A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: SISTEMAS CONSTRUTIVOS Manoel J.C. Serrão Eng. Civil, Esp. Seg. do Trabalho e Mestrando em Sustentabilidade Energética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: SISTEMAS CONSTRUTIVOS Manoel J.C. Serrão Eng. Civil, Esp. Seg. do Trabalho e Mestrando em Sustentabilidade Energética."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: SISTEMAS CONSTRUTIVOS Manoel J.C. Serrão Eng. Civil, Esp. Seg. do Trabalho e Mestrando em Sustentabilidade Energética

2 TÓPICOS ESTRUTURAS SISTEMAS CONSTRUTIVOS A estrutura vista através da história da tecnologia da construção. A estrutura e a arquitetura. Conceitos fundamentais da estrutura - tensão, carregamentos axiais, torção e flexão pura. SISTEMAS ESTRUTURAIS Fornece conhecimento básico a respeito dos vários sistemas estruturais, sua aplicação, funcionamento, materiais e conceitos de resistência aos diversos tipos de esforços. Visa o desenvolvimento da capacidade do aluno de compreender e propor os sistemas estruturais das edificações. Aborda: estruturas que atuam sob o efeito de tração, compressão, e, Tração e compressão combinadas. Estruturas que atuam devido à capacidade resistente da massa e da continuidade do material, estruturas superficiais, sistemas verticais de transporte de cargas e escolha de formas estruturais. SISTEMAS ESTRUTURAIS EM CONCRETO ARMADO Aborda os conceitos de equilíbrio e resistência, o estudo das forças e cargas, inércia de superfícies planas, tensões e deformações em sólidos. Esforços simples, de tração, flexão e torção. Esforços combinados. Estruturas isostáticas e hiperestáticas. Determinação de esforços externos e internos. Carregamentos, Transmissão de cargas e esforços internos. Dando embasamento para o estudo do dimensionamento das estruturas em Sistemas Estruturais em Arquitetura. Estuda as estruturas de concreto armado e protendido, os materiais, as formas construtivas, o seu dimensionamento e detalhamento. SISTEMAS ESTRUTURAIS EM AÇO E MADEIRA Estudo das estruturas de madeira e aço abordando o seu dimensionamento e suas ligações. Estudo de estruturas alternativas regionais. Tópicos especiais em sistemas estruturais.

3 SISTEMAS CONSTRUTIVOS Introdução Definições básicas Sistemas construtivos História dos sistemas construtivos Visão geral Porque a história dos sistemas construtivos As fases: Pré-história européia Egito Antigo Mesopotâmia Grécia Antiga Etrúria e Roma Catedrais góticas Renascimento Revolução industrial Pontes metálicas do século XIX Os primeiros arranha-céus As primeiras pontes de concreto armado e protendido Torres e edifícios altos As grandes pontes Grandes coberturas

4 Introdução O que são sistemas estruturais? Estrutura é o conjunto de elementos que, interagindo entre si, formam um sistema que desempenha função específica.

5 História dos sistemas construtivos Visão geral Há cerca de anos, tendo descoberto a agricultura e a pecuária, o homem deixou de ser nômade, passando a residir em um local fixo; surgiram então os primeiros edifícios permanentes e as primeiras aldeias. Desde esta época, o homem vem erguendo construções que o abriguem, que permitam a reunião de grandes comunidades irmanadas por um objetivo religioso, político ou de lazer, que possibilitem a transposição de um rio ou a barragem de um curso dágua. As primitivas construções iniciais deram lugar às monumentais pirâmides egípcias, aos harmoniosos templos gregos, às extaordinárias cúpulas romanas, à sublime catedral gótica, às imensas pontes de ferro e de aço, aos enormes arranha-céus de aço e de concreto

6 História dos sistemas construtivos Porque a história dos sistemas construtivo 1. Possibilita que se conheçam e se valorizem as extraordinárias construções que vêm sendo edificadas pelo homem desde a pré-história até os dias de hoje; 2. Revela que as construções, além de satisfazerem as necessidades do homem, são uma importantíssima expressão cultural, social, política e econômica das sociedades que as erigiram; 3. Mostra o papel fundamental que os novos materiais e os novos sistemas estruturais sempre tiveram, e continuam tendo, na evolução das estruturas; 4. Permite que se compreenda qualitativamente como funcionam estruturas.

7 História dos sistemas construtivos Pré-história europeia - Ponte Ficha Técnica NomeTarr Steps Sistema Estrutural Vigas simplesmente apoiadas FunçãoTravessia de pessoas Localização Sobre o Rio Barle, noroeste de Dulverton, Somerset, Inglaterra Época da construção Provavelmente pré-histórica ExecuçãoDesconhecida Dimensões17 vãos totalizando 55 m Material Granito

8 História dos sistemas construtivos Pré-história europeia - Stonehenge Ficha Técnica NomeStonehenge Sistema Estrutural Pilares e vigas simplesmente apoiadas FunçãoTemplo Localização Salisbury Plain, Salisbury, Inglaterra Época da construção 3100 a.C a.C. ExecuçãoDesconhecida Dimensões Diâmetro do círculo de pedra: 30 m Material Os blocos maiores são de arenito, e os menores de rochas conhecidas como "bluestones", encontradas nas montanhas Preseli, no sudoeste do País de Gales.

9 História dos sistemas construtivos Egito Antigo - Pirâmide de Sacara


Carregar ppt "DISCIPLINA: SISTEMAS CONSTRUTIVOS Manoel J.C. Serrão Eng. Civil, Esp. Seg. do Trabalho e Mestrando em Sustentabilidade Energética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google