A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olga Mendonça PPS 2010 Apresenta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olga Mendonça PPS 2010 Apresenta."— Transcrição da apresentação:

1 Olga Mendonça PPS 2010 Apresenta

2 Segundo a Tradicional Medicina Chinesa
Série Nossos Órgãos Segundo a Tradicional Medicina Chinesa

3 Este é um material para estudo e reflexão. Leia-o quando tiver tempo,
pois é longo. Relaxe. A transição é automática. Ligue o som.

4 Eu sou sua Bexiga, uma víscera ou órgão oco,
Olá! Finalmente estou aqui com você! Eu sou sua Bexiga, uma víscera ou órgão oco, e talvez desconheça a minha importância para sua saúde e acredite que sou... um simples saco muscular que armazena urina!

5 verdadeiro reservatório, no qual a urina produzida pelos Rins
Tudo bem! Você pode pensar em mim assim! Afinal, sou como um verdadeiro reservatório, no qual a urina produzida pelos Rins se acumula temporariamente e depois é removida !

6 Mas sou muito mais do que isso! Você vai descobrir que
eu também governo todos os seus sistemas e que o equilíbrio da Unidade Corpo/Mente depende de mim! ...surpreso?

7 Estou localizada na bacia, atrás do osso púbis. Na mulher, embaixo do útero, logo acima do osso pélvico. No homem, ligeiramente acima da virilha.

8 Possuo dois tubos, os ureteres,
pelos quais a urina formada em cada Rim chega até a mim. Ela é eliminada para o exterior através de outro tubo chamado uretra.

9 Meu fechamento é feito pelo músculo esfíncter,
que você aprendeu a controlar na infância!

10 A minha forma varia conforme me encontre vazia ou cheia.
Quando vazia, sou frouxa e pareço uma taça aberta para cima... Quando cheia, apresento uma forma globosa, semelhante à de um grande ovo!

11 Graças à minha musculatura detrusora,
tenho a imensa capacidade de me distender e aumentar de tamanho! Bem...Pelo menos até você atingir certa idade!

12 desejo de ir ao banheiro!
Quando a urina me distende, surge a necessidade de urinar. Você sentirá estímulo para me esvaziar, mesmo que eu não esteja completamente cheia. Se, contudo, não puder esvaziar-me, minhas paredes se dilatam... para diminuir seu desejo de ir ao banheiro!

13 desejo cessar e só reaparecer depois de certo tempo,
Na verdade eu faço o seu desejo cessar e só reaparecer depois de certo tempo, quando meu conteúdo estiver ainda mais aumentado! Este meu poder é chamado "atividade postural“, uma postura muito amiga!!

14 armazenamento da urina
Minha capacidade de armazenamento da urina não é bem calculável... Estima-se que seja de 350 ml... Mas, consigo suportar muito mais! Quando atinjo os 750 ml. - o que corresponde a meia garrafa grande de água! – certamente você precisará ir correndo ao banheiro!

15 meus músculos detrusores em forma de anel ao redor da uretra,
O meu esvaziamento é uma reação reflexa. Nesse momento, meus músculos detrusores em forma de anel ao redor da uretra, relaxam e a urina é eliminada do seu corpo. As crianças demoram vários anos para controlar essa reação inteiramente!

16 Minhas paredes são mais distensíveis na mulher do que no homem.
Por isso, na mulher, a freqüência da micção é menor. Em geral, as mulheres têm maior capacidade de resistir ao estímulo de urinar...

17 Segundo a Medicina Tradicional Chinesa,
estou ligada aos Rins pela polaridade Yin/Yang, pela cor azul escuro ou preto e, pelo Elemento Água. Graças à minha ajuda, eles podem equilibrar a essência vital e realizar o trabalho básico de filtrar todos os líquidos do seu corpo, os quais eu recebo, armazeno, controlo e excreto.

18 Com 67 pontos, ele começa em sua face, sobe pelo crânio,
Meu meridiano é o maior do seu corpo! Com 67 pontos, ele começa em sua face, sobe pelo crânio, atravessa o seu dorso, desce pela coxa, perna e calcanhar e, termina na ponta do 5º dedo do seu pé.

19 praticamente com todas as funções de seus órgãos!
Ele tem relação praticamente com todas as funções de seus órgãos! Correndo perto da coluna, meu meridiano influencia os nervos simpáticos que governam o trabalho de todos os sistemas do seu corpo! Assim, além de atuar sobre o Sistema Urinário, ele possui pontos chamados de “assentimento”, que permitem sua ação sobre os demais órgãos!

20 Por isso ele possui enorme importância
clínica e seus pontos podem ser usados nos mais diferentes tipos de patologias: Diminuição da acuidade visual, catarata inicial, glaucoma, sinusite, rinite e surdez; tonturas, cefaléias, nevralgia do trigêmeos e torcicolo; dores reumáticas e ciáticas, dor de estômago, na nuca, ombro e coluna; cólicas menstruais e prostatite; resfriados, asma e bronquite; diarréia, insônia,depressão e até epilepsia! O ponto 32, tornou-se famoso por sua capacidade de tratar a anemia, aumentando os glóbulos vermelhos, ação comprovada experimentalmente!

21 Agora você sabe porquê a Unidade
Corpo/Mente depende de mim, para o seu equilíbrio e funcionamento adequado!

22 Assim como aos Rins, as emoções que me afetam de forma positiva são
a brandura, a delicadeza, a calma plácida, qualidades associadas ao elemento água.

23 Da mesma forma, a emoção que nos
afeta negativamente é o medo, o terror... Não que sentir medo seja mau! É a reação natural que lhe segura diante do perigo, sendo responsável, portanto, pela preservação da sua vida! Mas em excesso, o medo desequilibra o nosso Chi...

24 O vice-versa também é verdadeiro!
O desequilíbrio em nosso Chi pode levar alguém ao excesso de medo, à paralisação diante do perigo, real ou imaginário... E também ao seu oposto, a ausência de medo, que torna a pessoa impulsiva e inconseqüente, levando-a sempre a desafiar o perigo e se expor à situações limítrofes...

25 Quando o nosso Chi está equilibrado,
o indivíduo é empreendedor, audaz, decidido, corajoso, ativo, criativo, inovador, eficiente, tem noção do perigo e sabe buscar situações com as quais pode lidar bem.

26 Mas, quando deficiente, ele torna a pessoa
medrosa, esquiva, calada, reservada, introspectiva e passiva. Ela prefere observar a agir, não gosta de gastar sua energia à toa e não se expõe facilmente.

27 Se o desequilíbrio em meu Chi e no dos Rins
chegar ao extremo, o corpo pode se “afogar” nos próprios resíduos... E como alguém se afogando na vida real, o indivíduo não terá tempo para os outros, pois estará muito ocupado tentando salvar a si mesmo...

28 Segundo a TMC, a maioria de minhas
deficiências, está relacionada a uma deficiência nos Rins, que não têm síndromes de excesso. Portanto, qualquer padrão excessivo no trato urinário é diagnosticado como uma desarmonia em mim.

29 Uma de minhas principais síndromes de
excesso são as Infecções Urinárias! As bactérias que causam essas infecções, normalmente penetram em minha uretra, percorrem o trato urinário e podem afetar também os Ureteres ou os Rins! Cuidado! Uma Infecção Renal pode ser fatal... .

30 Segundo a Medicina Chinesa, as infecções urinárias são
chamadas Síndromes da Micção Dolorosa. (no ocidente, cistite, uretrite, prostatite, etc.) Fatores como novo parceiro sexual, o hábito de demorar para ir ao banheiro, dieta rica em carboidratos e pouco consumo de água, aumentam o risco de alguém contrair uma infecção urinária!

31 Embora os homens possam ter infecções do trato
urinário (eles são grandes transmissores e muitas vezes assintomáticos!) as mulheres são mais propensas a tê-las, por várias razões... Sua uretra é mais curta que a do homem; na gestação, o feto pode pressionar os ureteres; o uso do diafragma também pode pressionar a uretra, dificultando o meu completo esvaziamento e fazendo as bactérias se acumularem na urina não eliminada!

32 Os sintomas da infecção urinária são iguais no homem e na mulher:
dor lombar, produção de urina escura ou sangue na urina, dor e distensão no baixo ventre, febre, calafrios, dificuldade e ardor ao urinar, necessidade urgente e freqüente de ir ao banheiro e pouca quantidade de urina ao me esvaziar...

33 As infecções urinárias podem ser crônicas ou agudas.
Na Medicina Tradicional Chinesa, as infecções crônicas geralmente são provocadas pela deficiência do Chi dos Rins, que gera calor em mim...

34 Entre os fatores que debilitam o Chi dos
Rins estão o estresse emocional, as doenças crônicas e a atividade sexual excessiva,* que também irrita a mucosa vaginal e desequilibra sua flora, propiciando a entrada de bactérias. (*veja “Meus Rins”).

35 Já as infecções agudas são provocadas pelo
excesso de calor e umidade em mim, e devem ser tratadas imediatamente, porque podem facilmente se agravar e se estender para os Rins.

36 Segundo a MTC, tanto a umidade ambiental
como a do interior do corpo, podem me afetar... A umidade do ambiente penetra em mim através das pernas, sobe pelos meus meridianos e se estabelece também no útero e nos intestinos.

37 Isso ocorre quando você senta em lugares
úmidos como gramas e chão frio, permanece muito tempo imerso na água, fica com roupas molhadas no corpo ou não protege os pés do chão molhado ou frio. E ainda, quando usa roupas íntimas de lycra, que não permitem a ventilação da região genital, ou faz exercícios perto do mar e transpira.

38 A umidade interna é criada por uma dieta
euoaqi A umidade interna é criada por uma dieta desequilibrada, com consumo excessivo de doces, frituras, laticínios, alimentos condimentados e bebidas alcoólicas ... Também é gerada se você carregar muito peso ou ficar bastante tempo em pé, o que causa estagnação em meu Chi, impedindo a energia do Triplo Aquecedor de fluir - um amigo que me ajuda no processo de eliminação !

39 A medicina ocidental trata infecções urinárias
crônicas com antibióticos, mas, a menos que a deficiência dos Rins seja corrigida, logo que a pessoa se cura de uma infecção, outra tem início. Esse ciclo se repete várias vezes, causando diversos problemas, inclusive efeitos colaterais dos medicamentos.

40 Se optar por um médico da MTC para tratar
as infecções crônicas, o procedimento padrão será fortalecer o Chi dos Rins e eliminar meu calor com acupuntura e fórmulas fitoterápicas. Na infecção aguda, o princípio do tratamento será eliminar a umidade e o calor em mim e no Triplo-Aquecedor Inferior, também com acupuntura e ervas específicas.

41 Tanto os casos agudos como os crônicos, respondem a esses tratamentos,
normalmente em poucos dias!

42 Durante o tratamento das infecções urinárias
Atenção! Durante o tratamento das infecções urinárias com a MTC, você deve usar roupas íntimas de algodão e eliminar completamente o consumo de doces, para evitar a formação de umidade em seu organismo! Se possível, também deve evitar as relações sexuais. Se não, você e seu parceiro devem usar camisinha ou tomar banho antes da relação, para que novas bactérias não penetrem em mim!

43 Outra síndrome comum é a Bexiga Deficiente e
Fria, provocada pelo esgotamento do Chi dos Rins, que se reflete em mim e esgota o meu. Os sintomas são urina clara e copiosa, dificuldade ocasional para urinar, enurese constante, urgência para urinar, aversão ao frio, fraqueza nas pernas, sensação de frio e dor no baixo ventre ou na região lombar.

44 Acupuntura e Fitoterapia para tonificar os
O tratamento envolve Acupuntura e Fitoterapia para tonificar os Rins e, Moxabustão sobre o baixo ventre, para me aquecer.

45 Um problema muito comum em mim é a
Incontinência Urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, que afeta a qualidade de vida das pessoas, pois compromete seu bem estar psicológico e social.

46 Estima-se que 6 milhões de pessoas vivam
com incontinência aqui no Brasil e destes, 80% são mulheres, geralmente com idade acima dos 45 anos... As mulheres têm probabilidade duas vezes maior que os homens de apresentar problemas de incontinência urinária. Suas causas são variadas.

47 Uma causa muito comum é a Síndrome da Bexiga Caída,
Posição normal da bexiga Bexiga caída Uma causa muito comum é a Síndrome da Bexiga Caída, decorrente dos problemas hormonais que costumam atingir as mulheres, depois da menopausa. Os músculos que me sustentam e ao útero ficam mais frágeis e, eu começo a descer e a perder o controle sobre o meu esvaziamento... Esse problema é responsável por 25% dos casos de incontinência urinária.

48 No homem, a incontinência está na maioria das
vezes associada com história de cirurgia prostática, incompetência esfincteriana, disfunção vesical ou hiperplasia prostática.

49 A síndrome da Bexiga Caída, pode ser tratada
com a Massagem dos Órgãos Internos, que me ajuda a ser recolocada no lugar. Os resultados serão melhores se você também praticar o Exercício de Kegel, que consiste em contrações dos músculos do assoalho pélvico, para fortalecer essa musculatura!

50 Se você é jovem e não apresenta nenhum
problema de incontinência urinária, o ideal é preveni-lo e iniciar o Exercício de Kegel o quanto antes! Informe-se sobre essa prática simples e fácil!

51 Agora, vamos conhecer algumas condutas preventivas para manter-me
longe das bactérias, forte e saudável! Anote essas dicas!

52 Vamos começar com sua higiene íntima!
A maneira correta de você se higienizar é sempre com movimentos ascendentes, da região ventral para a dorsal, para evitar que as bactérias da região anal sejam levadas para a uretra! O uso de camisinha durante o ato sexual, principalmente com novos parceiros, é aconselhável para evitar igualmente a penetração de bactérias na uretra.

53 A ingestão de 2 a 3 litros de água diariamente
é fundamental no trabalho preventivo! Tomar chá de salsa para desintoxicar o sistema urinário, e de canela ou gengibre para manter os rins tonificados no inverno, é uma boa pedida!

54 Tomar o sumo puro de 1 limão diariamente,
equilibra o PH do estômago, que se transmite para o intestino delgado e dele para mim e órgãos genitais, equilibrando a flora vaginal.

55 Os chineses têm uma crença tradicional em
que os alimentos e os remédios têm a mesma origem. Então cuide de sua alimentação! Inclua em seu cardápio alimentos como frutos do mar, linguado, cavala, berinjela, cevada, soja, abacate, nozes, que têm sabor “salgado” e fortalecem o meu Chi.

56 Não abuse de remédios alopáticos como
antiinflamatórios e antibióticos! Eles intoxicam seu organismo e dificultam o trabalho de purificação dos resíduos, feito pelos Rins! E principalmente, não os utilize sem indicação médica!

57 Enfim, fique atento aos fatores que estão lhe
estressando e afetando nosso equilíbrio. Invista em qualidade de vida! Relaxe, tome uma boa massagem, faça terapia, supere seus medos e pânicos, pratique Yoga,Tai Chi Chuan ou Meditação e se torne mais calmo, delicado e brando!

58 Esses cuidados me fortalecem e permitem
que o meu Chi flua livre e abundantemente! A grande família de seus órgãos agradece! E retribuirá mantendo sua saúde vibrante e você pleno de bem-estar!

59 Obrigada por sua atenção!
Carinhosamente, Sua Bexiga

60 Música: Jardim Japonês.wave Contato: terapeutaolga@gmail.com
Texto adaptado de A PRÁTICA DA MEDICINA CHINESA, Giovanni Maciocia e CHI NEI TSANG, Mantak Chia Música: Jardim Japonês.wave Criação e Formatação: OLGA MENDONÇA Psicóloga, Psicoterapeuta Corporal e Naturoterapeuta Contato: Visite nosso site e conheça outros órgãos da série: Recife, Junho de 2010


Carregar ppt "Olga Mendonça PPS 2010 Apresenta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google