A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O SFN deve ser estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O SFN deve ser estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado."— Transcrição da apresentação:

1 CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS

2 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O SFN deve ser estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, e deve ser regulado por leis ordinárias. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? Porque deve ser regulado por Leis Complementares. ONDE ESTÁ ESCRITO: página 3.

3 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) é órgão normativo do Sistema Financeiro Nacional. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É a sua competência no SFN ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 4.

4 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O CMN é presidido pelo presidente do Banco Central do Brasil. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? O presidente do CMN é o Ministro da Fazenda. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 5.

5 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: Disciplinar as atividades das Bolsas de Valores e dos corretores de fundos públicos é competência que foi totalmente delegada pelo CMN à CVM. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? A delegação é apenas parcial. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 6.

6 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: Regular a utilização do crédito no mercado de valores mobiliários é uma das competências do CMN. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É competência ditada pela Lei 6.385/76. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 7.

7 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: Quem aprova previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha do presidente do Banco Central é, privativamente, o Senado Federal. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? O Senado aprova e o Presidente do Brasil nomeia. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 8.

8 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: Compete ao Banco Central do Brasil regular a execução dos serviços de compensação de cheques e de outros papéis. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Artigo 11 da Lei 4.595/64. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 9.

9 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: A competência para a emissão de moeda é exclusiva do Banco do Brasil. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? É competência do Banco Central do Brasil. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 10.

10 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: A Conta de Reservas Bancárias compreende as disponibilidades, em moeda nacional, que as instituições financeiras (captadoras de depósitos à vista), mantêm obrigatoriamente depositadas no BCB. Essa conta não pode apresentar saldo negativo nem mesmo no decorrer de um mesmo dia. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É a conta que é sensibilizada pelas operações realizadas pelos bancos e seus respectivos clientes. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 11.

11 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: Quem recebe as reservas bancárias é o DEBAN (Departamento de Operações Bancárias). RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Faz parte da estrutura do BCB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 11.

12 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: Quem fornece a licença para funcionamento das instituições financeiras, com critérios para ingresso no mercado, é o BCB enquanto Superintendente do SFN. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É atividade afeta ao BCB ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 13.

13 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O M1 é composto do somatório do papel-moeda em poder do público mais os depósitos à vista. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Lembrar da maior liquidez. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 14.

14 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: A base monetária é variável importante da política monetária e reflete o resultado líquido de todas as operações ativas e passivas realizadas pelo BCB. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É o passivo monetário do BCB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 15.

15 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O COPOM reúne-se, ordinariamente, 12 vezes ao ano. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? São 8 reuniões ordinárias por ano. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 16.

16 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BB é quem fornece a estrutura física para as reuniões do CMN e do COPOM. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? Quem fornece a estrutura física para essas reuniões é o BCB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 17.

17 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como executor da política cambial, tem o objetivo de zelar pelo valor externo da moeda local, além de gerenciar as contas externas do País. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É um dos papéis mais importantes do BCB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 18.

18 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: As Embaixadas são autorizadas, pelo BCB, a operar com câmbio. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Atenção: não são precipuamente instituições cambiárias. Somente operam em casos específicos. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 19.

19 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O governo brasileiro, pelo poder que lhe é conferido, pode intervir diretamente na taxa de câmbio. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? A taxa de câmbio é livre, flutuante. O governo só intervém indiretamente (vendendo ou comprando dólar, por exemplo). ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 20.

20 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: A taxa de câmbio, calculada pelo Departamento de Reservas Internacionais (Depin), é a taxa representativa das operações de câmbio realizadas no dia considerado. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? O Depin é um departamento do BCB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 21.

21 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: A COMPE – Sistema de Compensação de Cheques e Outros papéis - não integra o SPB – Sistemas de Pagamentos Brasileiros. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? A COMPE integra o SPB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 23.


Carregar ppt "CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O SFN deve ser estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google