A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Especificidade da produção agropecuária. Particularidades da produção agropecuária, que a diferenciam da produção de outros bens manufaturados: Particularidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Especificidade da produção agropecuária. Particularidades da produção agropecuária, que a diferenciam da produção de outros bens manufaturados: Particularidades."— Transcrição da apresentação:

1 Especificidade da produção agropecuária

2 Particularidades da produção agropecuária, que a diferenciam da produção de outros bens manufaturados: Particularidades da produção agropecuária, que a diferenciam da produção de outros bens manufaturados:

3 Dependência do clima: é dependente das condições climáticas de cada região. Apresentando períodos de safra e entressafra. Dependência do clima: é dependente das condições climáticas de cada região. Apresentando períodos de safra e entressafra. Obs: Com isso surgem algumas implicações: Obs: Com isso surgem algumas implicações:

4 1) Variação de preços: mais elevado na entressafra e mais baixos no períodos de safra; 2) Necessidade de infra-estrutura de estocagem e conservação; 3) Utilização de insumos e fatores de produção; 4) Logística mais exigente e mais bem definida;

5 Influência de fatores biólogicos: doenças e pragas. Influência de fatores biólogicos: doenças e pragas. Obs: O combate as mesma implica o uso de insumos: Obs: O combate as mesma implica o uso de insumos: 1)Elevação dos custos de produção e, consequentemente, redução nos lucros; 2) Riscos para os operadores e para o ambiente; 3) Possibilidade de resíduos tóxicos nos produtos, que serão levados até os consumidores;

6 Perecibilidade rápida: após a colheita, a atividade biológica dos produtos agropecuários continua em ação. Perecibilidade rápida: após a colheita, a atividade biológica dos produtos agropecuários continua em ação. podem durar poucas horas, dias ou pouca semana. podem durar poucas horas, dias ou pouca semana.

7 Terra como participante da produção Terra como participante da produção (importante conhecê-la e analisá-la) (importante conhecê-la e analisá-la)

8 Trabalho disperso e ao ar livre Trabalho disperso e ao ar livre

9 Incidência de riscos: Toda e qualquer atividade econômica está sujeita a riscos. Mas, na agropecuária os riscos assumem maiores proporções (seca, geada, granizo e etc..) Incidência de riscos: Toda e qualquer atividade econômica está sujeita a riscos. Mas, na agropecuária os riscos assumem maiores proporções (seca, geada, granizo e etc..) Obs: flutuações dos preços de seus produtos. Obs: flutuações dos preços de seus produtos.

10 Sistema de competição econômica: Sistema de competição econômica: - Existência de um grande número de produtores. - Produtos que apresentam, pouca diferenciação entre si.

11 Produtos não uniformes: dificuldades em se obter produtos uniformes quanto à forma, tamanho e qualidade. Produtos não uniformes: dificuldades em se obter produtos uniformes quanto à forma, tamanho e qualidade.

12 Altos custos Altos custos (investimentos em benfeitorias e máquinas) (investimentos em benfeitorias e máquinas)

13 É observado que os efeitos dessas características, isoladas ou em conjunto, é mais prejudicial do que benéfico. É observado que os efeitos dessas características, isoladas ou em conjunto, é mais prejudicial do que benéfico.

14 O administrador rural deve assumir ações para diminuir esses efeitos. O administrador rural deve assumir ações para diminuir esses efeitos.

15 Para isso, é necessário conhecer claramente quais são os objetivos gerais da empresa rural e o mercado. Para isso, é necessário conhecer claramente quais são os objetivos gerais da empresa rural e o mercado.

16 Ter uma visão sistêmica e compreender o agronegócio para tomar decisão. Ter uma visão sistêmica e compreender o agronegócio para tomar decisão.

17 O administrador rural precisa estabelecer estratégias, analisando e identificando as oportunidades e ameaças do ambiente e os pontos fortes e fracos de sua propriedade rural. O administrador rural precisa estabelecer estratégias, analisando e identificando as oportunidades e ameaças do ambiente e os pontos fortes e fracos de sua propriedade rural.

18 É necessário planejar É necessário planejar

19 Objetivos da empresa rural: - Viabilidade econômica das atividades desenvolvidas; - Não mais buscar máxima produção a qualquer custo, mas sim buscar a máxima relação custo x benefício; - Consciência ambiental;

20 O desafio agora é a produção no campo sem impactos ao meio- ambiente, causados pelo uso de: O desafio agora é a produção no campo sem impactos ao meio- ambiente, causados pelo uso de: - Defensivos - Desmatamento - Empobrecimento do solo - Queimadas - Contaminação de mananciais - Desequilíbrio ecológico - Proliferação de pragas


Carregar ppt "Especificidade da produção agropecuária. Particularidades da produção agropecuária, que a diferenciam da produção de outros bens manufaturados: Particularidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google