A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Representações e linguagens no ensino da Geografia Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Representações e linguagens no ensino da Geografia Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa:"— Transcrição da apresentação:

1 Representações e linguagens no ensino da Geografia Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa:

2 A TECNOLOGIA E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA Diante do avanço tecnológico e da enorme gama de informações disponibilizadas pela mídia e pelas redes de computadores, é fundamental saber processar e analisar esse dados para possibilitar uma aprendizagem colaborativa/compartilhada.

3

4 A TECNOLOGIA E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA Se a leitura do mundo implica um processo permanente de decodificação de mensagens de articulação/contextualização das informações, cabe à escola ensinar o aluno a ler o mundo também, por meio de outras linguagens e saber lidar com os novos instrumentos para essa leitura.

5

6 COMUNICAÇÃO VISUAL A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada comunicação visual.

7 ALFABETIZAÇÃO VISUAL Vivemos no mundo das imagens e pouco sabemos sobre elas. Como observá-las e como interpretá-las? Às vezes elas são tantas e passam tão rapidamente diante de nossos olhos que mal podemos vê-las e ter a oportunidade de selecioná-las com propriedade.

8

9 ROTEIRO PARA O OLHAR 1. Descrever 2. Analisar 3. Interpretar 4. Fundamentar 5. Revelar

10 As imagens são mais fortes do que as próprias ideias. (Bachelard) A imagem tem uma vida própria, independentemente do sujeito que a encontra.

11 Cadeirinha Bolinha de gude Cobra Cega Pega-pega Passa, passa três vezes

12

13 Texto como imagem A forma como o texto é apresentado impacta sua legibilidade: – Blocos (tamanho) – Identificação – Pontuação – Traços e parênteses – Marcadores

14 slide com o anterior ?

15 A APRENDIZAGEM COLABORATIVA DESENVOLVE: Efetividade Aprender de uma melhor forma: - Precisão ao relembrar - Generalização das habilidades

16 A APRENDIZAGEM COLABORATIVA DESENVOLVE: Eficiência - Mesma quantidade de aprendizagem em menor tempo

17 A APRENDIZAGEM COLABORATIVA DESENVOLVE: Atratividade - Devotar tempo e energia à atividade de aprendizagem - Retornar para rever e revisar - Atitude e motivação

18 ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NA GEOGRAFIA Globo Ciência

19 REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS 1. Desenhos 2. Mapas Mentais 3. Croquis 4. Maquetes 5. Plantas 6. Mapas

20 DESENHO ESPONTÂNEO O desenho espontâneo possibilita identificar o desenvolvimento gráfico-espacial dos alunos, como uma representação do mundo próximo e conhecer não só suas informações sobre os lugares, mas também seu imaginário sociocultural.

21

22 DESENHO DE TRAJETO E MAPA MENTAL As crianças como os andarilhos e os viajantes, realizam mental ou geograficamente trajetos de um caminho a seguir. São capazes de apresentar, por meio da fala ou de uma escrita figurativa, o traçado deste roteiro com algumas referências básicas (uma casa, uma árvore, uma elevação, um parque...)

23

24 DESENHO DE PAISAGEM O desenho espontâneo de uma paisagem no ensino de Geografia permite, de início avaliar o conceito de paisagem da criança. Este conceito está associado à uma visão; supõe a posição de uma pessoa que observa vários objetos deste ponto de vista. Para os alunos do ensino fundamental, muitas vezes, a paisagem desenhada pode ser bela, vista da natureza imaginada ou ainda uma de caráter urbano.

25

26 CROQUI O croqui é um desenho, um esquema rápido utilizado pelos Geógrafos nos trabalhos de campo e em sala de aula. Existem vários tipos de croquis e os que mais interessam ao ensino da Geografia são aqueles onde as informações são representadas de forma simplificada e estilizada.

27

28 PLANTA As plantas são representações bidimensionais de uma realidade tridimensional.

29

30

31

32

33 Eu, tu, ele... seres em construção! Que bom que tenho consciência Do ser que sou, fragmentado Alguém sempre em construção Imperfeito, incompleto, inacabado Que bom que tenho consciência Que o crescimento é parcelado E que quanto mais eu aprendo Nunca estou, por completo, terminado Que bom que a mim é dado A oportunidade de corrigir, De ser reciclado De investir no que acho que está certo E corrigir, tentar mudar o que está errado Que bom que a mim é dado A oportunidade de ser renovado!

34 Neuza Sanchez Guelli

35 Aquarela do Brasil


Carregar ppt "Representações e linguagens no ensino da Geografia Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google