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Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Marlene Carvalho.

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1 Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Marlene Carvalho

2 “Para realizar sua missão e atender às necessidades da comunidade, as organizações necessitam de recursos, de origem nacional ou internacional, advindos de fontes governamentais ou privadas.” (Landim, 1999)

3 Fontes de Financiamento  Indivíduos  Empresas  Fundações e ONGs (nacionais e internacionais)  Agências Internacionais de Cooperação (USAID, CIDA, GTZ, PNUD)  Recursos Públicos Governamentais  Projetos de Geração de Renda  Bancos  Eventos

4 Existem muitos recursos faltam bons projetos.

5 Primeiro Setor Segundo Setor Terceiro Setor Sociedade Civil Organizada Quarto Setor Empresas Governo Setores Sócio-econômicos

6 Primeiro Setor  A União  O Estado  O Município  Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário Fonte: Mike Hudson Política, legislação e serviços Produto recursos públicos para fins públicos. Setor Sócio-econômico

7 Segundo Setor  Empresas  Profissionais Liberais  Os que atuam na livre iniciativa e seus colaboradores Fonte: Mike Hudson  Bens e serviços. Produto recursos privados para fins privados. Setor Sócio-econômico

8 Terceiro Setor  Organizações da Sociedade Civil  Organizações Voluntárias  Organização de Empregados  Organizações de Profissionais  Igrejas  Sindicatos  Clubes Fonte: Mike Hudson A transformação do ser humano Produto Movimenta 1,55% do PIB Recursos públicos e privados para fins públicos. Setor Sócio-Econômico

9  Tráfico de drogas  Crime organizado  Corrupção Fonte: Jeremy Rifkin Quarto Setor Produto Contravenção, contrabando, falsificações, criminalidade e violência Movimenta 5% do PIB Setor Sócio-econômico

10 O que são Projetos Sociais? Projetos são ferramentas de ação que delimitam uma intervenção quanto aos objetivos, metas, formas de atuação, prazos, responsabilidades e avaliação. Projetos sociais são uma forma de organizar ações para transformar determinada realidade social ou alguma instituição.

11 Requisitos para um Projeto Social  Pessoas com vocação;  Boa articulação Social e Política;  Visibilidade e Sustentabilidade;  Transparência

12 Organização Social Comunidade Beneficiários Governo Parceiros Empresas Voluntários Outras Organizações Trocas

13 Projetos sociais: tendências e desafios  Ênfase na ação local;  Articulação entre esferas de governo: união, estados e municípios;  Gestão em Rede;  Execução de projetos ou programas.

14 Perfil do Gestor – Capacidades  Compreensão dos contextos políticos, sociais e institucionais;  Comunicação e negociação;  Definir, delegar e cobrar responsabilidades;  Agilidade de avaliação;  Motivar pessoas, administrar conflitos e frustrações e capacidade de gerenciamento;  Valorizar e promover a visibilidade do projeto e seus resultados.

15 Apoio e Fomento - Fundações e ONGs; - Financiadores; - Agências de Cooperação; - Bancos; Neste nível o projeto se relaciona com a captação de recursos financeiros e a articulação global de políticas. É importante perceber as condições de possíveis financiadores e as relações políticas decorrentes destes possíveis apoios.

16 Mediação e Articulação Importante haver um equilíbrio entre captação de recursos financeiros e articulação de parcerias em torno do projeto. Desta forma, as articulações em torno de políticas públicas tem sua importância relacionada com a construção de projetos em comum, o que implica nas definições em torno da missão de cada organização.

17 Elaboração do Projeto Formato e Etapas

18 UM BOM PROJETO DEVE : Ter começo, meio e fim; Ser claro, objetivo e conciso; Ter a participação dos três setores (Público, Privado e 3º Setor); Ser auto-sustentável; Ter objetivos quantificáveis; Ter orçamento real.

19 Estrutura do Projeto  Histórico da Instituição;  Justificativa;  Objetivo geral;  Objetivo Específico;  Metodologia  Indicadores e Formas de Avaliação;  Cronograma;  Orçamento;  Resumo;  Anexos com fotos.

20 Quem é responsável pelo projeto? Entidade Proponente/Executora Dados da Entidade: Qualificação Identificação

21 Dados da Instituição Dados Cadastrais; Missão; Experiência; Parceiros; Projetos; Certificados; Sucesso (resultados práticos).

22 Dados de Identificação:  Nome  Endereço completo  Site e correio eletrônico  Registro jurídico (CNPJ, etc)

23 Dados de qualificação  Pequeno histórico da Instituição  Projetos que já realizou  Projetos que realiza  Entidades das quais recebe apoio  Entidades parceiras

24 Justificativa Por que o projeto deve ser implementado?  Demonstrar relação do projeto com problemas sociais relevantes: importância;  Destacar os benefícios que trará à população;  Reforçar a missão da Instituição;  Destacar o papel estratégico do projeto.

25 Objetivos (O que se quer transformar a partir do projeto)  Geral (Justificativa)  Específicos (Metas)

26 O acordo em torno dos objetivos e divisão de atribuições é essencial para a coesão do grupo que está viabilizando o projeto, pois o projeto será cobrado por seus resultados e realização dos objetivos específicos.

27 Metodologia : Descrição técnica do “como fazer”; Cronograma : Feito sobre cada atividade e não sobre o objetivo específico; Orçamento : Também determinado por cada atividade proposta. O custo do projeto será o somatório do custo das atividades. Anexos : Plantas, currículos, fotos etc...

28 Metodologia Como este projeto será executado?  Formas de pesquisa  Público Alvo  Parcerias  Instrumentos de ação  Materiais de trabalho

29 Sua função é provar que o projeto atingiu os objetivos em termos quantitativos e qualitativos. Indicadores e Formas de Avaliação

30 Avaliação - Processo constante de revisão do projeto. - Durante a elaboração da proposta. - Durante a execução do projeto. - Descrita na metodologia ou à parte.

31 Avaliação e Monitoramento Objetivo Geral - Impactos a longo prazo Objetivos Específicos - Resultados concretos a curto prazo Monitoramento  Objetivos  Ações e resultados  Metodologia  Equipes e parcerias  Recursos

32 Orçamento  Deve ser objetivo em relação aos gastos;  Indicar contrapartidas;  Fontes de contribuição local são importantes;  Quando possível, indicar possibilidades de sustentação própria;  Citar outros apoios recebidos e outras fontes em negociação.

33 Resumo  A primeira imagem do projeto  Síntese  Uma página, no começo da proposta.  A problemática social  A relevância da ação  A credibilidade da organização  Os objetivos do projeto  Os recursos da contrapartida

34 Anexos São materiais de apoio ao projeto  Folder da Instituição  Cartas de apoio  Mapas, Fotos, Tabelas, Gráficos...  Dados estatísticos  Breve currículo dos responsáveis  Documentação legal

35 Desenvolvimento dos Projetos Etapa 1 – Idéia Etapa 2 – Elaboração Etapa 3 – Realização Etapa 4 – Conclusão Etapa 5 – Avaliação dos Resultados Um bom projeto se retroalimenta, prevendo continuidade

36 Importante Projeto é planejamento e planejamento é atividade coletiva; É preciso uma boa relação custo/beneficio; Financiador não é banco e sim PARCEIRO; Não estamos vendendo projetos, mas conquistando parceiros; Conquistar parceiros é ter SUCESSO.

37 “Sucessos sem sucessivos sucessores bem sucedidos é fracasso”. Robert A Orr

38 “ Distribuir dinheiro é algo fácil e quase todos os homens têm este poder. Porém decidir a quem dar, quanto, quando, para que objetivo e como, não está dentro do poder de muitos e nem tampouco é tarefa fácil.” ARISTÓTELES 384 a 322 a.C.

39 A captação de recursos é captação de pessoas para pessoas.

40 Obrigada! Marlene Carvalho


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