A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marx, Weber e Bourdieu: um resumo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marx, Weber e Bourdieu: um resumo"— Transcrição da apresentação:

1 Marx, Weber e Bourdieu: um resumo
Sérgio Praça edspraca.wordpress.com

2 Karl Marx (1818-1883): relações de produção, ideologia e ação política

3 Pontos Principais 1) Apontou três defeitos no capitalismo: ineficiência, exploração (de uma classe por outra) e alienação (ideologia); 2) Propôs uma teoria sequencial da história, na qual o comunismo sucederia o capitalismo; 3) Propôs uma teoria geral das relações de produção que pautou o debate por muitas décadas; 4) Atuou politicamente (“Manifesto”) e sua doutrina foi usada para justificar ditaduras (Stalin, Mao)

4 Teoria sequencial da história: estágios dos modos de produção
1º: Produção para consumo imediato dentro de uma pequena comunidade de produtores. Não há trocas ou reinvestimento de um excedente. 2º: Membros de comunidades diferentes entram em contato e trocam produtos excedentes que talvez tenham 3º: Trocas se tornam regulares e previsíveis: há produção específica para a troca 4º: Mercado interno: troca dentro da comunidade. Criação do dinheiro. 5º: Produção por excedente. i) Exploração; ii) Criação deliberada de excedente, para além do próprio consumo; iii) Não há, necessariamente, investimento produtivo do lucro.

5 Teoria sequencial da história e Relações de produção
Materialismo histórico é uma teoria empírica da histórica: generalizações macrossociológicas sobre as causa da estabilidade e da mudança nas sociedades Três estágios: sociedade pré-classes, sociedade de classes (caracterizada pela alienação), sociedade pós-classes (comunismo) Modos de produção: Base Econômica ( Relações de produção-formas de propriedade e forças produtivas-tecnologia) A ascensão e queda de sucessivos regimes de propriedade são explicadas por sua tendência a promover ou impedir a mudança técnica

6 Tipos de relações de produção
Produtores são donos de sua força de trabalho? Produtores são donos de outros meios de produção? Tipo de Consumo/Produto Excedente Escravidão Não Consumo interno a uma pequena comunidade de produtores, ao menos inicialmente. Não há excedente. Servidão Parcialmente ? Capitalismo Clássico Totalmente Pequenas comunidades trocam entre si (produção específica para isso); Troca dentro da comunidade (dinheiro); Busca pelo lucro (produção excedente) Comunismo Totamente Sim, coletivamente Troca dentro das comunidades (sem lucro)

7 Ideologia, alienação e prática política
Ação Política: o “Manifesto do Partido Comunista” (1848) Marx propõe planejamento estatal centralizado, em vez de economia capitalista com decisões descentralizadas Stalin colocou isto em prática, com conseqüências desastrosas para a inovação (“ghost of the executed engineer”) e corrupção

8 Ideologia, alienação e prática política: mobilizando classes
Toda “classe” é um grupo organizado ou que poderia, plausivelmente, se organizar com bases econômicas (referentes ao conceito do trabalho, e não renda, status etc) Por exemplo: capitalista industrial, capitalista financeiro e trabalhador assalariado são 3 classes diferentes Pertencimento a uma “classe” é a possibilidade de melhorar o bem-estar individual a partir da ação coletiva.

9 Ideologia, alienação e prática política: mobilizando classes
Para que uma “classe” aja como tal, é preciso que seus membros tenham “consciência de classe” (ou seja, desvendem o que está por trás da superestrutura/ideologia) Três possibilidades para que haja ação coletiva de uma classe (além da “consciência de classe”) 1) Interação repetida entre membros da classe (medo de retaliação, reciprocidade); 2) sentimentos de solidariedade, justiça; 3) ação coletiva como fim em si mesma (socialização etc)

10 Ideologia, alienação e política
Ideologia capitalista faz a aparência das coisas ser diferente de sua essência Freud distingue entre tendência ao comportamento excessivamente impulsivo/míope (ID) e a tendência ao comportamento rígido e compulsivo (SUPEREGO) Marx culpa, em grande parte, as decisões descentralizadas da economia capitalista de mercado por causar/operar sob “transações que subvertem os valores comunitários e transformam as pessoas em objetos de satisfação umas das outras” Marx, então, propõe um Estado Centralizado

11 Max Weber (1864-1920): autoridade carismática

12 A autoridade carismática
Três bases da legitimidade política Tradicional: autoridade do “ontem eterno” (religiosa, costumes santificados) (Soc. Antiga – Durkheim) Carismática: autoridade baseada no heroísmo e outras qualidades da liderança individual (Soc. Moderna – Durkheim) Legal-Racional: autoridade baseada em regras/instituições (Soc. Moderna – Durkheim)

13 Características do líder carismático
1) É obedecido por seguidores; 2) Os seguidores não obedecem ao líder por vontade própria: é, na verdade, seu dever obedecê-lo; 3) Sua autoridade não está definida por lei/instituições, e sim pela inspiração que ele produz nos seguidores; 4) Todo líder carismático tem uma missão, definida mais ou menos conjuntamente com os seguidores.

14 A autoridade carismática
Os homens não obedecem o líder carismático em virtude da tradição ou lei, mas porque acreditam nele. O êxito do líder carismático é determinado pela capacidade de conseguir seguidores e ser obedecido por eles. Há uma missão a ser cumprida, e o detentor do carisma exige obediência de seus seguidores. A pretensão carismática desmorona quando sua missão não é reconhecida pelos seguidores.

15 A autoridade carismática
Líderes carismáticos devem se manter distantes de ocupações rotineiras Instabilidade inerente à liderança carismática: a autoridade do líder não é fundamentada em instituições!

16 A autoridade carismática
Autoridade Burocrática (Racional-Legal) Presidência do Brasil Processo de Nomeação/Demissão Não há Eleitoral Treinamento Especializado É fundamental Jurisdição Exclusiva Definida pela burocracia à qual o sujeito pertence Há (Determinada pela Constituição 1988)

17 Lula é um líder “carismático”?
André Singer: "O lulismo é a execução de um projeto político de redistribuição de renda focado no setor mais pobre da população, mas sem ameaça de ruptura da ordem, sem confrontação política, sem radicalização, sem os componentes clássicos das propostas de mudanças mais à esquerda." Época: O lulismo pode sobreviver sem o Lula? Não é preciso uma liderança carismática à frente desse projeto político? Singer: No lulismo existe um elemento de carisma, mas isso não é o mais importante. A importância do carisma é maior nas regiões menos urbanizadas do país, onde se tende a atribuir a capacidade de execução de um projeto a características especiais da liderança. Em regiões urbanizadas existe uma adesão mais racional ao programa político.

18 Max Weber II: Ética protestante e Capitalismo + Burocracia

19 Weber, ética protestante e capitalismo
Mandamentos do “espírito capitalista” (B. Franklin) Tempo é dinheiro; Crédito é dinheiro; Dinheiro é procriador por natureza e fértil; Um bom pagador é senhor da bolsa alheia; Pontualidade e retidão fazem subir na vida; Ações que afetam o crédito de um homem devem ser por ele ponderadas; Deve-se manter contabilidade exata das despesas e receitas.

20 Burocracia: o argumento weberiano
Definição bastante abrangente de “burocracia” e “burocratização”: empresas, Exec/Legisl/Judic, partidos políticos Michels/Ostrogorski A burocratização é inevitável para a sobrevivência da organização; Procedimentos burocráticos levam à “oligarquização” da instituição... ....com conseqüências negativas!

21 Burocracia: o argumento weberiano
Sociedade pré-burocrática Sociedade burocrática Estrutura organizacional: Jurisdição da agência Definida informalmente Definida por regras fixas (legislação) Estrutura organizacional: Atividades do cotidiano (ou seja, atividades para cumprir a jurisdição da agência) São distribuídas de maneira desorganizada, irregular São distribuídas de forma fixa, como deveres oficiais Estrutura organizacional: Autoridade para ordenar que funcionários façam atividades Pertence ao indivíduo Pertence ao cargo que o indivíduo ocupa Estrutura organizacional: Hierarquia dentro da agência Definida informalmente, através de relações pessoais Há clara supervisão dos postos inferiores pelos superiores

22 Burocracia: o argumento weberiano
Sociedade pré-burocrática Sociedade burocrática O trabalhador: É selecionado como? Nomeação pessoal por seu chefe Nomeação por autoridade superior a seu chefe através de concurso O trabalhador: Recebe treinamento especializado para seu cargo? Nunca Com freqüência Dedicação Exclusiva ao cargo? Às vezes: não é a regra Quase sempre Definição do Salário? Remuneração de acordo com tarefa feita Salário fixado por lei Há carreira? Quase sempre. Permite que funcionário ocupe postos superiores após tempo, provas etc.

23 Vantagens e desvantagens da organização burocrática
Pensar a partir da “Ted Talk” de Jimmy Wales (Wikipedia)

24 Pierre Bourdieu (1930-2002): propriedades dos campos

25 As características dos campos
1) São espaços estruturados de posições; 2) Posições têm certas propriedades que existem independentemente de quem as ocupa; 3) Têm atores dominantes (que tendem a defender seu monopólio e excluir a concorrência) e atores dominados (que tendem à subversão – exemplo VE); 4) Têm objetos de disputa e interesses específicos que pertencem somente àquele campo e que não são percebidos por quem não foi formado para entrar neste campo;

26 As características dos campos
5) Todo campo precisa de pessoas prontas para disputar o jogo, dotadas de habitus que impliquem o conhecimento e reconhecimento das regras e objetos de disputa; 6) A estrutura do campo reflete o estado da distribuição do capital específico que foi acumulado ao longo de lutas passadas e orienta estratégias futuras;

27 Partidos Políticos (grandes) Presidente + Burocratas Atores Dominados
Campo Político, Campo Político, Atores Dominantes Militares Partidos Políticos Parlamentares Partidos Políticos (grandes) Presidente + Burocratas Atores Dominados * Sociedade Civil organizada * Movimentos “guerrilheiros” * Partidos Políticos (pequenos) Troféus em disputa Cadeiras parlamentares Orçamento Interesses dos atores (e estratégias para o desinteresse) Manter o poder (“queremos o desenvolvimento do país”) Manter o poder (“queremos combater a inflação e redistribuir a renda do país) Regras do campo Legislação definida exclusivamente pelos atores dominantes (ex, Atos Institucionais) * Regimentos Internos dos parlamentos * Legislação definida coletivamente

28 Campo político, autoridade e expertise
7) Somente os detentores de certo capital específico ao campo conseguem interpretar os objetos do campo (obras de arte, legislação, táticas do time de futebol) – mais do que isso, só eles são vistos como intérpretes legítimos – e, assim, justificam sua existência como os “únicos capazes de explicitar a razão de ser do objeto e do reconhecimento do valor que ele tem”. (Vídeo Joshua Bell, Vídeo PVC)


Carregar ppt "Marx, Weber e Bourdieu: um resumo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google