A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terapia Ocupacional e Comunidades Ribeirinhas: Um rio de possibilidades Autor: Keyla Pollyanna S.O. Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terapia Ocupacional e Comunidades Ribeirinhas: Um rio de possibilidades Autor: Keyla Pollyanna S.O. Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Terapia Ocupacional e Comunidades Ribeirinhas: Um rio de possibilidades Autor: Keyla Pollyanna S.O. Silva

2 Introdução As comunidades ribeirinhas da Amazônia correspondem ao grupo de indivíduos que se encontram em vulnerabilidade social, desta forma, existe uma preocupação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em assistir a essas populações através do uso de metodologias de ação que sejam eficientes e coerentes com a realidade cultural das mesmas. Nesse sentido, a formação do terapeuta ocupacional - que enfatiza a alteridade, a diversidade, a cultura e a pluralidade como chaves de leitura da realidade social – configura-se como bastante apropriada aos desafios da atuação na Assistência Social com esta população. Objetivos: A presente pesquisa tem como objetivo propor possibilidades de intervenção da terapia ocupacional no SUAS junto às comunidades ribeirinhas da Amazônia. Metodologia: O trabalho desenvolvido seguiu os preceitos de um estudo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica

3 Resultados Resultados: Ao propor possibilidades de intervenções junto às comunidades ribeirinhas é indispensável que se aproveite das riquezas que a cultura amazônica dispõe e a partir daí realizar atividades lúdicas e expressivas grupais, criando um espaço de experimentação das potencialidades individuais e coletivas, onde o individuo e o coletivo possa desenvolver a sua criatividade, espontaneidade, vivenciar situações novas e inesperadas, permitindo-lhe lidar com emoções, sensações, descobrindo espaços de expressividade. Nesse sentido buscou-se, neste trabalho, lançar propostas de ação da terapia ocupacional social segundo as quais a compreensão de processos subjetivos a partir das interações sociais, mediante a análise, a vivência e a co- construção de atividades artísticas, expressivas, lúdicas, corporais e sócioculturais, que fazem parte do cotidiano ribeirinho e que para eles são significativas, figura com centralidade no diálogo entre a Terapia Ocupacional Social e o SUAS. Conclusão Pensar nas possibilidades de intervenção da terapia ocupacional no âmbito do Sistema Único de Assistência Social junto às comunidades ribeirinhas da Amazônia consiste em um importante esforço que pode contribuir tanto para a efetivação das propostas da Política Nacional de Assistência Social para essas populações como para o aprimoramento das ações da terapia ocupacional social, rumo às práxis que rechacem a perpetuação de injustiças sociais crônicas que marcam a realidade brasileira.


Carregar ppt "Terapia Ocupacional e Comunidades Ribeirinhas: Um rio de possibilidades Autor: Keyla Pollyanna S.O. Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google