Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
O movimento socioambientalista cresce em escala mundial
2
Tópicos de Estudos Visão Geral Responsabilidade Socioambiental
Mercado Verde e Rotulagem Ambiental Cidadania Corporativa Transparência e Governança Corporativa Questões para análise
3
Visão Geral Os resultados econômicos passam a depender de decisões que levem em conta que:
4
Não há conflito entre lucratividade e a questão socioambiental
5
O movimento de sustentabilidade cresce em escala mundial
6
Clientes e comunidade em geral passam a valorizar cada vez mais a adoção de práticas socioambientais pelas organizações
7
O faturamento das empresas sofre pressões – Clientes querem cada vez mais produtos e organizações ambientalmente corretas
8
O consumidor vede A empresa verde (negócios duradouros e lucrativos)
9
Comportamentos do mercado consumidor
Ênfase na Europa aos direitos do consumidor, sobretudo a segurança Influência sobre a regulação de trocas comerciais Clientes querem interagir com empresas éticas
10
A grande questão A questão ambiental seria um mero surto passageiro de preocupações que demandariam medidas com pesado ônus para as empresas que a dotarem?
11
Instrumentos socioambientais na gestão das empresas
ISO/ABNT Social Accountability Normas de Accountability Balanço Social Indicadores de Desenvolvimento Socioambentais
12
As certificações Sociais
Principais enfoques Processo produtivo Relações com a comunidade Relações com os empregados
13
Processo produtivo Relações trabalhistas Respeito ao direitos humanos
Contratação de mão-de-obra Contratação de fornecedores Gestão ambiental Natureza do produto ou serviço
14
Relações com a comunidade
Natureza das ações desenvolvidas Problemas socioais solucionados Beneficiários Parceiros Foco das ações
15
Relações com os empregados
Benefícios concedidos (inclusive às famílias) Clima organizacional Qualidade de vida no trabalho Ações para aumento da empregabilidade
16
Instituições indutoras desta realidade
17
IBASE Fundado em 1981 (Herbert de Souza foi um dos fundadores)
objetiva a radicalização da democracia e a afirmação de uma cidadania ativa Princípios: liberdade, igualdade, solidariedade, participação, diversidade e justiça socioambiental Um dos criadores do Fórum Social Mundial Projeto Balanço Social nas empresas Dimensões: desenvolvimento e criação de novos paradigmas; Combate ao racismo e ao patriarcalismo; Direitos Humanos; Estratégias de comunicação; Estratégias de gestão e sustentabilidade política e financeira; e Fórum Social Mundial
18
Instituto ETHOS A missão do Instituto Ethos é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Estratégias: Incentivando a Gestão Empresarial Socialmente Responsável Mobilizando as empresas por uma sociedade justa e sustentável Construindo um nova economia
19
Exemplos de negócios ambientais
Latasa Rosotec Plantar
20
Latasa Líder na fabricação de embalagens para cervejas e refrigerantes no Brasil, Argentina e Chile Mantém coleta permanente de sucata Previsão de faturar com a reciclagem US$ 15 milhões anuais
21
Rosotec Divisão do grupo Holdecim do Brasil (grupo suiço Holcim)
Co-processa lixo industrial (borras oleosas, tintas, vernizes, pneus, produtos fotográficos e catalisadores usados) que alimenta seus fornos de cimento Serviço prestado para Petrobrás, Fiat, Copene, Mercedez-Benz e General Motors 40 mil toneladas anuais de resíduos Estas empresas eliminam seus passivos ambientais
22
Plantar Sequestro de carbono com a utilização do mecanismo de desenvolvimento limpo Fabrica ferro-gusa a partir da queima de carvão vegetal Em contrapartida, planta 23 mil hectares de florestas com financiamento do Banco Mundial
23
Empresas que promovem ações ambientais e sociais
Lojas Renner Coleção de roupas com sistema de tingimento natural TAM Açúcar orgânico a bordo Gráfica Jandaia Cadernos ecologicamente corretos Unibanco Cartão de crédito Mastecard com selo do Greenpeace
24
Empresas que promovem ações ambientais e sociais
SOS Mata Atlântica Parceria com Cinemax e laboratório Boehringer (xarope mulcosolvam) Outros patrocinadores: Bradesco, Abril, EMBRATUR, Kolynos entre outros NATURA Linhas EKOS (andiroba, castanha e buriti) “Carbono neutro”
25
Atividade Proposta Pesquisar empresas que promovem ações ambientais e sociais, anotando: Nome da empresa Descrição da Ação Resultados (caso estejam publicados) Trazer na próxima aula para debate Bonificação de 2,0 pontos para os que apresentarem
26
Leitura Complementar TACHIZAWA, Takeschy; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. Gestão socioambiental: estratégias na nova era da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. Instituto Ethos - IBASE -
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.