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Pat: Um Agente Pedagógico Animado para Interagir Afetivamente com o Aluno Patrícia A. Jaques – pjaques@inf.ufrgs.br Rosa M. Vicari - rosa@inf.ufrgs.br.

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1 Pat: Um Agente Pedagógico Animado para Interagir Afetivamente com o Aluno
Patrícia A. Jaques – Rosa M. Vicari -

2 Sumário Contextualização do Problema e Motivação
Trabalho Proposto: Agente Pedagógico Afetivo Etapas de Concepção do Agente Proposto Inferência das Emoções Táticas Pedagógicas Afetivas Arquitetura Interna do Agente Validação Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros Essa apresentação estã rganizada da seguinte maenira:

3 Contextualização do Problema e Motivação

4 Computação Afetiva Dicotomia entre razão e emoção:
afetividade pouco estudada. Importância da afetividade em algumas atividades cognitivas: LeDoux, Damasio, Goleman Surgimento da Computação Afetiva Computação Afetiva: “computação que está relacionada a, que surge de ou deliberadamente influencia as emoções” [PICARD, 97]. Devido a tradicional dictomia entre razão e emoção para a sociedade ocidental, que foi herdada da visão Dualista de Descartes da mente e corpo, pouca atenção tem sido dada ao papel da afetividade na cognição. Temos observado que recentemente os pesquisadores em inteligencia artificial tem considerado as emoções na modelagem de sistemas inteligentes, aparecendo uma nova area que é a computação afetiva. A Rosalind Picard é considerada a mãe da Computação Afetiva e ela começou a trabalhar com a area em 1993 e tendo o seu livro publicado em Rosalind coloca que antes dela começar a tabalhar já existiam algumas pesquisas de emoções em IA, mas que eram iniciais e não muio divulgadas. Rosalind Picard definiu Computação afetiva como « computação que está relacionada com, aparece da ou deliberadamente influencia as emoções. » Reconhecimento: inferir os estados afetivos do usuário. Expressão: apresentação de comportamentos emocionais. Possuir: sistema possui uma arquitetura que permita ao agente fazer a análise das situações e eventos com as heurisiticas que estão baseadas no modelo de emoções humanas. - Desenvolvimento de novas emoções: o agente pode desenvolver novas emoções a partir das emoções que ele já possui. Observa que á area de computação afetiva está dividida em 2 maiores áreas de interesses: Estudar a afetividade na intração homem-máquina onde os pesquisadores estão interessados em reconhecer as emoções do usuário e responder emocionalmente com o objetivo de adapar o sistema ao usuário, nesse caso, a afetividade do usuário. Os pesquisadores que stão interessados em simular emoções em máquina tentam descobrir mais sobre emoções humanos, simulando emoções em máquinas, ou construir robos mais realisticos implementando emoções nele.

5 Afetividade e Aprendizagem
Goleman: Os distúrbios emocionais afetam a vida mental. Coles e Izard: Emoções negativas prejudicam a aprendizagem; Emoções positivas contribuem à aprendizagem. O professor pode promover novos estados emocionais no aluno (que serão mantidos pelo aluno) através de cuidadoso suporte e ajuda. Piaget: É incontestável o papel acelerador ou pertubador da afetividade na aprendizagem A afetividade motiva a atividade intelectual. Não há mecanismo cognitivo sem elemento afetivo. Vygotsky: Motivação é a razão da ação. Afeto não pode ser separado da cognição. Perezhivanie: “como uma criança torna-se consciente de, interpreta, e emocionalmente relaciona-se com um certo evento”. Como o que a gente está propondo é tratar a afetividade na interação tutor e aluno, nós procurams trabalhos de estudiosos em psicologia e educação que mostrassem o importante papel da afetividade na educação. Aqui, eu destaco alguns deles: Segundo Goleman: os disturbios emocionais afetam a vida mental. Goleman chama a atenção para como os disturbios emocionais afetam a vida mental. Por exemplo, alunos mal humoraods, deprimidos e ansiosos encontram maiores dificuldades para aprender. Coles fez uma coletanea de estudos mostrando os efeitos das emoções na aprendizagem. Ele destaca os trabalhos de Izard que mostra que emoções negativas induzidas prejudicam na realização de tarefas cogntivas e emoções positivas tem o efeito contrário. Trabalhos de outros pesquisadores mostram que induzindo a um negativo humor na criança, elas levam mais tempo para realizar as tarefas cognitivas e tambem erram mais e que a indução de emoções positivas tem o efeito contrário. Emoções positivas que são mais benéficas a aprendizagem podem ser induzidas por cuidadoso suporte e encorajamento do professor, colegas e tutor artificial em sistemas computacionais [Coles 98] [KAT 2001] [Elliot 99] [Cooper2002]. Para Piaget, é incontestável o papel acelerador ou pertubador da afetividade na educação. Segundo ele, a afetividade exerce profunda influencia no desenvolvimento intelectual. É ela que motiva a atividade intelectual e o interesse. Piaget considera igualmente os aspectos afetivos e cognitivos indissociáveis. Para Vygotsky, a motivação é a razão da ação. É a motivação que impulsiona as necessidades, interesses, desejos e atitudes particulares de uma pessoa. Se os alunos se sentem motivados, eles procuram achar uma resposta a seus problemas e satisfazer as suas necessidades. No que concerne o papel da afetividade na aprendizagem, Vygotsky [ VYG 98 ] propõe a unidade entre os processos intelectuais, evolutivos e afetivos. Em uma de suas ultimas publicções, Vygotsky apresenta um novo conceito PEREZHIVANIE introduzino o papel da afetividade na aprendizagem. Segundo ele, a experiencia emotional que surge de uma experiencia emocional ou de qualquer aspecto de seu ambiente determina que tipo de iinfluencia esta situação ou este ambeinte terá na criança.

6 Computação Afetiva em Tutores
Dicotomia entre razão e emoção: afetividade pouco estudada. Importância da afetividade em algumas atividades cognitivas: LeDoux, Damasio, Goleman Surgimento da Computação Afetiva Computação Afetiva: “computação que está relacionada a, que surge de ou deliberadamente influencia as emoções” [PICARD, 97]. Devido aos trabalhos desses psicologos e pedagogos que tambem apontam o papel da emoção na aprendizagem, os pesquisadores da área de Inteligência Artificial na Educação tem considerado o papel da emoção também em sistemas tutores inteligentes e outros ambientes educacionais. Esses trabalhos estão interessados em estudar a afetividade na interação tutor artificial e aluno. Principalmente, na interação deste tutor artificial com o aluno. Já existem alguns trabalhos interessados em reconhecer as emoções do aluno e outros trabalhos que consideram as emoções do aluno para aplicação de táticas pedagógicas mais adequadas ao aluno, pouca atenção tem sido dada no papel do tutor artificial em engajar e promover emoções positivas no aluno que se sabe são melhores para a sua aprendizagem, como professores fazem na vida real, e como Izard aponta que é importante.

7 Motivação Desenvolver um agente pedagógico artificial:
responsável por motivar o aluno e promover um estado de espírito mais positivo no aluno mais apropriado para um melhor aprendizado. Esse agente será inserido em um ambiente inteligente de aprendizagem: MACES. Um tutor humano pode infuenciar as emoções do aluno com o objetivo de melhorar o seu aprendizado. Como interação com computadores provocam respostas similares como se fosse com outro humano, uma nova geraçao de ITS tambem deve ser apta a influenciar as emoções do aluno na mesma maenira que um tutor humano.

8 Agentes Pedagógicos Animados
Os agentes pedagógicos que utilizam a tecnologia de multimídia para oferecer ao usuário um personagem animado com características semelhantes àquelas dos seres vivos e inteligentes. A comunicação possui uma natureza mais antropomórfica e social. Eles devem que ser credíveis (Loyal and Bates); Eles devem possuir empatia (Hayes-Roth) (Cooper). Os agentes pedagógicos que utilizam a tecnologia de multimedia para oferecer ao usuário um personagem animado com características semelhantes àquelas dos seres vivos e inteligentes A comunicação possui uma natureza mais antropomorfica e social, já que eles se comunicam através de fala e gestos como nós seres humanos. Estes agentes tem que ser credíveis: o aluno se envolver com o agente de tal maneira que acredita que ele é real. Para isso, ele deve possuir um repertório variado de gestos e falas. E esses agentes também deve possuir empatia: Eles devem perceber e responder de maenira apropriada aos sentimentos dos alunos. Hayes-Roth coloca que para isso NÂO é preciso que o agente entenda ou sinta o que são emoções. É apenas necessário que o agente aja COMO se ele percebesse, sentisse e manifestasse emoções. Cooper diz que um agente pedagógico animado não pode realmente simpatizar com o aluno, mas ele pode mostrar comportamentos que sejam empáticos como professores empáticos mostram.

9 Adele Um exemplo de agente pedagógico animado é Adele.
A sua função é ajudar os estudantes de medicina a fazer diagnósticos de doenças. Ela foi implementada em Java pela Universidade de Carolina do Sul - EUA. Semelhanças com Pat: não está inserida no ambiente de simulção. è um componente a parte. o usuário pode apenas interagir com o personagem atrapes de botões disponibilizados na Interface. Não ha comunicacao em linguagem natural. Embora, isso seja uma restrição da interface, tambem torna mais simples a interface de comunicacao do sistema. Adele foi implementada em Java e por isso ela é independente de plataforma, ao contrario do nosso agente aniamdo que foi implementado em MSAgent. Embora, a gente usa uma tecnologia dependente de plataforma, ganhamos em muito em expressao dos comportamentos animados e emocionais. Adele é muito estatistica e o programa é muito pesado. Como o nosso agente tem como funcionalidade também a expressao de emoções, para nós, era importante que as expressões e comportamentos do persongaem tivesse um forte impacto no usuário e por isso, optamos pelo MSAgent.

10 Trabalho Proposto

11 Trabalho Proposto Proposta: Desenvolver um agente pedagógico animado que mostre táticas afetivas as quais tenham como objetivo promover um estado de espírito positivo no aluno que é melhor para a aprendizagem, bem como motivar e encorajar o aluno no seu aprendizado. Táticas baseadas no domínio para motivar e encorajar o aluno; Comportamentos emocionais e mensagens de encorajamento que (1) promovam no aluno emoções mais positivas que são mais apropridas a aprendizagem, assim como (2) motivam e encorajam o aluno. Agente Mediador Para isso, a gente propõe um agente pedagógico animado que têm como objetivo mostrar táticas pedagogicas que visam promover uma emoção positiva no aluno mais propicia para a aprendizagem. Essas táticas podem ser baseadas no conteudo: por exemplo, mostrar um exercicio mais facil para aumentar a auto-confiança do aluno, etc ou comportamentos emocionais que visam promover emoções positivas no aluno mais propicias a aprendizagem. Como no ambiente MACES a interação do sistema se dá pelo Agente Mediador: será ele que será implementado com um agente pedagógico animado e que também será responsávl por inferir o estado afetivo do aluno.

12 Concepção (1) Inferência das Emoções do Aluno
(2) Táticas Pedagógicas Afetivas (3) Arquitetura Interna do Agente (4) Implementação (5) Validação (1) Inferência das Emoções do Aluno Dans cette dernière partie je vais vous présenter les étapes de la conception de mon agent.

13 (1) Quais mecanismos utilizar?
Comportamento Observável Condutividade da Pele Ritmo Cardíaco Temperatura Eletromiograma Ocular Gestos/ Expressões Faciais Linguagem (texto, diálogo) Para responder de maneira adequada ao aluno, o agente precisa inferir os estados afetivos do aluno. Por exemplo: quando o aluno estiver insatisfeito com a sua performance, ele vai provalmente desistir da atividade. O agente precisa saber quando o aluno está insatisfeito para encorajar ele a continuar estudando e realizando a tarefa. Atualmente, existem os seguintes mecanismos para capturar os estados afetivos do aluno: Como que nos é disponivel, a gente vai inferir os estados afetivos do aluno através de se comportamento observavel. Isso é: as ações do aluno na interface do sistema. São exemplos de comportamentos observáveis considerados em nosso trabalho: sucesso ou falha na resolução de uma atividade, desistência do aluno, pedidos de ajuda, etc. Frowing eyebrows Acústico Respiração

14 Fundamentos Psicológicos
Como inferir as emoções do aluno? Pesquisa de Campo: observação com alunos em classe Modelo Psicológico Existente

15 Conseqüência do evento
Modelo OCC Baseado na abordagem cognitivista das emoções: Emoções são disparadas e diferenciadas por uma avaliação subjetiva de uma pessoa (appraisal) do significado de uma situação, evento ou objeto (Scherer). Emoções requerem processos cognitivos para gerar ou recuperar preferências ou significados. Modelo OCC Modelo de classificação de 22 emoções que descreve os processos cognitivos de avaliação que disparam uma emoção. Exemplo: Livro Continente 1 (Trilogia Tempo e o Vento) de Erico Verissimo Emoção: Medo – Cunhada de Ana Terra Evento do Mundo Irá acontecer Aconteceu appraisal Objetivos da Pessoa Conseqüência do evento Desejável Indesejável Se encontra hoje diferentes teorias (ou modelos) de emoções, de acordo com o foco que o pesquisador dá aos seus estados. Alguns estudiosos estão interessados em provar que existe um conjunto básico de emoções, outros se preocupam com o papel da interação social nas emoções. Os psiólogos cognitivos estão interessados nos processos cognitivos de avaliação que disparam uma emoção. De acordo com Scherer (1999), as emoções são disparadas a partir da avaliação subjetiva (appraisal) de uma situação, evento ou objeto. Então como vemos, emoções não estão separadas da cognição, já que as emoções requerem processos cognitivos para gerar preferências e significados. Resumidamente, as emoções são ativadas pela interpretação individual em relação ao aspecto satisfatório ou irritante de um evento. O que se chama de appraisal. Por exemplo: Segundo o modelo OCC (que é um modelo que tenta explicar os processos cognitivos de avaliação que disparam algumas emoções), a emoção MEDO é disparada quando uma pessoa avalia que a consequencia de um evento que está por acontecer é indesejável para si de acordo com os seus objetivos. Resumidamente : laguma coisa que vai acontecer vai trazer alguma coisa ruim para si. No livro de Erico Verissimo: o Continente 1 da trilogia Tempo e Vento. A cunhada de Ana Terra entra num estado de pânico de medo porque eles ficam sabendo que os castelhanos estão cavalgando rumo a chacara deles. E, por causa de relatos de vizinhos, eles sabem que os castelhanos invadem as chacaras por onde passam, matando pessoas, saqueando e estuprando mulheres. Esperança Medo Valência Positiva Valência Negativa

16 Satisfação/Frustração Gratidão/Raiva Vergonha
Quais emoções inferir? Alegria/Tristeza Satisfação/Frustração Gratidão/Raiva Vergonha De acordo com o Modelo OCC Não encontramos nenhum estudo que nos indicasse especificamente que emoções devem ser consideradas em um contaxto educacional. Baseado no bom senso e em nossa própria experiência como professoras:

17 Alegria e Tristeza no modelo OCC

18 Passos do Reconhecimento
É necessário definir: Eventos que podem acontecer; Objetivos do aluno; Desejabilidade do evento de acordo com os objetivos do aluno. Todos os eventos no sistema educacional serão avaliados de acordo com os objetivos do aluno. Eventos: -resposta nào correta de um exercicio É necessário definir: Os objetivos do aluno; Como vamos classificar um evento como desejável ou não?

19 Eventos em MACES Eventos
1) Aluno forneceu resposta incorreta para um exercício 2) Aluno fornece resposta correta para o exercício 3) Aluno não realizou a tarefa 4) Aluno desistiu de finalizar a sessão de trabalho 5) Aluno finalizou com sucesso a sessão de trabalho 6) Aluno pediu ajuda 7) Após a ajuda 8) Aluno negou a ajuda do agente 9) Aluno aceitou a ajuda do agente 10) Aluno desabilitou o agente 11) Aluno habilitou o agente A maneira como as pessoas percebem coisas que acontecem [ORT 88].

20 Próximo Passo: Definir os Objetivos do Aluno
Pesquisa de Campo Fundamentar em estudos existentes

21 Que objetivos o aluno tem?
De acordo com Ames (1990), alunos podem ter: Objetivos orientados ao Desempenho (Performance): Performance é importante; Querem mostrar que possui habilidades. Objetivos orientados à Aprendizagem (Mastery): Desenvolver novas habilidades; Tentar entender o seu trabalho; Aperfeiçoar o seu nível de competência; Aprender novas coisas. De acordo com Ames, os alunos podem ter: objetivos relacionados ao DESEMPENHO: o desempenho é importante e querem mostrar que eles pssuem habilidade e competência. objetivos relacionados ao DOMÍNIO: os alunos estão oreintados a desenvolver novas habilidades, tentar entender o seu trabalho, apereiçoar o seu nível de competência e aprender novos conteudos.

22 Como determinar os objetivos do aluno?
Nós iremos aplicar o questionário: Motivated Strategies for Learning Questionnaires (MSLQ) É um instrumento de “self-report” que permite determinar a orientação motivacional do aluno e as estratégias que ele usa. 8 questões. Ele será aplicado na primeira vez que o aluno acessar o sistema. Vamos aplicar o questionário aos alunos: Motivated Strategies for Learning Questionnaires (MSLQ) do Questionário que permite determinar orientação motivacional dos alunos (objetivos) e estratégias que eles usam. 8 questions

23 Próxima etapa: Desejabilidade dos eventos
Sabendo os objetivos do aluno, é possível determinar a desejabilidade dos eventos. Os eventos desejáveis são aqueles que promovem os objetivos do aluno, e os eventos indesejáveis são aqueles que inibem os objetivos do aluno.

24 Concepção (1) Inferência das Emoções do Aluno
(2) Táticas Pedagógicas Afetivas (3) Arquitetura Interna do Agente (4) Implementação (5) Validação (2) Táticas Pedagógicas Afetivas Dans cette dernière partie je vais vous présenter les étapes de la conception de mon agent.

25 Táticas Pedagógicas Afetivas

26 Táticas Pedagógica Afetivas
VB = Verbal behaviour PB = Physical behaviour

27 Base de Dados de Comportamentos Emotivos

28 Concepção (1) Inferência das Emoções do Aluno
(2) Táticas Pedagógicas Afetivas (3) Arquitetura Interna do Agente (4) Implementação (5) Validação (3) Arquitetura Interna do Agente Dans cette dernière partie je vais vous présenter les étapes de la conception de mon agent.

29 Arquitetura Interna do Agente Mediador
Mind = X-BDI Interface do sistema com o aluno e comunicação com os outros agentes = Java + FIPA-ACL Comunicação X-BDI e Java via sockets Dissertação Everton Bocca = JavaScript + Java + DataBase HSQLDB

30 Concepção (1) Inferência das Emoções do Aluno
(2) Táticas Pedagógicas Afetivas (3) Arquitetura Interna do Agente (4) Implementação (5) Validação (4) Implementação Dans cette dernière partie je vais vous présenter les étapes de la conception de mon agent.

31 Aparência de PAT (Pedagogical and Affective Tutor)
Glasses Indicates intellectualism Clothes Jeans pants and coulored t-shirt: informal and close to the student Haircut Not so long: indicates neutrality and equilibrium Colors Blue and yellow: indicate sapience and they are attractive colors Microsoft Agent Microsoft Speech API Sintetizador de voz Dissertação de Bocca Aparência e implementação do módulo computacional de geração de comportamentos do agente: Dissertação de Mestrado de Everton Bocca Aparência do Personagem: Entrevistas com psico-pedagogos e psicólogas; Mulher, com anos, de corpo inteiro; Cabelos longos, olhos castanhos, veste calças jeans e camiseta colorida. Objetivo: representar um jovem, extrovertido e informal personagem. Além de definir a aparencia do personagem, foi trabalho do Everton implementar o módulo corpo do agente. Ou seja, o módulo que recebe a tática, e escolhe na base de dados um comportamento para aquela tática e gerar uma página HTML com o código JavaScritp que vai fazer o MSAgente movimentar. Como nós estamos falando do agente animado aqui eu gostaria de fazer uma breve comparação com os outros agentes pedagógicos animado que eu apresentei na fundamentação teórica da minha tese. Em muitos destes agentes, como eu apresentei na tese, eles tem a função de fazer demosntrações e apontar coisas nos ambientes 3-d (é o caso do Steve, Cosmo e do Herman). Embora os autores colocaram que estes agentes tem um papel motivador, na verdade a motivaçào de que eles falam é mais uma motivação que é gerada pela presená daquele personagem bonitinho interagindo com o aluno. E as expressões emocionais do agente são geralmente aleatórias para dar mais entonação as falas. Nestes agentes não são capazes de inferir as emoçòes do aluno para decidir o melhor momento para interferir e tambem não há a noção de suporte afetivo que é a parte inovadora desta tese.

32 Concepção (1) Inferência das Emoções do Aluno
(2) Táticas Pedagógicas Afetivas (3) Arquitetura Interna do Agente (4) Implementação (5) Validação (5) Validação Dans cette dernière partie je vais vous présenter les étapes de la conception de mon agent.

33 (5) Validação do Protótipo
Justificação da afetividade nos sistemas computacionais de aprendizagem : Até o momento, nós utilizamos as teorias pedagógicas para justificar a necessidade do tratamento da afetividade nos sistemas educacionais. Nos baseamos na Media Equation (Reeves and Nass, 1996) que diz que pessoas reagem socialmente a computadores, para justificar que um agente animado pode exercer esse papel que professores possuem em vida real. Validação: Sistemas MACES não se encontra totalmente implementado. Para validar a aparência do persongaem: questionário para profissionais da informática na educação. Validação das táticas afetivas: demonstração das táticas afetivas e questionário para profissionais da informática na educação. Sábio, sintetizador de voz, comportamento e fala ao mesmo tempo. Trabalho Futuro: Vamos fazer a comparação do mesmo sistema com e sem agente afetivo, para mostrar a necessidade da afetividade nos sistemas de aprendizagem. Until now, we used pedagogical theories to justify the necessity of handling affectivity in educational systems. For the validation of the animated pedagogical agent, we are going to demonstrate our agent acting in a simulated class and show the affective tactics defined for pedagogues and psychologists expert in education. For the validation of the agent’s character, we intend to present a questionnaire (prepared by a psychologist) for, at least, 10 psychologist or pedagogues. We are also developing the questionnaire that aims at validating the affective tactics proposed by this work. We aim at presenting these affective tactics also to 10 distinct pedagogues and psychologists in education.

34 Trabalhos Futuros (1/2) Ambiente MACES:
Finalizar implementação de MACES e integrar Agente Mediador nele. Resolução de conflitos entre Agente Mediador e Agente de Diagnóstico na escolha das táticas pedagógicas afetivas e de Desempenho. Validação mais completa da tese. Reconhecimento das emoções na interação aluno-aluno. MACES não se encontra totalmente implementado Não foi possível realizar uma validação mais exaustiva deste trabalho. Uso do Microsoft Agent e do Microsoft API: dependente da plataforma Windows. Reconhecimento de emoções em um ambiente independente de domínio, torna-se difícil determinar objetivos do aluno e evento. MACES foi projetado para ser independente de faixa etária. Torna difícil determinar traços de personalidade do aluno, o que seriam úteis para determinar os objetivos do aluno. Dificil definir uma personalidade para o agente.

35 Trabalhos Futuros (2/2) Implementação do Agente Mediador independente de Sistema Operacional. Flash Falas: gravações, resolve problema de falta de entonação. Inserção do Agente Mediador em um jogo educacional. Implementação de outras emoções do modelo OCC. Em BDI Inserção de sensores fisiológicos nos ajudarão a determinar com maior precisão as emoções e as suas intensidades. Extensão do BDI para incluir estados mentais afetivos tais como emoções, traços de personalidade e humor.

36 Obrigada pela atenção!

37 Intensidade das Emoções
Alegria/Tristeza Desejabilidade do evento Satisfação/Frustração Esforço Grau de realização do evento Gratidão/Raiva Desejabilidade do Evento Variáveis Globais: Não expectativa do evento Alunos orientados ao desempenho desejam mais fortemente tirar uma nota alta. Modelo Esforço: Bercht Aluno gostaria de obter ótima nota e obteve apenas uma nota razoável. A variável desejabilidade dos eventos pode ser medida através da informação que nós temos sobre alunos orientados a performance ou a aprendizagem. Por exemplo, nós sabemos que alunos orientados ao desempenho desejam mais fortemente tirar uma nota alta. Nós usamos o modelo de esforço implementado na tese da Magda para detrminar o esforço do aluno. Dtermina o esforço do aluno através do nro de passos realizados, pedida de ajuda ou não e a desistência na realização de uma atividade. O grau de realização significa o nivel em que o evento desejado é realizado. Por exemplo, o aluno que que gostaria de obter uma ótima nota para agradar o professor, se ele obteve apenas uma nota razoável, o grau de realização é menor e o aluno não vai ficar muito satisfeito com evento. Não expectativa do evento. Segundo o modelo OCC, a gente fica mais satisfeito com eventos que não esperavamos acontecer. Então, se um aluno rientado a performance que sempre tira uma nota boa, tirar uma nota excelente é um evento não esperado e gera satisfação com maior intensidade. Aluno orientado a performance que sempre tira uma nota média, tirar uma nota excelente é um evento não esperado

38 Emoções do aluno orientado a Aprendizagem

39 Emoções do aluno orientado ao Desempenho
O outro trabalho que também infere as emoções do aluno através de seu comportamento observável e se baseando também psicologicamente no modelo OCC é o da Cristina Conati. Ela infere emoções em um jogo educacional. A maior diferença do nosso trabalho é justamente que ela só trabalha com a inferencia das emoções (embora que ela diga que essas emoções vão ser consideradas futuramente pelo agente animado do joguinho). E se nós formos comparar apenas o modelo de aluno dela com o nosso: Ela infere as emoções do aluno em um jogo ou seja, um ambiente pré-definido onde é possivel determinar as situações que podem acontecer e one a gente conhece o perfil do usuário, assim fica mais fácil determinar mais especificamente os objetivos destes usuários e traçar outras informações que vão nos ajudar a determinar os objetivos dele, como traços de personalidade. Enquanto que no nosso trabalho o agente mediador está situado no ambiente MACES. Ela usa redes baysianas para inferir as emoçoes do aluno que usam uma forma de rede probabilistica para determinar que emoção o aluno está sentindo e com que intensidade. É basante interessante já que emoções elas tem intensidades que são variávesi numericas, mas que tambem como ela aponta, tem a desvantagem de que é muito dificil pre-determinar todas as poroabilidades possiveis na rede já que muitas vezes nós estamos trabalhando com dados mais simbólicos por causa do comportamento observável. Talvez os sensores fisiológicos (um trabalho futuro para ela tambem) possa ajuda-la a determinar com mais precisao essa probabilidade.

40 Táticas Pedagógicas em MACES
As táticas pedagógicas podem ser [Bercht]: Táticas Afetivas: Promovem ações que tem como objetivo adequar o sistema educacional ao estado afetivo do aluno. Táticas baseadas no domínio Comportamentos emotivos animados Agente Mediador Táticas de Competência e Desempenho: Promovem ações que dão suporte ao aluno na aprendizagem de conceitos e em relação ao domínio [Bercht]. Agente de Diagnóstico Conflitos Todas são táticas pedagógicas pois permitem a adaptação das ações pedagógicas às necessidades do aluno. The pedagogical Tactics can be (Bertch): Affective Tactics: As ações para adaptar o sistema aos estados afetivos do aluno. O agente mediador Tactics for Competence and Performance: As ações para adaptar o sistema ao aluno afim de o apoiar na aprendizagem de conceitos. O agente de diagnóstico Nos percebmos que pode acontecer um conflito entre a tatica afetiva proposta pelo agente mediador e a tatica para competencia e performance proposta pelo agente de diagnosico. Desta maneira, nos percebemos que é necessario que: Para cada estado afetivo com uma intensidade específica, o agente deve escolher uma tática que pode ser: Uma Tática de Competência e Performance (enviada pelo agente de diagnóstico); Uma Tática Afetiva decidida por ele; Uma combinação de uma Tática Afetiva e de uma Tática de Competência e Performance ; Comunicação entre os Agentes Mediador e de Diagnóstico até uma convergência em busca de uma tática pedagógica efetiva do ponto de vista intelectual e afetivo; ? Based on these studies, we are going to define the affective tactics with the aide of an education psychologist. We believe that the presence of a professional of the education and psychology it is important for us, since there are not in the literature methodologies and model for being used (as the OCC model). The tactics will be defined based on the experience of our expert professional (the psychologist) and through questionnaires and observation sessions with teachers in class.


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