A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores."— Transcrição da apresentação:

1 Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores

2 A trajetória da EaD na UnG /2 Revisão das matrizes curriculares – início da oferta de disciplinas regulares a distância – Portaria 4.059/ /1 Início da oferta dos Projetos Integrados III a distância 2013/1 Início das disciplinas Eletivas a distância Criação do MEO Adoção do Moodle Apoio ao presencial Capacitação docente Início da oferta de disciplinas de DP a distância Início da oferta de disciplinas semi- presenciais na área da Saúde – Portaria 4.059/ /1 Credenciamento de Polos EaD

3 Crescimento exponencial e a necessidade formativa 1 disciplina 7 cursos 559 alunos 1 professor 2 disciplinas 24 cursos 3496 alunos 6 professores 8 disciplinas 34 cursos 5622 alunos 8 professores 16 disciplinas 35 cursos 9625 alunos 22 professores 22 disciplinas 36 cursos alunos 41 professores 2011/2 2012/1 2012/2 2013/1 2013/2 2014/1 22 disciplinas 36 cursos alunos 70 professores

4 Work is the curriculum O contexto de aprendizagem é o trabalho. O objetivo de aprendizagem é o aperfeiçoamento constante e pontual para o trabalho. “ A ideia de separar o momento de aprender e de trabalhar está com os dias contados, porque a experiência de aprender está cada vez mais presente na vida de todos nós e fica difícil separá-la das atividades cotidianas.” (MAIA, 2008, p. 459)

5 Programa de Formação de Professores Work Based Learning Reflexões curriculares acerca das necessidades formativas dos professores: Quem é este professor? Quais suas experiências com a educação a distância? Quais suas concepções de educação e de aprendizagem? Qual foi sua motivação em aceitar o desafio em se constituir como professor-tutor em educação a distância? Quais suas práticas com o uso das TDIC (tecnologias digitais de informação e comunicação) de forma integrada à contextos de aprendizagem? Após essas perguntas, inicia-se o processo de levantamento de conhecimentos prévios, com a finalidade de modular as formações às necessidades formativas dos professores em relação à tutoria em EaD.

6 Programa de Formação de Professores Work Based Learning Levantamento de conhecimentos prévios dos professores Planejamento das formações com base nas necessidades formativas individuais Acompanhamento constante entre formação e prática educativa Professor é co-responsável de sua própria formação Feedback constante durante todo o acompanhamento e estabelecimento de novos desafios Respeitar as necessidades e o tempo de aprendizagem dos professores Avaliação continuada e colaborativa, parte da reflexão do professor em relação a sua prática (práxis) Formações presenciais Formações a distância

7 Mediação à serviço da aprendizagem O trabalho formativo é realizado como mediação e identificação de necessidades de forma cíclica e constante. A consciência do professor de que está aprendendo durante sua prática possibilita que este assuma a responsabilidade pela própria aprendizagem. O professor constitui-se como tutor em EaD por meio de suas experiências, e sobretudo, pela reflexão dessas experiências tornando-se consciente do seu processo de aprendizagem. O processo formativo é centrado no professor e em sua capacidade de construir novos conhecimentos a partir de suas necessidades. De acordo com Vygotsky (2000) a aprendizagem é um processo de apropriação pessoal do sujeito, um processo significativo que constrói um sentido e um processo de mudança.

8 Programa de Formação de Professores 1-Tecnologia em favor do trabalho docente Abordar reflexões sobre as possibilidades da tecnologia como recurso didático. 2-Presencial & Distância: Configurações didáticas voltadas à EaD Reflexão sobre as diferentes configurações didáticas do ambiente virtual de aprendizagem da UnG Digital (presencial e distância) para discutir as vantagens da oferta do ensino a distância. 3- Descobertas tecnológicas: Pesquisas de ferramentas tecnológicas direcionadas à Educação Investigação por meio de pesquisa de ferramentas tecnológicas que viabilizem a aprendizagem significativa. 4- Educação dialógica e interação verbal Abordar a educação dialógica pressupondo as intervenções pedagógicas fundamentadas em discursos interativo-dialógicos. 5 - Gestão autônoma da aprendizagem Pesquisa em grupo com temática a critério dos participantes sobre aprendizagem mediada pela tecnologia.

9 Acompanhamento da prática educativa Semanalmente, os professores têm atividades a cumprir no ambiente online. Essas atividades são acompanhadas em relação à frequência em que acontecem e em relação à qualidade que são realizadas. A formação acontece no ambiente online e é direcionada à situações reais, aliando prática e teorias de forma reflexiva e problematizadora.

10 Replanejamento de ações formativas Levantamento dos resultados das formações de forma individual Feedback coletivos (constituição e fortalecimento do grupo) e individual aos professores Levantamento de novas necessidades e busca das teorias mais adequadas à formação Reuniões pedagógicas periódicas online e presencial Replanejamento das formações continuadas na relação entre novas aprendizagens para o trabalho

11 Ciclo do conhecimento Mediação do processo de aprendizagem do professor Acompanhamento de aprendizagem do aluno Coordenação pedagógica Professor aprendente no trabalho e pelo trabalho Professor mediador da aprendizagem dos alunos Professor-tutor Aprendizagem baseada na leitura, na interação, na resolução de problemas e na sistematização das aprendizagens Aluno Objeto de conhecimento do professor é sua própria prática !

12 Programa de Formação de Professores Work Based Learning Primeiras descobertas...

13 PAULO FREIRE “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.”


Carregar ppt "Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google