A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TUTORIA: Percurso e Desafios. Linha do tempo no Tutoria online Educação a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TUTORIA: Percurso e Desafios. Linha do tempo no Tutoria online Educação a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 TUTORIA: Percurso e Desafios

2 Linha do tempo no Tutoria online Educação a Distância

3 Mudança Paradigmática Globalização Mudança de paradigma no mundo do trabalho Visão holística, global, sistêmica Compreensão de um mundo em movimento Competitividade Dinamismo Conectividade Profissional competente Autônomo Cooperativo Crítico Criativo Responsável Capacidade decisória Comprometido Dotado de competências Ênfase na aprendizagem Construção do conhecimento Conexões com o já existente Educação dialógica

4 Mitos Desafios Autonomia Sentimento de solidão Mudança do contexto físico da sala de aula Ausência da relação professor-aluno Credibilidade

5 Vantagens Processo de formação continuada nas organizações; Aprendizagem independente e flexível; Comunicação bidirecional; Atualização constante dos materiais; Comunicação massiva; Racionalização de tempo e custos.

6 Mudanças Metodológicas Foco na aprendizagem aluno centro do processo; Foco na aprendizagem aluno centro do processo; Formação integral do indivíduo:dimensão cognitiva e instrumental, da intuição, da criatividade, da responsabilidade social; Formação integral do indivíduo:dimensão cognitiva e instrumental, da intuição, da criatividade, da responsabilidade social; Valorização da experiência pessoal; Valorização da experiência pessoal; Multiplicidade de recursos multimídia; Multiplicidade de recursos multimídia; Conteúdos instrucionais especializados; Conteúdos instrucionais especializados; Capacidade reflexiva; Capacidade reflexiva; Desenvolvimento da autonomia e do espírito colaborativo. Desenvolvimento da autonomia e do espírito colaborativo.

7 Educação online Elaboração coletiva do saber; Trocas instantâneas de comunicação; Acesso ilimitado às fontes de informação; Ampliação às redes de relacionamento; Lógicas não-lineares e não-hierárquicas.

8 Vantagens Eliminação ou redução das barreiras de acesso. Oportunidade de formação adaptada às exigências atuais da organização. Ausência de rigidez quanto a espaço, tempo e ritmo de aprendizagem.

9 Vantagens Atendimento às demandas da organização; Eficaz combinação de estudo e trabalho; Desenvolvimento das habilidades, atitudes, valores, interesses e hábitos educativos; Capacitação para o trabalho; Superação do nível cultural.

10 Barreiras Necessidade de todos utilizarem os recursos de multimídia; Maior possibilidade de evasão; Custos iniciais muito elevados; Serviços administrativos mais complexos; Resistência.

11 Quem é o Tutor da EAD? Animador? Facilitador? Estrategista? Arquiteto cognitivo? Mediador facilita o encontro do educando com o seu objeto de estudo. Agente ativo no processo de construção do conhecimento.

12 Funções Função pedagógica Função social Função gerencial Função técnica

13 Tutor - gestor Evasão – Estratégias Presença constante; Atuação mobilizadora; Incentivo às comunicações interpessoais; Emergir pontos comuns em grupos heterogêneos;

14 Revolução Silenciosa Intervenções fundamenta, aquece, instiga. Encaminhamentos direciona, orienta e delimita o caminho do pensar. Cuidado na ética da comunicação. Participação em excesso. Resolução dos conflitos. Observação da pertinência dos novos interesses.

15 Atribuições do Tutor Avaliação da participação dos alunos Encerramento do fórum ou do chat fazer um resumo e comentário sobre a atividade. Orientação aos debates. Estímulo, ampliação e acompanhamento dos debates. Acompanhamento constante. Devoluções claras e em tempo exíguo.

16 Estudo de Casos Analise o caso, discuta com o seu grupo os desdobramentos desta ação e apresente as soluções.

17 Case 1 1. João recebeu a notícia do seu gerente que deveria fazer o Curso de SMS. Estressado com tantas funções, entra na plataforma, se apresenta e não participa das atividades dialogadas. A Tutora Cristina, no entanto, considera que: a)a Educação a Distância baseia-se na autonomia; b)o Curso trará benefícios profissionais e, conseqüentemente, pessoais; c) a função dele é orientar a quem quer ser orientado. Sendo assim, comunica ao Coordenador que João é displicente, não tem interesse em fazer o Curso.

18 Case 2 2. Cristina recebeu a seguinte mensagem da cursista Antônia: Cristina, aqui as coisas não estão fáceis... Estou sem concentração para ler os textos. Problemas familiares associados ao acúmulo de trabalho não têm dado trégua. Para culminar fiquei doente no final de semana justo no momento em que eu iria estudar. Estou a ponto de explodir. Vou deixar de fazer o Curso. Prometo que o farei numa próxima oportunidade. Um abraço. Lamento muito, mas não posso fazer nada... Na vida temos que fazer opções. Procure a Coordenação do Curso e comunique a ela a sua decisão.

19 Case 3 3. Maria tem muita dificuldade em lidar com as novas tecnologias. Sua capacidade de expressão escrita é limitada e morre de vergonha que seus colegas descubram isto. Logo de início, há, no Curso, uma atividade que precisa ser postada no Fórum. Mesmo depois de fazer diversas tentativas, como não conseguiu, resolveu enviar por para Cristina, sua Tutora. No dia seguinte, ao abrir a plataforma: Maria, você enviou seu trabalho para minha caixa de correio. Você não leu que deveria ser postada no Fórum? SÓ CORRIGIREI QUANDO VOCÊ POSTAR NO LUGAR CERTO. Aliás, aproveite para fazer as correções gramaticais. Há palavras escritas erradas. O texto está confuso e há muitos erros de concordância. Desta forma, você não conseguirá terminar o curso.

20 Case 4 4. Paulo, ao encontrar dificuldade de compreensão no texto, solicitou à Cristina, sua tutora, explicações em alguns pontos.Após três dias, Paulo, preocupado com o prazo de entrega, resolve enviar um para Cristina, ratificando o seu pedido. Dois dias depois, Paulo encontrou a seguinte resposta: Paulo, desculpe-me a demora da resposta à sua solicitação, mas estou com muitas atividades profissionais. O trabalho se acumulando e eu com esta função de tutora, não dá... Não há mistério nesta atividade. Leia novamente o texto e você conseguirá fazer. Boa sorte!

21 Case 5 5. No Curso há uma aluna, Rose, que adora enviar poesias, textos de auto- ajuda e coisas do gênero. A sua participação no Fórum se limita a este tipo de participação. Em determinado momento, Ronaldo, outro cursista, postou a seguinte mensagem: Colegas, estou impactado com a falta de seriedade deste Fórum. Que eu saiba, esta ferramenta é para discutirmos assuntos do Curso e não estas abobrinhasque uns e outros estão postando. Este espaço é um local de enriquecimento profissional ou não é?

22 Case 6 6. Quatro alunos apresentam o mesmo tipo de dificuldade. Cristina, preocupada com a aprendizagem destes cursistas, resolveu colocá-los em recuperação, no final do módulo, para que tivessem mais tempo para estudar e apresentar um possível sucesso.Sabe onde está a dificuldade, mas tem um plano de atividades para cumprir.

23 Estudo de Casos Comentários de cada ação...

24 Case 1 Falta de comprometimento com os objetivos da organização; Falta de responsabilidade com o outro; Prática aconselhável; Renegociar os prazos das atividades; Relatar a importância do Curso para ele e para a organização; Busca da auto-estima do cursista.

25 Case 2 Desmotivação evasão Falta de flexibilidade Prática aconselhável: Insistência busca de solução Contato por ; Contato por telefone.

26 Case 3 Cuidar da ética das relações. Cuidar da linguagem escrita. Práticas possíveis: Utilizar o para assuntos pessoais; Buscar uma linguagem mais afetiva.

27 Case 4 Descaso. Falta de responsabilidade com a sua função. Perda de credibilidade. Prática aconselhável: Buscar uma nova maneira de explicar, utilizando exemplos acessíveis à vivência do cursista; Fazer um texto explicativo, com argumentações teóricas e postar no Fórum; Exemplificar com a prática.

28 Case 5 Cuidar da ética das relações interpessoais. Atenção total ao comportamento dos cursistas. Prática aconselhável: Não permitir que assuntos que não sejam pertinentes avancem; Estabelecer um código de ética logo no início do Curso; Alertar aos insistentes por .

29 Case 6 Falta de acompanhamento pedagógico. A dificuldade inicial pode gerar outras. Prática aconselhável: Propor um chat para esclarecimento de dúvidas; Ampliar o prazo de entrega; Propor outra modalidade de atividade para minorar a dificuldade.

30 Muito obrigada! SENAC RIO Contatos Tel.: (21)


Carregar ppt "TUTORIA: Percurso e Desafios. Linha do tempo no Tutoria online Educação a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google