A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pressão, força de pressão, energia de pressão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pressão, força de pressão, energia de pressão."— Transcrição da apresentação:

1 Pressão, força de pressão, energia de pressão.
Aula Teórica 4 Pressão, força de pressão, energia de pressão.

2 E o que é a pressão? É uma medida da força que resulta dos choques entre as moléculas de um fluido e as moléculas vizinhas (moléculas do fluido ou paredes do recipiente). Quando o volume ocupado por um gás aumenta, a probabilidade de choque por unidade de área baixa e a pressão baixa.

3 Porque aumenta com a profundidade de um fluido?
Porque a força exercida por uma molécula é resultado da sua quantidade de movimento, mas também do seu peso. Quando desce converte energia potencial em cinética e quando sobre perde. A força exercida pela molécula de cima sobre a de baixo é maior do que a exercida pela de baixo sobre a de cima.

4 Porque baixa a pressão quando a velocidade do fluido aumenta?
A força resultante do choque de duas moléculas depende das diferenças de velocidades. Se a velocidade média for nula só depende da energia cinética associada à temperatura. Se tivermos escoamento a força resultante do choque é proporcional à quantidade de movimento calculada a partir da velocidade browniana da molécula subtraída da diferença de velocidades entre as moléculas. As moléculas da linha da frente têm velocidade superior à das da linha de trás. Como consequência a quantidade de movimento associada ao choque baixa e por isso a pressão baixa. Se considerarmos uma terceira linha de moléculas mais à frente, com maior velocidade (gradiente de velocidade positivo) a pressão é ainda menor. Como consequência as moléculas da linha do meio aumentam de velocidade. Poderemos por isso dizer que é o gradiente de pressão que determina a aceleração do fluido.

5 Aceleração e Gradiente de pressão
Quando temos gradiente de pressão produzimos aceleração. Se registarmos uma aceleração então estamos perante um sistema onde a resultante das forças é diferente de zero. A Mecânica dos Fluidos baseia-se na Lei de Newton que relaciona forças e acelerações e na lei de conservação da massa.

6 Forças e acelerações Quando a aceleração é elevada, a força também é!!! Porque voa um avião? Patm Patm

7 Porque é que a pressão só baixa se houver escoamento. i. e
Porque é que a pressão só baixa se houver escoamento? i.e. Não basta ter uma contracção para produzir a diferença de pressão! Se tivermos uma contracção sem escoamento a pressão é atmosférica em todos os pontos. Para criarmos um gradiente de pressão temos que criar uma onda de choques entre moléculas e por isso temos que ter uma fase transiente. Temos duas possibilidades: Removemos moléculas na saída baixando a pressão do lado de fora e fazendo com que os choques das moléculas no interior sejam mais intensos do que os que gerados pelas moléculas do lado de fora, resultando daqui um movimento a partir da saída e uma depressão que se propaga para o interior ou, Aumentamos a pressão do dado de dentro (empurrando mais moléculas para dentro da conduta) gerando uma onda exactamente no sentido contrário. Este processo é descrito em termos macroscópicos pela lei de Newton, que estabelece a relação entre força e aceleração. Se conhecermos a força poderemos calcular a aceleração e vice-versa. A Equação de transporte de quantidade de movimento não é mais do que a lei de Newton aplicada a uma massa que tem a capacidade de fluir, gerando deformação do fluido e por isso forças de corte.

8 Energia de Pressão A Pressão é definida como “Força/Área”.
O Trabalho é a “Força*Deslocamento da força” O Volume é “Área * Comprimento” Se aplicarmos uma força sobre um fluido que se desloca produzimos um trabalho que é a força vezes o seu deslocamento (velocidade do fluido * tempo). Então: Energia=Força * (velocidade*tempo) = (Pressão* Área)* (velocidade*tempo) =Pressão*Volume Então Pressão é Energia / Volume. A Pressão mede o trabalho necessário para colocar a unidade de volume de fluido àquela pressão.

9 Sumário A pressão resulta dos choques entre moléculas. A aceleração resulta do gradiente de pressão. A pressão pode também ser vista como energia por unidade de volume. Efectivamente é a energia necessária para colocar a unidade de volume de fluido àquela pressão.

10 Leitura recomendada Forças sobre fluidos no livro de Introduç~~ao à Mecânica dos Fluidos (Capítulo II do White).


Carregar ppt "Pressão, força de pressão, energia de pressão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google