A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orçamento Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orçamento Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Orçamento Empresarial
Prof. Dr. Leopoldino Vieira Neto 2013

2 Nada mais é do que colocar na frente aquilo que está acontecendo hoje.
Orçamento é... Nada mais é do que colocar na frente aquilo que está acontecendo hoje. A expressão quantitativa de um plano de ação e ajuda à coordenação e implantação de um plano.

3 Orçamento é... Orçar significa processar todos os dados constantes do sistema de informação contábil de hoje, introduzindo dos dados previstos para o próximo exercício, considerando as alterações já definidas para o próximo exercício .

4 Flexível X Estático o orçamento flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade e permitem uma análise mais completa das variações. o orçamento estático é baseado em um único nível de produção inicialmente estabelecido e não pode ser alterado.

5 Vantagens e Usos do Orçamento
Estratégia e Planos Avaliação de Desempenho Coordenação e Comunicação Apoio Gerencial e Administração

6 Estratégia e Planos O orçamento é mais útil quando elaborado como parte integrante da análise estratégica de uma organização. A análise estratégica estuda como a organização pode combinar melhor suas próprias capacidades com as oportunidades de mercado, com vistas a alcançar seus objetivos gerais

7 Avaliação de Desempenho
Compromisso do executivo do setor orçado Ponto de partida, parâmetro de desempenho real Pode ser mudado caso as premissas mudem

8 Coordenação e Comunicação
Quando todas as peças são encaixadas em um plano único, podem ser detectadas inconsistências. Tais inconsistências devem ser resolvidas na fase de elaboração do orçamento A elaboração do orçamento ajuda a assegurar que todos na organização estão trabalhando na mesma direção. Além disso, os orçamentos fornecem um meio de transmitir os planos da administração a toda organização. Coordenação é o entrosamento e o balanceamento de todos os fatores de produção ou serviço de todos os departamentos e unidades de negócio, de modo que a companhia possa atingir seus objetivos Os orçamentos coordenam as atividades de toda a organização, por meio da integração dos planos das diversas partes.

9 Apoio Gerencial e Administração
Revela potenciais gargalos Aloca recursos onde podem ser mais eficazes O processo orçamentário pode revelar potenciais gargalos antes que eles ocorram. O processo orçamentário proporciona ainda, um meio de alocação de recursos às partes da organização em que eles podem ser empregados de maneira mais eficaz (Garrison e Noreen, 2001). Os orçamentos auxiliam os gerentes, mas também necessitam de auxilio. O apoio da administração de topo é especialmente fundamental para a obtenção da participação ativa dos demais gerentes na formulação do orçamento. Além disso orçamentos não devem ser administrados rigidamente. Mudanças de condições exigem mudanças de planos. O gerente não deve adiar as correções com vistas ao cumprimento do orçamento se tais correções atingirão a organização a longo prazo. Ater-se ao orçamento não deve ser um afim em si (Horngren, Foster e Datar, 1997).

10 Estrutura do Plano Orçamentário
O orçamento operacional. O orçamento de investimentos e financiamentos. A projeção dos demonstrativos contábeis.

11 Orçamento operacional
Orçamento de vendas Orçamento de produção Orçamento de compras de materiais e estoques Orçamento de custos de Mão de Obra Direta Etc ...

12 Orçamento de investimentos e financiamentos
Orçamento de investimentos (aquisições de investimentos, imobilizados, etc); Orçamento de financiamentos; Orçamento de despesas financeiras.

13 Projeção dos demonstrativos contábeis
Projeção da DRE; Projeção do BP ao fim do período orçamentário; Projeção do Fluxo de Caixa; Análise financeira dos demonstrativos projetados.


Carregar ppt "Orçamento Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google