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Educação Inclusiva: Direito à diversidade

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Apresentação em tema: "Educação Inclusiva: Direito à diversidade"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Inclusiva: Direito à diversidade
O aluno com deficiência física e o uso de tecnologia assistiva em sala de aula Elaine Cappellazzo Souto Cascavel

2 Algumas questões sobre Deficiência Física

3 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
LESÃO MEDULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

4 NÍVEIS DE COMPROMETIMENTO SENSÓRIO-MOTOR NA LESÃO MEDULAR CERVICAL

5 NÍVEIS DE COMPROMETIMENTO SENSÓRIO-MOTOR NA LESÃO MEDULAR TORÁCICA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

6 NÍVEIS DE COMPROMETIMENTO SENSÓRIO-MOTOR NA LESÃO MEDULAR LOMBAR

7 COMPLICAÇÕES GERAIS DA LESÃO MEDULAR - Úlceras de decúbito

8 Eritema da pele intacta que não embranquece após a remoção da pressão.
- Úlceras de decúbito Estágio 1 Eritema da pele intacta que não embranquece após a remoção da pressão. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

9 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
- Úlceras de decúbito Estágio 2 É uma perda parcial da pele envolvendo a epiderme, derme ou ambas. A úlcera é superficial e apresenta-se como uma abrasão, uma bolha ou uma cratera rasa. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

10 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
- Úlceras de decúbito Estágio 3 É uma perda da pele na sua espessura total, envolvendo danos ou uma necrose do tecido subcutâneo que pode se aprofundar, não chegando até a fáscia muscular. A úlcera se apresenta clinicamente como uma cratera profunda. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

11 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
- Úlceras de decúbito Estágio 4 É uma perda da pele na sua total espessura com uma extensa destruição ou necrose dos músculos, ossos ou estruturas de suporte como tendões ou cápsulas das juntas. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

12 - Úlceras de decúbito - algumas dicas
 - A pele deve ser limpa no momento em que se sujar ou em intervalos de rotina  - Promover alívio de carga mecânica  - Proteger contra os efeitos mecânicos adversos de cargas externas (pressão, abrasão) EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

13 COMPLICAÇÕES GERAIS DA LESÃO MEDULAR
- Regulação Térmica - Sistema Cardiovascular - Hipotensão Ortostática - Síndrome Autonômica Hipertensiva - Dor - Sistema Neuromuscular  - Espacidade - Flácida

14 - Alteração da Função Urinária
COMPLICAÇÕES GERAIS DA LESÃO MEDULAR - Alteração da Função Urinária EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

15 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
COMPLICAÇÕES GERAIS DA LESÃO MEDULAR - Alteração da Função Intestinal - Alteração da Função Sexual EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

16 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
ESPINHA BÍFIDA Defeito congênito caracterizado por formação incompleta da medula espinhal e das estruturas que protegem a medula. O nome esta relacionado ao fechamento inapropriado do processo espinhoso. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

17 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
A espinha bífida pode resultar em distúrbios neurológicos e desvios da estrutura óssea. Apresenta 3 tipos: Oculta: a estrutura da coluna vertebral menos resistente tornando o indivíduo mais propenso a sofrer deslizamento de vértebras, devendo evitar carregar pesos excessivos ou executar teste de carga máxima. Meningocele: Protrusão sacular junto a coluna vertebral, o qual contem líquor, porem a medula e as raízes nervosas permanecem em posição normal Mielomeningocele: Protrusão sacular contendo meninges, liquor, porções medulares e fibras nervosas, levando quase sempre a lesões medulares parciais e ou totais. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

18 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
HIDROCEFALIA Ocorre quando o líquor não pode circular normalmente, o que acontece com cerca de 90% das crianças com espinha bífida. Esta situação se resolve introduzindo-se cirurgicamente um tubo fino com uma válvula de pressão no interior dos ventrículos cerebrais. Esta técnica, de modo geral, controla a hidrocefalia, direcionando o líquido para a cavidade abdominal ou para uma veia no pescoço, que leva ao coração. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

19 PARALISIA CEREBRAL - É o resultado da Lesão Cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento. - As lesões não são progressivas, geralmente relacionadas a ação de anóxia podendo ocorrer no período pré-natal, peri-natal e pós-natal.  Leva perturbação do controle da postura e movimento do corpo. Porém, pode estar associada com transtornos sensoriais, de linguagem, entre outros.

20 Tipos de Paralisia Cerebral
Espástica – Lesões no Córtex – Caracterizada por aumento da tonicidade muscular, reflexos hiperativos e músculos flexores contraídos, o que produz um movimento rígido e sem plasticidade. Coréia – Lesões no núcleo da base – Caracteriza-se por movimentos involuntários rápidos, arrítmicos e de início súbito. (aparência de estar dançando).  Atetose – Lesões no núcleo da base – Movimentos involuntários contínuos, uniformes e lentos. (Constante contorcer das porções corporais afetadas). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

21 Tipos de Paralisia Cerebral
 Hipotônica/Flácida – Lesões no núcleo da base – diminuição do tônus muscular  Atáxica - Lesões no cerebelo – Sinais de hipotonia, perturbações de equilíbrio, incoordenação.  Mista – Combinação de duas ou mais formas. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

22 TOPOGRAFIA DA PARALISIA CEREBRAL
TETRAPARESIA – Envolvimento tanto dos membros superiores e inferiores. DIPARESIA – Envolvimento dos membros inferiores podendo haver também dos membros superiores.  HEMIPARESIA – Envolvimento de um lado do corpo. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

23 ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Consiste em um dano ao tecido cerebral, decorrente de problemas causados pela má circulação sanguínea. O AVC pode ser dividido em duas categorias: Hemorrágico Isquêmico EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

24 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
AVC - Hemorrágico  É decorrente de uma artéria que perde a elasticidade e se rompe, fazendo com que o sangue flua dentro e em torno do tecido cerebral. Compreende a forma mais grave de derrame. AVC - Isquêmico - Compreende a falta de um suprimento adequado de sangue no tecido cerebral decorrente de trombose arterial e embolia cerebral. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

25 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
O AVC pode causar danos na capacidade motora, sensibilidade, comunicação, emoções, consciência, entre outros. Geralmente causa paralisia parcial ou total em um dos lados do corpo. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

26 TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO
- TCE - Lesão Cerebral que pode reduzir ou alterar o estado de consciência, provocar comprometimento de funções física, cognitiva, sensorial, social e emocional. Tipos: - Aberta: Lesão Visível, dano cerebral + focalizado. - Fechada: Lesão não visível, dano cerebral + difuso.

27 AMPUTAÇÃO - Adquirida – doença, tumor, trauma
- Congênita – Má formação do feto

28 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
DISTROFIA MUSCULAR Distrofia Muscular Progressiva – engloba um grupo de doenças genéticas, que se caracterizam por uma degeneração progressiva do tecido muscular. Distrofia Muscular Progressiva de Duchenne (DMD) – forma que evolui mais rapidamente e de forma mais grave. Defeito no braço curto do cromossomo X Mãe é portadora e o desenvolvimento ocorre nos filhos (menino). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

29 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
Tecnologia Assistiva “É uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” . (Comitê de Ajudas Técnicas, CORDE/SEDH/PR, 2007) EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

30 “Para as pessoas, a tecnologia torna as coisas mais fáceis.
Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”. Radabaugh (1993) EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

31 Recursos de Tecnologia Assistiva
“Corresponde a qualquer item, parte de equipamento, ou sistema de produto, adquirido comercialmente , modificado ou customizado, que é utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais de indivíduos com deficiência”. São recursos de Tecnologia Assistiva, desde artefatos simples, como uma colher adaptada, uma bengala ou um lápis com uma empunhadura mais grossa para facilitar a preensão, até sofisticados sistemas computadorizados, utilizados com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência (GALVÃO FILHO e DAMASCENO, 2006). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

32 Alta tecnologia não significa necessariamente alto custo
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

33 Categorias de Tecnologia Assistiva:
Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) Informática Acessível Auxílios de Vida Diária Adequação Postural Sistemas de Controle de Ambiente Auxílio de Mobilidade Projetos Arquitetônicos Órteses e Prótese Auxílios para Cegos ou Visão Subnormal Auxílios para Surdos Adaptações em Veículos Automotores EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

34 O uso da Tecnologia Assistiva por pessoas com deficiência

35 Adaptações físicas serão sempre necessárias
Adaptações do ambiente tamanho das portas, adaptação de banheiros, cuidado com desníveis, buracos, sinalizações, etc... Norma ABNT 9050:04 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

36 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
Órteses e próteses EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

37 Atividade de vida diária
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

38 Adaptações para transportes
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

39 Tecnologia Assistiva na Educação
Adaptações físicas ou órteses EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

40 Tecnologia Assistiva na Educação
Adaptações físicas ou órteses EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

41 Tecnologia Assistiva na Educação
Adaptações de hardware EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

42 Tecnologia Assistiva na Educação
Adaptações de software Opção de acessibilidade do Windows Simuladores de teclado e mouse EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

43 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
Acionamento pela voz EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

44 Mouse com controle ocular
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

45 Outros recursos de comunicação
Sistema Bliss, PCS EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

46 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
Polybat EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

47 Aula de Educação Física
Polybat EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

48 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade
Bocha EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

49 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à diversidade

50 O conhecimento aprofundado sobre o uso da Tecnologia Assistiva pressupõe, por um lado, a compreensão dos seus aspectos mais técnicos (componentes técnicas), e por outro um conhecimento profundo do ser humano que utilizará a tecnologia (componentes humanas) assim como das necessidades apresentadas pelo ambiente físico e econômico em que este se insere (componentes socioeconômicas).


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