Curso de Pedagogia 2013 Disciplina: História da Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia 2013 Disciplina: História da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia 2013 Disciplina: História da Educação
Faculdade de Educação de Costa Rica Curso de Pedagogia 2013 Disciplina: História da Educação Docente: Gilberto Abreu de Oliveira (Mestrando em Educação UEMS/UUP) Turma 2012/2014 Blog:

2 Plano de Ensino EMENTA: Elementos fundamentais da educação, da antiguidade aos dias atuais, através da retomada histórica das idéias pedagógicas no contexto social, econômico, social e político de cada época. Novas tendências da educação. Desafios para a educação no século XXI. OBJETIVOS GERAL: Conhecer o processo histórico de evolução da humanidade integrado com o desenvolvimento sócio-político e econômico, oportunizando aos acadêmicos a condição de entender que filosoficamente o universo material e cultural são resultados no qual vivem.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Plano de Ensino EMENTA: Elementos fundamentais da educação, da antiguidade aos dias atuais, através da retomada histórica das idéias pedagógicas no contexto social, econômico, social e político de cada época. Novas tendências da educação. Desafios para a educação no século XXI. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer como os objetivos da educação e a relação educativa foram concebidos em função do real existente e de suas contradições. Compreender a educação historicamente e seus respectivos cenários políticos, sociais e culturais   Possibilitar as acadêmicos um instrumental de estudos e compreensão filosófica do mundo, que lhes possibilite descortinar múltiplas perspectivas de entendimentos e aprofundamentos teóricos e práticos sobre o seu existir individual e coletivo no século XXI.

4 Plano de Ensino EMENTA: Elementos fundamentais da educação, da antiguidade aos dias atuais, através da retomada histórica das idéias pedagógicas no contexto social, econômico, social e político de cada época. Novas tendências da educação. Desafios para a educação no século XXI. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: A avaliação será processual acompanhado a participação acadêmica, individual e coletiva das atividades pedagógicasa, envolvendo a freqüência com participação, provas escritas e orais, e o desempenh nas atividades programdas: debates, artigos, resenha 

5 - Leitura e discussão de texto impresso, auto instrutivo;
Plano de Ensino EMENTA: Elementos fundamentais da educação, da antiguidade aos dias atuais, através da retomada histórica das idéias pedagógicas no contexto social, econômico, social e político de cada época. Novas tendências da educação. Desafios para a educação no século XXI. METODOLOGIA: - Exposição de aula; - Estudo em grupo; - Leitura e discussão de texto impresso, auto instrutivo; - Aulas áudio visuais. - Debates. - Seminários

6 Conteúdo Programático
Aspectos introdutórios: A história da História - O que é História? -Como se faz História? - O que produz o historiador da educação? - Tempo e história; - Fontes Históricas; -Períodos da História; Importância da História da Educação: - O homem é feito de tempo; Educação e ideologia; questionando a educação Sociedades tribais: a educação difusa. - As comunidades tribais - Educação difusa - Além da pré história Idade Antiga I: - Antiguidade Oriental: Educação tradicionalista; Civilizações fluviais; importância da escrita Pedagogia e educação: Egito; Babilônia; índia; China; Hebreus

7 Conteúdo Programático
Idade Antiga II: - Antiguidade Grega I: A Paideia - Tradição mítica; nascimento da filosofia; sofistas; diálogo socrático; Platão; Alegoria da caverna. Isócrates e a retórica; Realismo aristotélico Idade Antiga III: - Antiguidade Grega II: Educação - formação integral; Homero, educador da Grécia; Educação espartana e ateniense; Período helenistico Idade Antiga IV: - Antiguidade Romana I: Contexto Histórico - Pedagogia, o que é humanitas; -Educação heroico-patríca, cosmopolita e no império Idade Média: - Patrística; - Escolástica A educação Moderna: - Renascimento: Humanismo e Reforma. - A pedagogia Realista - O pensamento pedagógico Iluminista.

8 Conteúdo Programático
A Educação na Idade Contemporânea - O Pensamento Pedagógico Positivista; - A Utopia Socialista, - A Escola Nova; - Fenomenologia e Existencialismo; - O Pensamento Pedagógico Antiautoritário; - Educação no Terceiro Mundo. A Educação no Brasil: - O Processo da Educação; - Conceito de educação; - Educação Informal; - A instituição Escolar. Desafios para a educação no século XXI. Educação escolar e transformação social Novas tendências da educação. .

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 2002. ROMANELLI, Otaíza de Oliveira, História da Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2001. GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da Educação. São Paulo: Cortez, 2002. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: GILES, Thomas Ransom. História da Educação. São Paulo: EPU, 1987. LOPES, Eliane M. T.; FARIA FILHO, Luciano M. De: GREIVE, Cyntia (orgs). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte,: Autentica, 2000. MANACORDA, Mário Alighiere, História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2002. LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: nacional, 2001. GADOTI, Moacir. História das Idéias pedagógicas. São Paulo, Ática, 2002


Carregar ppt "Curso de Pedagogia 2013 Disciplina: História da Educação"
Anúncios Google