A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Máquinas Dê-me um lugar para me firmar e um ponto de apoio para minha alavanca que eu deslocarei a Terra. (Arquimedes, cientista grego)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Máquinas Dê-me um lugar para me firmar e um ponto de apoio para minha alavanca que eu deslocarei a Terra. (Arquimedes, cientista grego)"— Transcrição da apresentação:

1 Máquinas Dê-me um lugar para me firmar e um ponto de apoio para minha alavanca que eu deslocarei a Terra. (Arquimedes, cientista grego)

2 Máquinas Máquinas: – Máquinas complexas: são combinações de máquinas simples – Máquinas simples: a roldana, a alavanca, o plano inclinado, a rodo e eixo, o parafuso e a cunha.

3 Máquinas Alavanca: – É uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio. As alavancas podem ser divididas em três classes: – primeira classe (alavancas interfixas): o ponto de apoio está entre o ponto de aplicação da força de ação e o da força de resistência. – segunda classe(alavancas inter-resistentes): o ponto de aplicação da força de resistência está entre o da força de ação e o ponto de apoio. – terceira classe (alavancas interpotentes): a força de ação está aplicada entre a de resistência e o ponto de apoio.

4

5 Máquinas A fórmula que expressa a relação entre forças e o tamanho dos braços é: » E. L = R. l E força de ação ou esforço R força de resistência L tamanho do braço do esforço l tamanho do braço de resistência

6 Máquinas Vantagem mecânica de uma alavanca é obtida pela razão entre o braço da ação e o braço da resistência. » MA= L / l Exemplo: Suponha que você use uma barra para deslocar uma pedra 80kg. Se o braço de ação da barra é de 1,50m e o braço de resistência de 30cm. Qual deve ser a força para mover a pedra? (g = 10m/s 2 )

7 Máquinas

8 Exemplo 1: Um homem apóia uma rampa na caçamba de um caminhão para empurrar um tonel de 150Kg para cima da caçamba. Sabendo-se que rampa esta apoiada a 1m do solo e que seu comprimento é de 5m, calcule a força necessária para subir o tonel. ( g = 10m/s 2 ) Exemplo 2 : A medida da corda entre a força aplica e a roldana é de 5m e a distância entre o bloco e a roldana é de 2m.Qual será a força necessária para erguer o bloco?


Carregar ppt "Máquinas Dê-me um lugar para me firmar e um ponto de apoio para minha alavanca que eu deslocarei a Terra. (Arquimedes, cientista grego)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google