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Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Customização em Massa Alexsandra Mayara Amicucci Fernando.

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1 Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Customização em Massa Alexsandra Mayara Amicucci Fernando Baliani da Silva Michel Vitti Stenico Osvaldo de Souza Silviane Duarte

2 CM - Definição  Estratégia de produção que visa trazer as necessidades dos clientes para dentro dos processos produtivos;  Objetivos: Satisfação Atender anseios individuais dos clientes em grande escala; Criação de valor Criar valor que seja percebido pelo cliente; Lucratividade Aumentar a lucratividade da empresa.

3 CM – Aspectos necessários e Estratégias para Implantação Aprimorar a Interação com os clientes Obter informações que permitam a personalização dos produtos. Flexibilizar o processo produtivo Garantir a fabricação do produto conforme as informações obtidas. Organizar a ditribuição Assegurar a distribuição e a rastreabilidade de cada item, garantindo a entrega produto certo ao cliente certo.  Customizar serviços em torno de produtos e serviços;  Criar produtos e serviços customizáveis;  Prover pontos de entrega de customização;  Fornecer respostas rápidas para toda a cadeia de valor;  Modularizar componentes para customizar produtos finais e serviços.

4 A customização ocorre somente no tipo de utilização dada pelo cliente ao item Ex: Telefones celulares CM – Níveis de Customização O cliente escolhe características do bem ou serviço dentro de um conjunto de opções. Ex: Mc Donalds. Transparente O cliente não interfere sobre as características do item, mas determina sua forma de apresentação. Ex: Produtos personalizados fotograficamente. Cosmética O cliente elabora o projeto em conjunto com a empresa, resultando em customização total dos bens e serviços. Ex: Tintas Coral. ColaborativaAdaptativa

5 Portanto para a execução de um sistema de customização em massa eficiente, deve-se analisar como a tecnologia pode dar suporte para o êxito de pelo menos quatro pontos angulares. Integração entre os elos da cadeia de suprimentos. Interação e acompanha mento do cliente. Flexibilidade. Maximização do processo colaborativo. CM – Tecnologia da Informação Os AMT`s (Advanced Manufacturing Technologies) que são hardwares e softwares avançados de manufatura, são fundamentais para habilitar os processos empresariais para a Customização em Massa.

6 CM – Case NBIC Customização cooperativa ou colaborativa; Fabrica bicicletas sob medida, ajustando-se a preferências e anatomias dos consumidores; Produz variações de 18 modelos de bicicletas em 199 padrões de cores ajustados a todos os tamanhos possíveis de indivíduos. O cliente senta em um protótipo. Ajusta-se o nível de conforto, tamanho, selim, pedais, marchas, cores. As informações são enviadas à fábrica e introduzidas no computador. O computador cria modelos em 3 minutos. O computador controla robôs e orienta funcionários. O produto é entregue em 2 semanas.

7 CM – Case NIKE A customização em massa faz parte do planejamento estratégico da empresa - Customização Cosmética; Fundada em 1964, a NIKE atua em mais de 160 países com 34 mil funcionários.

8 NIKE iD é a primeira versão desse desenvolvimento; A comunidade online NIKE iD já atingiu mais de 15 milhões de usuários e mensalmente, mais de 3 milhões de pessoas acessam a página oficial do serviço; Fatores chaves: tecnologia, relação com o fornecedor e envolvimento com o cliente; Tecnologia: ▫Avançado sistema web para configuração e entrada de pedidos on-line; ▫Ligação com o sistema de manufatura dos fornecedores; ▫Integração entre os sistemas de ERP e CRM. CM – Case NIKE

9 CM – Case Empresa Todeschini Empresa especializada na produção de móveis modulares residenciais há 69 anos; Processo: Habilitadores da customização em massa:  Tecnologia de informação;  Flexibilidade do sistema produtivo;  Projeto do produto;  Produção enxuta;  Manufatura baseada no tempo;  Cadeia de suprimentos. Projetista da loja, arquiteto e consumidor elaboram projeto. Representante analisa o pedido e envia para loja. Fabricação (corte) das peças de maneira diferenciada para cada cliente.

10 Estratégias para customização : ▫Modularidade; ▫Postergação de manufatura: dividir o processo produtivo em, pelo menos, dois estágios: primário e secundário. CM – Case Empresa Todeschini Estágio Primário Estágio Secundário Ponto de Desacoplamento

11 CM – Case Empresa Mc Donald’s A empresa McDonald´s foi fundada em 1954; Entre 2000 e 2003 a marca do McDonald´s obteve uma redução de 9% e exigiu uma mudança estratégica rápida e eficiente para reconstruir a sua imagem; Estratégias adotadas: cardápio mais saudável e serviços diferenciados por país; As lanchonetes espalhadas pelo mundo antes elaboradas com o mesmo padrão de estrutura e cardápio passaram a receber diferentes conceitos de acordo com sua localização, hábitos alimentares e aspectos culturais no sentido de valorizar a relação do McDonald´s com seus diferentes clientes pelo mundo. Customização em Massa Transparente

12 CM – Empresa Volkswagen A Volkswagen (VW) tem 59 anos de Brasil; Customização Cosmética e Adaptativa; O cliente escolhe, por exemplo, cor e tipo de banco e também montar / projetar o carro através do site da empresa (www.vw.com.br); Preocupação da empresa com os clientes para a melhor escolha do produto a ser adquirido e as expectativas dos clientes.

13 CM – Identificação de Potencialidades e Problemas A implantação CM dentro de suas premissas, sugere vantagem competitiva ; Para implantar sistemas de CM, há toda uma conjuntura de condições internas e externas que devem ser analisados para a obtenção de sucesso. Condições Internas  Investimento em tecnologia Avançada;  Conhecimento acumulado do Processo. Condições Externas  Não haver nenhum concorrente fortalecido por esta estratégia;  Disponibilidade de uma rede de fornecedores bem próxima.

14 CM – Análise Crítica  Necessidades: Criar-se um produto/serviço sob medida para atender a uma grande quantidade; Possuir uma ampla gama de variedade de produtos e efetuarem-se altos investimentos no que tange ao relacionamento com o cliente e treinamento de mão de obra; Amplo conhecimento do processo.

15 CM – Análise e Priorização de Oportunidades e Problemas Case NIBC

16 Case NIKE A empresa concentrou seus esforços em marketing e inovação, o que fortaleceu a estruturação de um processo de customização em massa eficaz. Embasamento do processo em três fatores chaves e interligados: a tecnologia, fornecedores e clientes. Case TODESCHINI A modularização otimizada não somente as atividades de montagem, como também favorece a disponibilização de produtos que possam ser configurados pelos próprios consumidores de modo atenderem suas próprias necessidades; Estreito relacionamento com fornecedores e lojistas é fundamental para o êxito. CM – Análise e Priorização de Oportunidades e Problemas

17 Case Mc Donald’s  Possibilitou uma relação mais próxima com seus clientes pelo mundo e a recuperação do valor de sua marca.  Dificuldade: estabelecer critérios bastante eficientes para identificar meticulosamente as características de cada região onde se situam suas lojas pelo mundo, em termos de localização, hábitos alimentares e aspectos culturais. Case Volkswagen Oportunidades de melhoria  Pouca variedade de cores, sem opção de banco de couro legitimo, imagem do carro 360º (interior, motor e/ou ângulo que desejar), simulador de financiamento, simulador de seguro de acordo com suas particularidades; consumo médio do veículo utilizando álcool ou gasolina, garantia estendida, valor médio a ser pago em cada revisão na concessionária, opção de compra pela internet. CM – Análise e Priorização de Oportunidades e Problemas

18 Plano de Ação O quePor queOndeQuandoQuemComo Modificar o sistema para investigar as necessidades dos clientes por meios de perguntas direcionadas e cruzar com o resultado da customização. Customização realizada pelo cliente pode não atender suas expectativas. Sistema ERP integrado ao sistema de planejamento de supply chain e CRM. Início imediato. Equipe de TI, Marketing, Desenvolvim ento de Produtos e Supply Chain Elaborando questionário simples que forneça os subsídios necessários para após, alimentar o sistema com as informações de conotação essencialmente técnicas. NIKE – Plano 1 NIKE – Plano 2 O quePor queOndeQuandoQuemComo Implantar equipamento específico que permita coletar a medição precisa dos pés dos clientes, não deixando margem a erros (semelhante a empresa norte americana Digitoe). O cliente opta hoje por tamanhos padrões podendo eventualmente ocorrer problemas de ajuste do calçado aos pés do mesmo após sua manufatura. Nos pontos de aplicação: lojas onde são comercializados os produtos da empresa. Após desenvolvimento de equipamento eficiente para a proposta. Equipe de Desenvolvimento de Produtos com o apoio da equipe de Marketing. O cliente vai até a loja especializada e efetua a medição exata de seus pés, fornecendo após, este dado para o sistema o qual está utilizando para customizar seu modelo.

19 Conclusão A necessidade das empresas estreitarem as relações com seus clientes aliada a agregação de valor a seus produtos, são fundamentais no ambiente competitivo contemporâneo; A Customização em Massa revelou aspectos importantes, demonstrando a dificuldade que é para as empresas a criação e manutenção de um sistema de customização em sua produção; O mercado essencialmente competitivo requer maior agilidade, menores custos, melhores produtos e principalmente o cultivo de boas relações com os clientes por parte das organizações.

20 Dúvidas??


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