A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Introdução à Avaliação : Valor do Dinheiro no Tempo Finanças Corporativas Ponto 2 Ponto 2 Prof. Antonio Lopo Martinez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Introdução à Avaliação : Valor do Dinheiro no Tempo Finanças Corporativas Ponto 2 Ponto 2 Prof. Antonio Lopo Martinez."— Transcrição da apresentação:

1 1 Introdução à Avaliação : Valor do Dinheiro no Tempo Finanças Corporativas Ponto 2 Ponto 2 Prof. Antonio Lopo Martinez

2 2 Objetivos de Aprendizagem Objetivos de Aprendizagem Discutir o papel do tempo nas finanças. Determinar o valor presente de um fluxo de caixa Expor os conceitos de perpetuidades Refletir sobre a importância das anuidades Exercícios Práticos

3 3 Valor do Dinheiro no Tempo Uso para o Valor do Dinheiro no Tempo: Custo do Dinheiro (Taxa de Juros) Custo do Dinheiro (Taxa de Juros)Oportunidades Preferências por Consumo InflaçãoRisco

4 4 Valor do Dinheiro no Tempo Uso para o Valor do Dinheiro no Tempo: Custo do Dinheiro (Taxa de Juros) Custo do Dinheiro (Taxa de Juros) k = k* + I + R + Pz Taxa de Juros Pura (k*) Prêmio pela Inflação (I) Prêmio pelo Risco (R) Prêmio pelo Prazo (Pz)

5 5 Valor do Dinheiro no Tempo O Administrador financeiro realiza suas decisões baseado no fluxo de caixa esperado para vários momentos no tempo. O Administrador financeiro realiza suas decisões baseado no fluxo de caixa esperado para vários momentos no tempo. Valores de Contratos de Financiamento Valores de Investimentos Valores de Resultados Operacionais Uso para o Valor do Dinheiro no Tempo:

6 6 Valor Presente de um Fluxo de Caixa Considere um fluxo de caixa {C t } e uma taxa de desconto r. O fluxo de caixa pode ser descrito numa linha do tempo. C1C1 C2C2 C3C3 CnCn 0123n

7 7 A Regra do Valor Presente Líquido Aceitar o projeto caso ele tenha um VPL positivo: Aceitar o projeto caso ele tenha um VPL positivo:

8 8 Exemplo Supor que um projeto requer um investimento inicial de $ Ao final do primeiro ano é esperado uma perda líquida de $ Ao final do segundo ano (que é também o final do projeto ) você espera ganhar $ A uma dado risco, o custo do capital é de 12%. Deve- se aceitar o projeto ?

9 9 Exemplo Realize o projeto porque ele possui um NPV positivo.

10 10 Perpetuidade: Um Tipo Especial de Fluxo de Caixa A perpetuidade é um pagamento constante de $C em todos os período para sempre. Por hipótese, o pagamento C ocorre no final de cada período. O primeiro pagamento ocorre a t=1, o segundo a t=2, etc.: CCC 012t

11 11 Valor Presente de uma Perpetuidade O valor presente de uma perpetuidade é demonstrado pela função a seguir : Multiplicando a equação por (1+r): Subtraindo a primeira equação na segunda equação :

12 12 Valor Presente de uma Perpetuidade Crescente Podemos escrever o valor presente de uma perpetuidade crescente : A soma de uma série infinita é finita se g < r, pode ser escrito como :

13 13 Exemplo Como gerente de um cemitério, você está considerando oferecer um contrato para perpétua conservação de jazigos. Você estima que os custos de manutenção serão de $200 durante o primeiro ano e deverá crescer de 2% todo o ano posteriormente. Se a taxa de desconto apropriada é 5,5%, quando você deveria cobrar para a negociação de um contrato de cuidados perpétuos ? Resposta: $200/( ) = $5,

14 14 Definição de Anuidade A anuidade é como uma perpetuidade, exceto pelo fato de que não é para sempre : é um pagamento constante de C em todos os períodos até t=n. Por hipótese, o pagamento de C ocorre ao final de cada período. O primeiro pagamento ocorre no t=1, e o segundo no t=2, etc. O valor presente de uma anuidade é simples de ser compreendido como a diferença entre duas perpetuidades

15 15 Exemplo Como gerente de um cemitério, você está considerando oferecer um contrato de manutenção de jazigos por 60 anos. Você estima que a manutenção deverá ser em média de $250 por ano. Se a taxa de desconto é 5.5%, quanto você pode cobrar por esse contrato ? Resposta :

16 16 Valor Futuro de uma Anuidade

17 17 O desafio da Aposentadoria... Primeiro, quanto preciso ter quando me aposentar em 40 anos ? Quero uma anuidade com : 30 pagamentos de $30,000 cada uma taxa de juros de 8%.Resposta:

18 18 O desafio da Aposentadoria... Segundo, quanto devo economizar por ano para ter $337, em 40 anos? Anuidades com 40 pagamentos, com taxas de juros de 8% e um valor futuro de $337, Resposta :


Carregar ppt "1 Introdução à Avaliação : Valor do Dinheiro no Tempo Finanças Corporativas Ponto 2 Ponto 2 Prof. Antonio Lopo Martinez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google