A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O corpo humano e a sobrevivência: Funções vitais e doenças Prof. M.Sc. Mauricio F. Magalhães Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza III.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O corpo humano e a sobrevivência: Funções vitais e doenças Prof. M.Sc. Mauricio F. Magalhães Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza III."— Transcrição da apresentação:

1 O corpo humano e a sobrevivência: Funções vitais e doenças Prof. M.Sc. Mauricio F. Magalhães Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza III

2 CONTEÚDOS Entendemos como funções vitais o conjunto de reações do metabolismo que garantem a sobrevivência do ser humano. Dentre essas funções identificamos: Nutrição Respiração Circulação Excreção Coordenação Nervosa e Hormonal

3 Tipos de Alimentos 1- Energéticos: lipídios e glicídios (carboidratos) 2- Plásticos/estruturais: proteínas 3- Reguladores: Água, minerais e vitaminas 4- Organizadores: Ácidos nucléicos

4 Desnutrição e Subnutrição

5 Nutrição Representa a função que é responsável pela obtenção, processamento e aproveitamento dos nutrientes contidos em nossa alimentação. Tem como objetivo nos fornecer matéria prima para produção de energia, crescimento e reposição de células. Está dividida em: 1- Ingestão; 2- Digestão; 3- Absorção; 4- Eliminação

6 O que você come no dia-a-dia? Descreva sua dieta:

7 Problemas do Trato Digestivo Úlcera péptica Diarréia Celíase Apendicite Diverticulite

8 Úlcera

9 Apendicite

10 Diverticulite

11 Celíase

12 CONTEÚDOS Respiração: A respiração é uma função vital que permite a obtenção de energia pelos seres vivos. Confundimos o processo de respiração celular com o mecanismo de absorção do oxigênio. Na verdade o mecanismo para obtenção do oxigênio varia muito entre os seres vivos mas, nem sempre é fundamental uma vez que alguns seres realizam o processo de respiração anaeróbia (sem O2).

13 Tipos de Respiração Respiração naeróbia/AnaeróbicaRespiração Aeróbia/Aeróbica Sem oxigênio Degradação parcial Com oxigênio Degradação total Com resíduos acumulativosSem resíduos acumulativos Pouca produção de energia Minoria dos seres Muita produção de energia Maioria dos seres

14 Mecanismo de Funcionamento dos Pulmões Os pulmões são o principal órgão do sistema respiratório dos seres humanos. Possuímos um par de pulmões, localizados um de cada lado do tórax, na região interior da cavidade formada pelas costelas. Estas servem de proteção para os pulmões. O diafragma e os músculos intercostais contraem, diminuindo a pressão interna e o ar entra pelos pulmões.

15 E as doenças respiratórias?

16 Enfisema

17 Edema

18 Bronquite e Asma

19 Curiosidade Árvore nasce dentro do pulmão

20 SISTEMA CIRCULATÓRIO A circulação é uma função vital que permite a o transporte e a distribuição de diversas substâncias pelo nosso organismo. Também está intimamente ligada com a excreção e a defesa contra agentes que conseguem invadir nosso organismo.

21 PRESSÃO ARTERIAL Solicite ao colega que faça a medição do seu pulso; Anote o resultado: ________/minutos Agora repita esse procedimento com ele; Anote o resultado: ________/minutos O que isso representa? PRESSÃO ARTERIAL É a força que o sangue exerce sobre a parede dos vasos sanguíneos. Varia obrigatoriamente de acordo com a idade da pessoa e também pelo nível de gás carbônico em nosso sangue.

22 Por que ficamos ofegantes quando realizamos algum esforço maior? Com a atividade física produzimos gás carbônico que torna o sangue mais ácido e nos obriga a acelerar a respiração e a circulação.

23 Doenças do coração Aterosclerose: presença de certos depósitos na parede das artérias, incluindo substâncias gordas, como o colesterol e outros elementos que são transportados pela corrente sanguínea. A aterosclerose afeta artérias de grande e médio calibre, sendo a causa dos Acidentes Vasculares Cerebrais e da Doença das Artérias Coronárias. Cardiopatias: termo utilizado para descrever as doenças cardíacas provocadas por depósitos ateroscleróticos que conduzem à redução do espaço das artérias coronárias. O estreitamento pode causar Angina de Peito ou Enfarte de Miocárdio, se em vez de redução do espaço arterial se verificar obstrução total do vaso; Doença Arterial Coronária: situação clínica em que existe estreitamento do calibre das artérias coronárias, provocando uma redução do fluxo sanguíneo no músculo cardíaco.. Aneurisma: deformação dos vasos que podem ser de nascença. Seu rompimento provoca um Acidente Vascular e dependendo do local pode levar a morte.

24 Doenças do coração Doença Arterial Coronária: situação clínica em que existe estreitamento do calibre das artérias coronárias, provocando uma redução do fluxo sanguíneo no músculo cardíaco.. Aneurisma: deformação dos vasos que podem ser de nascença. Seu rompimento provoca um Acidente Vascular e dependendo do local pode levar a morte.

25 Curiosidades O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa apenas 340 gramas. Funciona ao ritmo de 72 batidas por minuto mil por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida. Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia. ·

26 Curiosidades O coração da mulher é um pouco mais acelerado; em 1 minuto, bate 8 vezes mais que o do homem. Nos recém- nascidos, bate 120 vezes por minuto. Em 1 minuto, o coração lança 5 litros de sangue no corpo e bombeia 400 litros de sangue por hora. Tem 2 movimentos: sístole e diástole. A sístole, quando se contrai, faz a distribuição do sangue. Na diástole, ele descansa. Num adulto, pesa de 280 a 340 gramas. É dividido em 4 partes: 2 átrios, que recebem o sangue das veias; 2 ventrículos, que impulsionam o sangue para dentro das artérias. O horário de maior incidência de ataques cardíacos é das 6 da manhã até o meio-dia.

27 SISTEMA EXCRETOR A excreção é uma função vital que permite a eliminação de diversas substâncias (metabólitos) pelo nosso organismo. Também está intimamente ligada com o equilíbrio hídrico e a regulação de nossa temperatura.

28 Os Rins O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.

29 HEMODIÁLISE UM MAL NECESSÁRIO A hemodiálise é um tratamento que consite na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue com um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.


Carregar ppt "O corpo humano e a sobrevivência: Funções vitais e doenças Prof. M.Sc. Mauricio F. Magalhães Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza III."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google