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Os Mistérios do Som: aprendendo física por meio de desafios e do uso das TIC Rodrigo Claudino Diogo Shirley Takeco Gobara.

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Apresentação em tema: "Os Mistérios do Som: aprendendo física por meio de desafios e do uso das TIC Rodrigo Claudino Diogo Shirley Takeco Gobara."— Transcrição da apresentação:

1 Os Mistérios do Som: aprendendo física por meio de desafios e do uso das TIC Rodrigo Claudino Diogo Shirley Takeco Gobara

2 Página 2 Cronograma de atividades 1 º dia: –Apresentação dos participantes –Programação do Curso –Apresentação do curso Origem do Curso Ementa e objetivos –Fundamentação para uso de desafios no Ensino de Física

3 Página 3 Cronograma de atividades –As TIC no ensino de Física –Conhecendo o ambiente virtual Acessando e se cadastrando no ambiente virtual Vivenciando o ambiente virtual 2º dia –Vivenciando o ambiente virtual –Fundamentos sobre os mapas conceituais –Conhecendo o CMapTools –Elaborando o mapa conceitual proposto no ambiente virtual

4 Página 4 Cronograma de atividades –Discutindo e avaliando a proposta –Opinário sobre o curso e o ambiente virtual –Apresentação da proposta de continuidade da pesquisa e distribuição das instruções e termos de livre consentimento

5 Página 5 Origem do curso Na pesquisa de mestrado: A aprendizagem de ondas sonoras sob a ótica de desafios em um ambiente virtual potencialmente significativo –As tecnologias da informação e comunicação (TIC) foram utilizadas como recurso educacional para o ensino introdutório da Física do Som –Objetivo: verificar se a as atividades elaboradas favorecem a aprendizagem de conceitos em Física

6 Página 6 Ementa Fundamentos para a proposição de desafios como metodologia de ensino Uso da TIC no ensino de Física Mapas conceituais: confecção e estratégias de uso Discussão da proposta

7 Página 7 Objetivos do curso Apresentar e discutir a proposta de utilização de desafios como metodologia de ensino Discutir a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de Física (ensino médio), em uma proposta que utiliza diversos recursos das TIC Vivenciar e utilizar o ambiente virtual desenvolvido Elaborar um mapa conceitual sobre os conceitos trabalhados nos desafios e discutir a utilização de mapas conceituais em sala de aula (utilizando o software CmapTools) Propor a continuidade da pesquisa de mestrado

8 Página 8 Fundamentos para o uso de desafios no ensino de Física A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel –O aluno deve estar disposto a aprender –A disposição pode ser estimulada pela proposição de desafios Relação entre conhecimento e problemas –Todo conhecimento é uma resposta a uma questão

9 Página 9 A TAS e os desafios A disposição em aprender é diretamente influenciada pela motivação A superação de desafios pode ampliar o impulso cognitivo e a motivação proveniente do engrandecimento do ego Motivação Impulso cognitivo Impulso afiliativo Motivação pelo engrandecimento do ego

10 Página 10 Relação entre conhecimento e problemas Para um espírito científico, todo conhecimento é resposta a uma questão. Se não houve questão, não pode haver conhecimento científico. Nada ocorre por si mesmo. Nada é dado. Tudo é construído. (BACHELARD, 1977, p. 148 apud DELIZOICOV, 2005, p. 128, grifo nosso). Um verdadeiro problema é semelhante a um desafio

11 Página 11 As TIC no Ensino de Física Algumas inferências sobre as TIC e a educação –As TIC podem auxiliar no processo de aprendizagem –A utilização das TIC no ambiente escolar é [...] mais que uma necessidade, é um direito social. (BRASIL, 2000a, p.13) –A escola deve assumir a função de contribuir para com a inclusão e o letramento digital de seus alunos –A escola pode contribuir para que as classes menos favorecidas economicamente tenham acesso à Internet

12 Página 12 As TIC no ensino de Física Uma visão geral: –Permite que os alunos tenham contato com formas de representação distintas das utilizadas em livros ou no quadro-negro, por exemplo: simulações, animações, vídeos, hipertextos e hipermídia. –Foco das investigações: Mecânica Simulações –Poucos trabalhos relacionados ao ensino de conceitos sobre ondas sonoras

13 Página 13 As TIC no Ensino de Física Formas tradicionais de uso das TIC: –aquisição de dados por computador –modelagem e simulação –materiais multimídia –realidade virtual e busca de informações na Internet Formas ainda não muito utilizadas/investigadas –WebQuests –Ambientes virtuais de aprendizagem –Blogs

14 Página 14 As TIC no Ensino de Física: algumas considerações A incorporação das TIC representa –A possibilidade de uma melhor educação e aprendizagem da Física –Necessidade da sociedade contemporânea A incorporação das TIC exige –Um olhar atento às limitações das TIC como recurso didático –Atualização contínua das atividades de ensino e dos recursos utilizados –Atualização tecnológica do professor –Que o professor supere eventuais receios

15 O ambiente virtual: Acesso, cadastro e vivência

16 Página 16 Acessando o ambiente virtual Abra o navegador de Internet Acesse o endereço eletrônico: Clique no link Cadastramento de usuário:

17 Página 17 Cadastrando novo usuário Informe os campos necessários e depois clique no botão Cadastrar este novo usuário: Clique no botão Continuar

18 Página 18 Verificando o Um solicitando uma confirmação do seu cadastro foi enviado para o endereço de informado na tela de cadastro Clique no link de confirmação de cadastro, para confirmar o seu cadastro

19 Página 19 Confirmação de cadastro Após clicar no link do enviado para você, é exibida uma mensagem de confirmação: clique no botão Cursos para exibir os cursos disponíveis no Ensino de Ciências.net. Localize e clique no link Os mistérios do som:

20 Página 20 Informando o código de inscrição Seu navegador será direcionado para uma página que te solicitará um Código de Inscrição: Digite SNEF (sem as aspas) no local indicado e clique no botão Faça a minha inscrição neste curso

21 Página 21 A página principal do curso

22 Página 22 Mãos à obra Agora é com vocês!!!

23 Por hoje é só pessoal!!!

24 Os mistérios do som aprendendo física por meio de desafios e do uso das TIC 2º dia

25 Página 25 Principais conhecimentos trabalhados nos desafios O Jogo do Erro: a propagação de ondas sonoras ocorre apenas em meios materiais Como uma onda no mar...: ondas sonoras não transportam matéria ao se propagarem O pernilongo e os sons: freqüência sonora, fonte sonora, espectro sonoro, relação entre as freqüências da fonte sonora e do som que ela emite, além de informações sobre os hábitos dos pernilongos Abaixe o volume: intensidade sonora, relação entre intensidade sonora e danos auditivos

26 Página 26 Vivenciando o ambiente virtual Retorne ao sítio do ambiente virtual: Faça seu login Continue a experimentar o ambiente. –Você tem 25 minutos

27 Página 27 Fundamentos sobre os mapas conceituais O que é um mapa conceitual? –É uma ferramenta originária dos trabalhos de Novak –Tem como fundamento a TAS Para que servem os mapas conceituais? –Representar relações significativas entre conceitos Os mapas conceituais ausubelianos evidenciam a hierarquia entre os conceitos

28 Página 28 Um Exemplo de mapa Conceitual

29 Conhecendo o CMapTools

30 Página 30 O que é o CmapTools? Programa para a construção de mapas conceituais (e outros diagramas) Permite tanto a elaboração solitária quanto a colaborativa É um programa gratuito

31 Página 31 Como iniciar o CmapTools Acessar o menu iniciar Procurar o item IHMC CmapTools Selecionar o CmapTools Observações: –O CmapTools é multiplataforma: Linux | Windows | Mac OS X | Solaris Pode ser executado a partir de um pendrive

32 Página 32 A janela principal Exibe os mapas conceituais armazenados localmente Exibe os mapas conceituais compartilhados em servidores Funciona como o Favoritos de navegadores da Internet Funciona como o Histórico de navegadores da Internet

33 Página 33 A janela de edição de mapas Área de edição dos mapas

34 Página 34 Criando conceitos e ligações 1/4 Para criar um conceito basta dar um duplo clique na área de edição dos mapas Para criar uma ligação entre dois conceitos: –Crie outro conceito (B) –Selecione o conceito A –Clique e arraste a seta até encontrar o conceito B

35 Página 35 Criando conceitos e ligações 2/4 Surge a ligação entre os dois conceitos Veja que é necessário explicitar a relação entre eles

36 Página 36 Criando conceitos e ligações 3/4 Forma alternativa de criar ligações –Selecionar o conceito B: –Clique, arraste e solte a seta em uma área vazia: –Agora você precisa informar o conceito e frase de ligação

37 Página 37 Criando conceitos e ligações 4/4 Você também pode adicionar conceitos a uma ligação já existente Selecione uma frase de ligação: Selecione a seta, clique, arraste e solte:

38 Página 38 Salvando seu mapa 1/2 Acesse o menu Arquivo e selecione Salvar Mapa Conceitual

39 Página 39 Salvando seu mapa 2/2 Preencha os dados solicitados Clique em salvar

40 Página 40 Como levar meu mapa para outro computador? Acesse o menu Arquivo Selecione Exportar Mapa Como Escolha: –Outline do Cmap –Afirmações como texto –Arquivo XML –Mapa Vital

41 Página 41 Como importar um mapa que foi exportado? Na janela principal do CmapTools acesse o menu Arquivo Selecione Importar Escolha o tipo correspondente de importação (deve idêntico ao formato de exportação utilizado) Localize o arquivo com o mapa exportado

42 Realizando a tarefa: Fazendo um mapa...

43 Página 43 Confeccionando o mapa conceitual Você tem 30 minutos para elaborar o mapa conceitual proposto no desafio Quando terminar o seu mapa chame o Rodrigo, para que ele auxilie no envio do mapa ao sistema

44 Analisando a proposta

45 Página 45 Aspectos positivos e negativos Pense (individualmente) sobre a proposta apresentada e elenque até cinco pontos positivos e negativos (escreva em um papel) 3 minutos Junte-se a dois colegas (formando trios) e, em grupo, escrevam uma lista (única) com até cinco pontos positivos e negativos 5 minutos Juntem-se em dois grupos de seis pessoas. Cada grupo deverá escrever uma lista com até cinco pontos positivos e negativos 7 minutos

46 Página 46 Respondendo ao opinário Agora que vocês já refletiram um pouco sobre a proposta, está na hora de responder ao opinário (20 minutos) Este curso nasceu do desejo de dar continuidade à pesquisa de mestrado, disponibilizando o material desenvolvido aos professores que se interessem em utilizá-lo em suas aulas de Física ou de Ciências e, caso os professores permitam, investigar as dificuldades e os resultados da utilização do material como um recurso didático. Alguém disposto a participar da continuidade da pesquisa ou a utilizar os ambiente virtual em suas aulas?

47 Obrigado

48 Página 48 Referências BACHELARD, Gaston. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Parte II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000a. DELIZOICOV, Demétrio. Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, Maurício (org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. 2. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, p


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