Custos: Variáveis: necessários para produzir e entregar os produtos Fixos: necessários para manter o negócio –Investimento: Recursos especiais necessários para viabilizar o negócio

6 Faculdade de Ciências Econômicas Teoria Geral da Administração Jessé Alves Amâncio Descrição estrutura de um plano de negócio Descrição do montante de capital necessário para o negócio: –Capital próprio (Dinheiro dos sócios): Valor, carência, tempo de retorno, taxa de juros –Capital de terceiros (Dinheiro de outros, bancos por ex.): Valor, carência, tempo de retorno, taxa de juros –Investimento: Recursos especiais necessários para viabilizar o negócio Estimativa da rentabilidade do negócio Previsão dos eventos que podem ocorrer e afetar o negócio (beneficiando ou prejudicando). Podem causar impacto no capital, custo, preço e demanda dos produtos e serviços, etc.


Carregar ppt "Faculdade de Ciências Econômicas Teoria Geral da Administração Jessé Alves Amâncio Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google