A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

U M C O N S Ó R C I O I N T E R N A C I O NA L D E E D U C A D O R E S D E S E N V O L V E N D O C U R R I C U L O E C U R S O S E M D E S I G N E D E.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "U M C O N S Ó R C I O I N T E R N A C I O NA L D E E D U C A D O R E S D E S E N V O L V E N D O C U R R I C U L O E C U R S O S E M D E S I G N E D E."— Transcrição da apresentação:

1

2 U M C O N S Ó R C I O I N T E R N A C I O NA L D E E D U C A D O R E S D E S E N V O L V E N D O C U R R I C U L O E C U R S O S E M D E S I G N E D E S E N V O L V I M E N T O D E A S S E N TA M E N T O S U R B A N O S E R U RA I S S U S T E N T Á V E I S U M C O N S Ó R C I O I N T E R N A C I O NA L D E E D U C A D O R E S D E S E N V O L V E N D O C U R R I C U L O E C U R S O S E M D E S I G N E D E S E N V O L V I M E N T O D E A S S E N TA M E N T O S U R B A N O S E R U RA I S S U S T E N T Á V E I S

3 G E E S E Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth

4 Findhorn Foundation, Escocia 2004 Findhorn Foundation, Escocia 2004

5 Findhorn Foundation, Escocia 2005 Findhorn Foundation, Escocia 2005

6 Islândia, 2008

7 P R O G R A M A O F I C I A L

8 E C O V I L L A G E D E S I G N E D U C A T I O N (E D E) E N D O S S O I N S T I T U C I O N A L U N I T A R U N I T E D N A T I O N S I N S T I T U T E F O R T R A I N I N G A N D R E S E A R C H E C O V I L L A G E D E S I G N E D U C A T I O N (E D E) E N D O S S O I N S T I T U C I O N A L U N I T A R U N I T E D N A T I O N S I N S T I T U T E F O R T R A I N I N G A N D R E S E A R C H

9

10 E C O V I L L A G E D E S I G N E D U C A T I O N (EDE) C O N T R I B U I Ç A O OF I C I A L DA U N D E S D E C O V I L L A G E D E S I G N E D U C A T I O N (EDE) C O N T R I B U I Ç A O OF I C I A L DA U N D E S D

11

12 Gaia Education Gaia Education

13 Dimensões da Sustentabilidade

14 Dimensão Social Criar comunidade e abraçar a diversidade Ferramentas de comunicação: conflito, facilitação e tomada de decisão Empoderamento pessoal e liderança Saúde e cura Alcance local, biorregional e global. Criar comunidade e abraçar a diversidade Ferramentas de comunicação: conflito, facilitação e tomada de decisão Empoderamento pessoal e liderança Saúde e cura Alcance local, biorregional e global.

15 Dimensão Ecológica Construção e renovação ecológica Alimentos locais Tecnologias apropriadas Restaurar a natureza e reconstruir após desastres Design integrado de ecovilas. Construção e renovação ecológica Alimentos locais Tecnologias apropriadas Restaurar a natureza e reconstruir após desastres Design integrado de ecovilas.

16 Dimensão Econômica Transformar a economia global em sustentável Sustento justo Empresas sociais Moedas e bancos comunitários Temas legais e financeiros. Transformar a economia global em sustentável Sustento justo Empresas sociais Moedas e bancos comunitários Temas legais e financeiros.

17 Visão de Mundo Visão holística do mundo Ouvir e se reconectar com a natureza O despertar e a transformação da consciência Celebração da vida: criatividade e arte Espiritualidade socialmente engajada Visão holística do mundo Ouvir e se reconectar com a natureza O despertar e a transformação da consciência Celebração da vida: criatividade e arte Espiritualidade socialmente engajada

18 www.gaiabrasil.net

19 São Paulo, 2008 2006, 2007 e 2008 em São Paulo - Prefeitura 280 designers

20 2009 no Rio de Janeiro - Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - 70 designers

21 Curitiba /PR 2011 REALIZAÇÃO PARCEIROS

22 Para quem se destina o Programa? Para quem se destina o Programa?

23 Gestores públicos Líderes comunitários Agentes sociais Educadores de todas as áreas do conhecimento Estudantes com interesse em sustentabilidade Organizações não-governamentais Profissionais de design e planejamento urbano e rural Para quem se destina o Programa?

24 Profissionais das áreas de arquitetura, engenharia e bioconstrução Permacultores e pesquisadores horticulturais Técnicos e pesquisadores de tecnologia Ambiental Empresários interessados em investimento ético e coordenadores de áreas de responsabilidade social das empresas Todas as pessoas interessadas em sustentabilidade urbana e rural Para quem se destina o Programa?

25 5ª e 6ª das 19:00h às 22:30h Sábados de 9:00h às 18:30h Datas Educação Gaia Curitiba 2011 Meses: Março a Abril – SOCIAL Abril a Maio – ECOLÓGICO Maio a Junho – ECONÔMICO Junho a Julho – VISÃO DE MUNDO Julho – ESTÁGIOS 292 horas

26 Carga Horária Educação Gaia Curitiba 2011 Aulas Teóricas = 126:40 h – aulas expositivas com uso de textos, slides, vídeos, discussões e diálogos dialéticos, que serão vivenciados na sala de aula por meio de processos interativos de grupo, jogos, performaces, danças, canções, reflexões, meditações, participação das decisões, etc.. Intervalos = 10:40h – momento de compartilhamento das refeições Prática de Design = 34:40h – aplicação direta dos conteúdos abordados por meio de estudo de caso desenvolvido pelos alunos, sob a orientação da equipe didático pedagógica do Gaia Curitiba.

27 Carga Horária Gaia Education Curitiba 2011 Estágios = 120:00h – para cada dimensão da sustentabilidade (social, ecológica, econômica e visão de mundo) será ofertada atividade prática específica com carga horária de 30 horas (alternadas ou em regime de imersão). Estas atividades serão realizadas em parceria com organizações parceiras, públicas, privadas e do terceiro setor. O objetivo é proporcionar ao aluno aprofundamento e prática dos conteúdos estudados, além de interagir com ações locais em ressonância com os conteúdos teóricos apresentados. Serão promovidas práticas e/ou vivências com foco em permacultura, bioconstrução, e ecotécnicas, agroecologia, produção sustentável de alimentos, feiras de troca, etc.

28 Curitiba /PR 2011 OSCIPAR – Rua Mauá, 1117 – 5º andar Telefone/Fax: 41 3049- 4212/ 41 3049-4111 http://gaiacuritiba.wordpress.com/ E-mail: gaiacuritiba2011@yahoo.com.brgaiacuritiba2011@yahoo.com.br


Carregar ppt "U M C O N S Ó R C I O I N T E R N A C I O NA L D E E D U C A D O R E S D E S E N V O L V E N D O C U R R I C U L O E C U R S O S E M D E S I G N E D E."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google