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Escola Secundária Fernando Namora

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Apresentação em tema: "Escola Secundária Fernando Namora"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária Fernando Namora
Empreendedorismo Psicologia

2 Significado Significa criar e colocar em prática novas ideias.

3 Consiste no prazer de realizar com inovação qualquer projecto pessoal ou organizacional, em desafio às oportunidades e riscos.

4 Desperta o indivíduo para o aproveitamento das suas potencialidades racionais e intuitivas.

5 Empreendedor O empreendedor é uma pessoa capaz de perceber e interpretar necessidades e problemas e de encontrar soluções para os mesmos.

6 O empreendedor inova, transforma ideias em realidade.

7 É alguém que aprende com os erros e fracassos diante dos quais não se deixa ir a baixo.

8 Características do Empreendedor
Ser empreendedor implica ser: Iniciativa; Autonomia; Autoconfiança; Aceitação do risco; Optimismo; Motivação; Necessidade de realização; Inovação.

9 Vantagens Contribui para a criação de emprego;

10 Funciona como um meio de integração de desempregados e desfavorecidos no meio laboral;

11 Pode contribuir para reforçar a coesão económica e social das regiões menos desenvolvidas;

12 Constitui um caminho para a inovação;

13 É crucial para a competitividade;

14 Oferece aos consumidores mais possibilidades de escolha e preços mais baixos.

15 Tipos de negociação Segundo Robbins, existem dois tipos de negociação:
Negociação Integrativa Negociação Distributiva

16 Definição de Negociação
É um processo de alcançar objectivos, satisfazer necessidades e expectativas através de um acordo entre pessoas ou entidades diferentes.

17 É um processo quase universal e fundamental quando 2 ou mais partes se desentendem e têm de trocar bens ou serviços para tentar chegar a um acordo.

18 O conflito fica resolvido se este processo for bem sucedido, com uma solução aceitável para as partes.

19 A problemática da negociação vem sendo estudada em várias disciplinas:
Economia Matemática Psicologia Direito

20 Negociação Distributiva
A sua principal característica é a consideração prévia de que qualquer ganho que uma das partes consiga obter representa um custo para a outra parte.

21 Cada parte negoceia agressivamente, percepcionando a outra parte como um opositor ou adversário a derrotar.

22 Estratégia da Negociação Distributiva
Há pelo menos dois negociadores: Parte A e Parte B. • Cada parte possui: - Um ponto-alvo a atingir; - Um ponto de resistência; - Uma margem negocial.

23 Negociação Integrativa
A sua principal característica é a consideração prévia de que existe a possibilidade de uma negociação, conduzir a soluções que contenham ganhos para as diferentes partes envolvidas.

24

25 Hierarquia de necessidades de Maslow
É uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.

26 Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização. Por exemplo, um trabalhador que está insatisfeito na sua vida pessoal não conseguirá ter produtividade no emprego.

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28 Elementos da Negociação
Actores; Divergências; Busca de acordos; Interesses que podem aparecer de diferentes maneiras; Responder a prioridades variadas e combinar-se; Interagir segundo modalidades múltiplas.

29 Empreendedorismo na sociedade
O empreendedor social visa a maximização do capital social (relações de confiança e respeito) existente para realizar mais iniciativas,

30 programas e acções que permitam para uma comunidade, cidade ou região se desenvolverem de maneira sustentável, disseminando tecnologias produtivas e estimulando a participação da população na esfera política, ampliando o "espaço público" dos cidadãos em situação de exclusão e risco.

31 Objectivos Entender os factores que promovem e limitam o empreendedorismo, quer os associados ás características dos empreendedores quer os relacionados com as dimensões do ambiente externo da indústria, nacional e internacional.

32 Compreender os aspectos teóricos e práticos de iniciar e gerir uma pequena empresa.

33 Entender a importância da Integrativa & Distributiva: oportunidades e ideias de base tecnológica e inovações. Compreender os vários aspectos funcionais de um pequeno negocio.

34 Capacidade para entender as fases envolvidas na criação de uma empresa desde a vontade ou necessidade de ser empreendedor, identificação da ideia até à implementação no mercado.

35 Compreender os aspectos essenciais da liderança numa nova empresa.

36 Capacidade para identificar e seleccionar os recursos fundamentais à criação da própria empresa, observando as necessidades nas diversas áreas, desde o marketing e vendas, finanças e aspectos da gestão de recursos humanos.

37 Webliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo


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