A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO. Controle e informações gerenciais. Planejamento de resultados. Sistema de orçamentos Livro: Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO. Controle e informações gerenciais. Planejamento de resultados. Sistema de orçamentos Livro: Administração."— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO. Controle e informações gerenciais. Planejamento de resultados. Sistema de orçamentos Livro: Administração Financeira Autor: Masakazu Hoji Prof. Fábio Mussi

2 Controle e Informações Gerenciais

3 Sistema de informações gerenciais

4

5 Funções de controladoria

6 Orçamento empresarial

7 a. orçamento de vendas; b. orçamento de produção; c. orçamento de matérias-primas; d. orçamento de mão-de-obra direta; e. orçamento de custos indiretos de fabricação; f. orçamento de custo de produção; g. orçamento de despesas gerais, administrativas e de vendas; h. orçamento de capital; i. orçamento de aplicações financeiras e financiamentos; j. orçamento de caixa; k. orçamento de resultado. ORÇAMENTOS ESPECÍFICOS O orçamento geral de uma empresa industrial é formado basicamente pelos seguintes orçamentos específicos:

8 Planejamento de Resultados

9 Conceitos de planejamento

10 Princípios de planejamento

11

12 Filosofias do planejamento

13 Tipos de planejamento O planejamento pode ser classificado em três tipos: a) estratégico; b) tático; c) operacional.

14 Tipos de planejamento

15

16

17

18 Sistema de Orçamentos

19 Sistema de orçamentos

20 Planejamento e controle por meio do orçamento

21 Inter- relaciona- mentos dos orçamentos específicos

22 Horizonte de planejamento e freqüência da revisão do planejamento

23 Responsabilidade e controle

24 Vantagens e limitações do sistema de orçamentos VANTAGENS: a. com a fixação de objetivos e políticas para a empresa e suas unidades, introduz-se o hábito do exame prévio e minucioso de principais fatores antes da tomada de decisões importantes; b. com base em resultados econômicos e financeiros projetados, importantes decisões financeiras podem ser tomadas com maior grau de acerto; c. aumenta o grau de participação de todos os membros da administração na fixação de objetivos; d. os administradores quantificam e datam as atividades pelas quais são responsáveis, o que os obriga a tomar decisões mais consistentes; e. facilita a delegação de poderes; f. identifica os pontos de eficiência ou ineficiência do desempenho das unidades; g. tende a melhorar a utilização dos recursos, bem como ajustá-los às atividades prioritárias; h. os controles gerenciais tornam-se mais objetivos.

25 LIMITAÇÕES: a. os orçamentos baseiam-se em estimativas, estando sujeitos a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo de estimação; b. o plano de resultados, por si só, não garante o resultado projetado; deve ser continuamente monitorado e adaptado às circunstâncias; c. o custo de implantação e manutenção do sistema não permite a sua utilização plena por todas as empresas; d. os atrasos na emissão de dados realizados prejudicam significativamente a implementação de ajustes em tempo hábil; e. as dificuldades de implementação de ajustes geram desconfianças em relação a resultados projetados; f. quando existe alta volatilidade das variáveis econômicas e financeiras, os resultados projetados sofrem fortes distorções.


Carregar ppt "INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO. Controle e informações gerenciais. Planejamento de resultados. Sistema de orçamentos Livro: Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google