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1 Projeto de Sistemas de Informação Prof. Wladimir da Costa e Prof. Flavio Aleoni Aula 2.

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1 1 Projeto de Sistemas de Informação Prof. Wladimir da Costa e Prof. Flavio Aleoni Aula 2

2 2 Fases do projeto do SI ü Estudo preliminar ou anteprojeto: é elaborado para compreender a necessidade e a estrutura do projeto de sistemas de informação. Subfases: ü Obter diretrizes gerais do projeto; ü Criar Equipe Multidisciplinar: patrocinador, gestor do projeto, executores técnicos e executores clientes ou usuários; ü Planejar o trabalho: tarefas da equipe por meio de um plano de trabalho; Componentes Objetiv o Administra r

3 3 Fases do projeto do SI ü Estudo preliminar ou anteprojeto: ü Relatar as informações necessárias desejadas: Modelo de Informações Organizacionais (MIO) - descrever as informações necessárias para a organização nos níveis operacional, gerencial e estratégico; ü Determinar a abrangência; ü Relatar impactos positivos e/ou negativos que o novo sistema produzirá na organização; ü Relatar problemas e limitações; ü Elaboração dicionário de termos; ü Relatar a expectativa de prazos ; Objetiv o Escopo Ambient e

4 4 Fases do projeto do SI ü Estudo preliminar ou anteprojeto: ü Analisar custos, benefícios, riscos e viabilidade; ü Identificar e relatar o perfil da equipe do projeto: traços profissionais nas atividades planejadas e executadas; ü Aprovar o sistema proposto: parecer ou termo de compromisso, relatando a avaliação de concordância por parte do usuário e equipe de desenvolvimento. Recurso s Administra r

5 5 Fases do projeto do SI ü Análise do Sistema Atual: contempla o relato das informações existentes e dos requisitos funcionais atuais, observando suas vantagens e desvantagens, por meio do levantamento de dados e estruturação da informação. Também observa-se se é automatizado ou não. Subfases: ü Levantar envolvidos no ambiente atual: identificar áreas ou setores e suas respectivas ligações e relações; ü Analisar as informações atuais: Modelo de informações organizacionais (MIO) do SI atual;

6 6 ü Análise do sistema atual: ü Identificar pontos fortes e fracos; Aprovar a análise do sistema atual: parecer ou termo de compromisso, relatando a avaliação da conformidade dos requisitos da qualidade, de produtividade e de efetividade do projeto de sistema de informação – parecer do usuário com a conclusão da equipe.. Fases do projeto do SI

7 7 ü Etapas do projeto do SI: A elaboração de um sistema de informação é desmembrada em duas etapas: üProjeto Lógico: elaboração “documental” do projeto üProjeto Físico: implementação física do projeto no ambiente empresarial; Fases do projeto do SI

8 8 ü Etapas do projeto do SI: üProjeto lógico: é a definição de “o que” o projeto de sistemas de informação fará. É elaborado para obter a visão detalhada da solução, dos produtos e das integrações sistêmicas. Subfases: üRefinar o modelo de informações empresariais ou organizacionais; Descrever a lógica das informações: detalhar a lógica de cada informação do sistema proposto, descrevendo “como” as informações serão construídas e disponibilizadas aos interessados ; Fases do projeto do SI

9 9 ü Etapas do projeto do SI: üProjeto lógico üEsboçar entradas e saída das informações: desenhar as telas ou relatórios do sistema de informação proposto; üDefinir tecnologia de base para o projeto físico: relatar as configurações necessárias para hardware, software, sistemas de telecomunicações, gestão de dados e informações; üElaborar plano logístico e de contingência: relatar as necessidade de materiais, móveis, instalações elétricas, pessoal, obras civis e demais infra-estruturas necessárias para o sistema proposto; Fases do projeto do SI TI

10 10 ü Etapas do projeto do SI: üProjeto lógico Determinar planejamento das fases seguintes: projeto físico e projeto de implantação; Analisar custos, benefícios, riscos e viabilidade; Aprovar o projeto lógico: parecer ou termo de compromisso, relatando a avaliação da conformidade dos requisitos da qualidade, de produtividade e de efetividade do projeto de sistema de informação. Fases do projeto do SI

11 11 ü Etapas do projeto do SI: üProjeto físico: execução ou realização do projeto de sistemas de informação. Contempla a confecção de programas (em software e manuais) e seus respectivos controle de testes e qualidade, bem como o layout final das entradas e saídas. Subfases: üEspecificar o modelo de dados: reestruturar os dados, eliminar redundâncias, analisar as dependências funcionais; ü Especificar o modelo de processos: identificar e reestruturar os processos (tarefas) do sistema; Fases do projeto do SI

12 12 ü Etapas do projeto do SI: üProjeto físico: Definir arquitetura e plano de segurança: Definir os arquivos físicos e métodos de acesso do software. Definir procedimentos do plano de segurança das informações (Backup). Construir o sistema de informação: analisar as linguagens de programação e executar o sistema ou programar o software. Finalizar o sistema de informação: testes dos módulos, dos programas e arquivar os resultados. Aprovar o projeto físico. Fases do projeto do SI

13 13 ü Etapas do projeto do SI: üProjeto de implementação: disponibilizar o novo sistema de informação para a organização. Subfases: Refinar o planejamento da implantação: Revisar o projeto físico; Rever recursos necessários; Finalizar a conversão ou guarda os dados anteriormente utilizados; Finalizar o treinamento dos usuários. Fases do projeto do SI

14 14 ü Etapas do projeto do SI: üProjeto de implementação : Finalizar o sistema de informação: Testar integralmente o sistema de informação e demonstrar os resultados dos testes ao patrocinador e aos demais envolvidos; Finalizar manuais pertinentes Disponibilizar e acompanhar o sistema de informação: instalar definitivamente, acompanhar a pós-implantação do sistema de informação atual com o sistema anterior (3 meses), e analisar a satisfação dos clientes (ou usuários). Fases do projeto do SI

15 15 ü Etapas do projeto do SI: üProjeto de implementação : Aprovar o projeto do sistema de informação: Avaliar os resultados do projeto e do novo sistema de informação; Descrever o parecer final ou termo de compromisso; Todos os membros da equipe do projeto e demais interessados devem reunir-se, apresentar e discutir o fechamento do projeto. Finalizar a pasta do projeto de sistemas de informação, documentar os resultados e guardar cópia eletrônica. Fases do projeto do SI

16 16 ü Etapas do projeto do SI: üProjeto pós implementação (manutenção) : Definir tipos de manutenções: Implementações ou melhorias; Legislação; Correção de erros. Definir custo-manutenção: Hora, mensal, módulos, outros. Fases do projeto do SI

17 17 Quem solicita o SI ü O Start do projeto, ou seja, o início do projeto acontece quando há uma solicitação por escrito por parte do usuário ou gestor de TI, ao departamento de TI da empresa, ou pelo fechamento de um contrato entre o cliente e desenvolvedor do sistema. Obs.: tudo deve ser estritamente documentado – Contrato

18 18 Quem solicita o SI Start Contrato: deve conter pelo menos: Prazo para entrega do projeto; Custo do projeto; Valor multa por atraso ou desistência do projeto; O que vai ser entregue – Escopo do SI; Como será feito o treinamento dos usuários; Como será o suporte no prazo de garantia do projeto.

19 19 Quem faz o SI O SI é elaborado, construído e implementado através de uma equipe. Essa equipe é constituída de pelo menos dois grupos de pessoas : Usuários: são pessoas que utilizam o sistema de informação ou a informação que ele produz; Equipe de desenvolvimento: Analistas de Sistemas ou Gestores de TI – projetam sistemas de informação com base nas demandas dos usuários finais. Desenvolvedores de Software – são os engenheiros de softwares que desenvolvem os sistemas de informação. Operadores do sistema e/ou analista de redes – monitoram e operam grandes redes e sistemas de computadores.

20 20 Quem faz o SI Equipe do Projeto de SI

21 21 Quem faz o SI O Principal desafio para a equipe de desenvolvimento é: Entender o que o usuário quer e quais são as suas reais necessidades. - OBJETIVO Se esse objetivo não for alcançado com sucesso o sistema irá falhar ou não irá atender as necessidades traçadas pelo usuário – Desastre total do projeto.

22 22 Quem faz o SI Componentes da Equipe O número de pessoas envolvidas no projeto, dependerá do tamanho e do grau de complexidade do sistema a ser desenvolvido. Em um projeto grande, um grupo de pessoas são encarregadas de realizarem tarefas específicas. Em projetos pequenos uma única pessoa pode desempenhar vários papéis ao mesmo tempo.

23 23 Quem faz o SI Há dois perfis de profissionais: Especialista:é responsável por desenvolver uma tarefa específica do projeto. Generalista: Possui mais de uma habilidade no projeto, ou seja, realiza várias tarefas dentro do projeto. Há casos onde o profissional desenvolve o projeto todo sozinho. Vantagens x Desvantagens

24 24 Métodos de coleta de dados A coleta dos dados do Sistema também é identificado por alguns profissionais como análise do sistema. Esta etapa tem como finalidade interpretar as reais necessidades do sistema e o ambiente que este pertence. Deve-se “perde” um maior tempo na coleta dos dados que propriamente na codificação (escrita) do sistema. Quanto mais eficiente for a coleta dos dados, maior será a satisfação do usuário.

25 25 Métodos de coleta de dados ü Técnicas de coleta de dados: ü Sua importância está relacionada com o sucesso do projeto de Sistemas de Informação; Analisar situações, relatar problemas ou dificuldades, sugerir proposta que possam contribuir para a solução de problemas ou melhoria do sistema em estudo (Sistema atual x Sistema proposto) ;

26 26 Métodos de coleta de dados ü Técnicas de coleta de dados: Ações antecessoras: definição das técnicas de levantamento baseadas em fatores culturais, políticos econômico- financeiros, operacionais, gerenciais e estratégicos; elaboração de um planejamento voltado a atingir os objetivos, custos e prazos do projeto ;

27 27 Métodos de coleta de dados ü Técnicas de coleta de dados: Ações antecessoras: ü capacitação dos integrantes da equipe multidisciplinar do projeto; definição e efetividade do projeto, para a organização das informações necessárias a um componente diagnóstico para as soluções inteligentes e para a imagem do projeto, da equipe e da organização ;

28 28 Métodos de coleta de dados ü Técnicas de coleta de dados: Inadequado levantamento de dados pode: ü comprometer o desempenho e o resultado do projeto, principalmente no que tange à identificação dos problemas da organização na definição de propostas de soluções, no cumprimento das exigências do projeto e na imagem institucional da organização; ü ocasionar um diagnóstico pobre; ü induzir conclusões comprometedoras; não identificar as causas dos problemas ;

29 29 Métodos de coleta de dados ü Técnicas de coleta de dados: Inadequado levantamento de dados pode: ü gerar soluções medíocres; ü provocar custos elevados; ü comprometer os prazos; ü omitir processos fundamentais; levar a equipe ou a organização ao descrédito.

30 30 Métodos de coleta de dados ü Técnicas de coleta de dados: Fases do levantamento de dados: ü planejamento ou preparação; ü realização ou levantamento de dados; ü interpretação ou análise de dados; controle, conclusão e documentação.

31 31 Métodos de coleta de dados ü Técnicas de coleta de dados: Documentação do levantamento de dados: ü fluxogramas; ü diagrama de fluxo de dados; ü organogramas; ü descrições narrativas; ü relatórios qualitativos e quantitativos; ü documentações específicas da organização.

32 32 Métodos de coleta de dados ü Técnicas de coleta de dados: Técnicas para o levantamento de dados : entrevista; questionário; análise de documentação existente; observação do ambiente de implantação; brain storm (“tempestade cerebral”); visitas a outras instalações; levantamento estatístico.

33 33 Métodos de coleta de dados Entrevista:  Solicite a autorização do gerente do usuário;  Entrevista de forma individual;  Informe a finalidade do encontro ao entrevistado;  O ambiente da entrevista deve ser fora do local de trabalho do entrevistado (Interrupção);  Realize com antecedência o agendamento da entrevista;  Planeje a entrevista - faça perguntas diretas e objetivas (aproveite o tempo);  Explore o ponto crítico do sistema;  Não deve ultrapassar a 1 hora;  Grave a entrevista ou registre a entrevista (solicite autorização).

34 34 Métodos de coleta de dados Problemas da Entrevista:  Entrevistar a pessoa errada (usuário e chefia);  Fazer perguntas errada e obter respostas erradas ou equivocadas;  Criar ressentimentos recíprocos (sistema irá roubar emprego);  Entrevistar de forma relâmpago (necessidade fisiológica - compromissos);  Confusão entre sintomas e problemas (eu acho...);  Usuário não conseguir explicar o que ele quer;  Desentendimento entre usuários (chefes x usuário)

35 35 Métodos de coleta de dados Questionário: Você pode remeter questionários para os usuários do sistema, para setores que recebem ou enviam informações para o sistema ou para a alta administração que aprova o projeto do sistema. Esse método deve ser utilizado quando o sistema é muito complexo e há necessidade de grande volume de coleta de dados, quando há uma grande quantidade de usuários, quando o usuário está muito distante e a entrevista é quase impossível ( cuidado pois atualmente você pode utilizar encontros virtuais).

36 36 Métodos de coleta de dados Questionário: Uma técnica de questionário utilizado nos dias de hoje é o método Delphi. Características: l Fazer coleta de dados de forma grupal sobre um problema complexo; l Aplica-se quando há níveis diferentes de poder dos participantes da pesquisa - liberdade de expressão; l Aplica-se diversos questionários onde nas perguntas deixa-se um espaço para eventuais comentários. l Antes da aplicação do novo questionário realiza-se um feed-back dos dados levantados contendo um sumário das respostas da rodada anterior.

37 37 Métodos de coleta de dados Análise de documentação existente : Observa-se os documentos, anotações, relatórios, manuais, procedimentos escritos ou registrados - (detalhadamente) - existente no setor onde o sistema será implantado. Esses documentos contém informações importantes do sistema a ser desenvolvido.

38 38 Métodos de coleta de dados Observação do ambiente de implantação : Se possível compareça no local onde o sistema será implantado. Observe as tarefas e procedimentos operacionais dos usuários e das tarefas realizadas nesse departamento. Observe pontos de automação, dados de entradas, tarefas realizadas e dados de saída do departamento.

39 39 Métodos de coleta de dados Brain storm (“tempestade cerebral”): Pode ser entendido como uma reunião de pessoas que tenham conhecimentos do ambiente do sistema, onde é explorado os pontos fortes e fracos da situação atual e pretendida, de modo a proporcionar o conhecimento necessário para o objetivo do projeto de sistema e chegar a uma conclusão final.

40 40 Métodos de coleta de dados Visitas a outras instalações: Procure outras empresas que estejam no mesmo ramo de atividades ou que tenham sistemas semelhantes àqueles em que você esteja trabalhando. Combine uma visita à instalação para obter informações diretas sobre as características e aptidões do sistema. Explore pontos fortes e negativo do fornecedor do sistema.

41 41 Métodos de coleta de dados Levantamento estatístico: É possível realizar relatórios e gráficos estatísticos sobre o ambiente dos sistema. Faça uma avaliação minuciosa dos lavores apurados e tome decisões.

42 42 Métodos de coleta de dados Independente da técnica utilizada para o levantamento de dados, as informações coletadas devem ser documentas e aprovadas pelo usuário, pelo entrevistador e pelo líder do projeto, ou seja, a ciência do usuário é importante para comprovar a credibilidade e interpretação dos dados coletados. Se não ocorrer a documentação do levantamento dos dados, poderão surgir os seguinte questionamentos: ü Não é isso que eu queria; ü O sistema não atende a minha necessidade; ü Falta informações de entrada e saída; ü O sistema não faz a tarefa

43 43 Métodos de coleta de dados Atividade Prática: 1 - Inicie o desenvolvimento do seu SI. - Escolha um ou mais método de coleta de dados e inicie o projeto; - Documente o levantamento de dados. Dicas: -- Levante as dificuldades atuais SI atual (informações utilizadas, setores e pessoas envolvidas, pontos fortes e fracos, se é ou não automatizado); - Verifique como é feito atualmente as tarefas que desejam informatizar, - Verifique se as tarefas são do tipo on-line ou batch; - Identifique quais são as informações que o usuário alimentará o SI e quais informações deseja do SI (estão informatizadas ?); -.


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