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Plano Individual de Intervenção para a Criança com Autismo

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Apresentação em tema: "Plano Individual de Intervenção para a Criança com Autismo"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Individual de Intervenção para a Criança com Autismo

2 PEP-R – Perfil Psico-Educativo revisto
(Schopler & al, 1990; Chapel Hill – Carolina do Norte) Permite avaliar as competências escolares e pré-escolares, bem como o comportamento. Especialmente adequado para crianças até aos 7 anos de idade. 7 áreas do desenvolvimento: Imitação, Percepção, Motricidade Fina, Motricidade Global, Coordenação Óculo-Manual, Desempenho Cognitivo e Cognição Verbal. Determinar as Áreas Fortes e as Áreas Fracas da criança. Permite também a determinação das Competências Emergentes em cada uma das áreas avaliadas.

3 ESCALA DE COMPORTAMENTO
Destinada à identificação de comportamentos não habituais característicos do autismo. O objectivo é o diagnóstico: fornece informações sobre o grau de desorganização e de desvio dos comportamentos presentes na criança, localiza os domínios precisos nos quais esses comportamentos se manifestam. Avalia 4 grandes áreas: Relações e Afecto, Jogo e Interacção com o material, Respostas Sensoriais e Linguagem.

4 ESCALA DE COMPORTAMENTO
PEP - R ESCALA DE COMPORTAMENTO DATA: 11 / 04 / 02 ID. CRON.: 6A 10M

5 ESCALA DE DESENVOLVIMENTO
PEP - R ESCALA DE DESENVOLVIMENTO DATA: 11 / 04 / 02 ID. CRON.: 6A 10M

6 Imita com objectos sonoros Imita movimentos globais Repete dígitos
ITEM EMERGÊNCIAS FALHAS IMITAÇÃO Imita o som dos animais Joga às escondidas Imita com objectos sonoros Imita movimentos globais Repete dígitos PERCEPÇÃO Revela interesse no livro da linguagem MOT. FINA Faz uma taça com plasticina Toca com o polegar nos outros dedos em sequência MOT. GLOBAL Chuta a bola Atira a bola Apanha a bola COM Copia um triângulo Pinta dentro dos limites Copia 7 letras Copia um losango DC Aponta partes do corpo num boneco e em si mesmo Identifica formas geométricas Identifica cores Identifica letras Escreve o seu nome Reconhece imagens Tem noção de quantidade Identifica tamanhos (grande e pequeno) Mima a função de objectos Demonstra a função dos objectos Lê e segue ordens CV Nomeia formas geométricas Nomeia cores Pede ajuda Nomeia letras e objectos Repete frases curtas e simples Utiliza o plural Utiliza pronomes Nomeia grande e pequeno Identificação (nome e género) Resolve problemas na 2ª pessoa Lê (palavras curtas, com alguns erros, 1 frase, com compreensão)

7 OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO
ITEM ADEQUADO LIGEIRO RELAÇÃO Reacção ao medo Contacto visual Cooperação Tolerância a interrupções Motivação pelos reforços sociais MATERIAIS Motivação por recompensas concretas Exploração do ambiente Exame do material Capacidade de atenção SENSORIAL Sensibilidade visual e auditiva Interesse gustativo Interesse pelas texturas Interesse olfactivo Gestos estereotipados LINGUAGEM Tagarelice / balbuciação Utilização das palavras Inteligibilidade das palavras Entoação e inflexão Ecolália imediata e diferida Utilização dos pronomes

8 Plano Individual de Intervenção
Este plano é inicialmente estabelecido com base na avaliação formal e na aquisição de competências do desenvolvimento psicomotor (PEP-R), com especial incidência nas competências emergentes. Pretende definir os objectivos e estratégias de intervenção. Representa o ponto de partida para o acompanhamento especializado nas áreas onde a criança tenha revelado maior necessidade e potencial.

9 Plano Individual de Intervenção
Cont. Uma entrevista com a família e técnicos que acompanham a criança permite depois cruzar os objectivos e as tarefas propostas com os interesses da família e actividades quotidianas da criança. Para melhor se adequar às necessidades da criança e da família, e por forma a validar a intervenção, o plano deverá ser revisto e aferido sempre que se justifique.

10 Plano Individual de Intervenção 1
Área Nível Actual de Actividade Objectivo Geral (Objectivo a longo termo) Estratégias Imitação Reacção à apresentação de um fantoche Manipula um fantoche Manipular o fantoche na área do “Aprender” Recurso a ajuda física e verbal Desempenho Cognitivo Pega os materiais e explora-os livremente, levando-os à boca Associar duas imagens de animais a pedido verbal Jogos de loto. Recurso a ajuda física e demonstração

11 Plano Individual de Intervenção 2 Comunicação/ Linguagem
Área Nível Actual Objectivos Autonomia Necessita de ajuda às refeições Autonomia na alimentação Utilização correcta dos talheres – colher e garfo Comunicação/ Linguagem Apenas comunica quando necessita de ir ao WC (gesto) Pede água recorrendo à palavra Aumentar a sua capacidade de transmitir as suas necessidades e desejos Aumentar o seu repertório de palavras Socialização Não cumprimenta as pessoas Dizer “bom dia” quando chega à sala Mot. Global Chuta a bola indiscriminadamente Chutar a bola para o colega pelo menos 5x seguidas Desempenho Cognitivo Não identifica cores Identificar pelo menos 3 cores: azul, vermelho e verde

12 Plano de Intervenção Individual 2 – cont.
Estratégias / Orientação Metodológica Trabalho individualizado Demonstração das tarefas Ajudas física e verbal Recurso a reforço positivo Utilização de pictogramas para estimular a autonomia nas tarefas Avaliação Avaliação formal: inicio e final do ano. Avaliação contínua, com registos e observação directa, por forma a aferir sempre que necessário o programa. Participação no grupo / turma Cumprirá o horário da sala do regular das 8h às 12h. O aluno participará em todas as actividades da turma: visitas de estudo, música, educação física. Outros Apoios Terapia da fala duas vezes por semana. Psicomotricidade uma vez por semana.

13 ESCALA DE DESENVOLVIMENTO
PEP - R ESCALA DE DESENVOLVIMENTO DATA: 31 / 10 / 03 ID. CRON.: 8A 4M

14 ESCALA DE COMPORTAMENTO
PEP - R ESCALA DE COMPORTAMENTO DATA: 31 / 10 / 03 ID. CRON.: 8A 4M


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